Um término de relacionamento pode desencadear um quadro de depressão? É recomendável a consulta a

10 respostas
Um término de relacionamento pode desencadear um quadro de depressão? É recomendável a consulta a um profissional da saúde mental nesse caso?
É importante investigar sintomas característicos do transtorno depressivo pelo viés do prejuízo social, profissional e outras áreas, e o que predomina no humor depressivo. É comum após o término de relacionamentos ou perdas significativas em nossa vida vivenciarmos o luto caracterizado muitas vezes por períodos depressivos. O patológico refere-se ao excesso desse sofrimento que se prolonga, paralisando a vida do sujeito, incorporando episódios depressivos maiores em um grau com características melancólicas cada vez mais alteradas. Dessa forma quando há um sentimento de perda e controle sobre si mesmo é a hora de buscar um profissional. Grande abraço

términos de relacionamentos ou lutos, em geral podem desencadear sim um quadro depressivo. Contudo, existe um tempo necessário e "normal" para se "elaborar" tais questões. A busca ou não por psicoterapia, vai depender do quanto você sente que seu cotidiano está afetado negativamente pela situação. Boa sorte!
Sim é possível, porém todo término é um processo de luto e naturalmente sofrido, para saber se realmente é um quadro de depressão, é necessário ter mais informações sobre o quanto está te afetando e atrapalhando a sua vida. Se for um quadro de depressão você irá precisar de um psicólogo e de um psiquiatra. Boa Sorte
O término de um relacionamento implica num replanejamento da vida. Quando se trata de um relacionamento conjugal, esse replanejamento da vida inclui uma reconstrução de si, e quanto maior for o tempo juntos, mais trabalhoso tende a ser o processo. Um casal é feito de dois que se adaptam para a formação de "um". A vida de ambos foi sendo moldada para que pudessem viver juntos em harmonia. A separação implica se reconstruir novamente, agora sem essa outra pessoa, e talvez com alguém diferente. Esse momento não é simples e nem fácil de ser superado e o trabalho psicológico pode ajudar na medida em que favorece uma análise da sua história de vida e ajuda a enxergar os pontos difíceis e que merecem ser cuidados para que possa seguir por caminhos mais felizes no futuro. Não é necessário estar com depressão para procurar cuidar de si, assim como não é necessário estar com alguma doença para cuidar da saúde. Espero ter ajudado. Estou à disposição! Abraços!
Um termino de namoro para a maioria das pessoas não é fácil. Como cada pessoa lida com esse termino é o X da questão. Um termino pode sim desencadear um quadro de depressão, porém há sempre outros fatores que podem estar relacionados ao quadro depressivo, e o termino foi apenas o "gatilho" que deu o start em tudo. A psicoterapia é uma ótima maneira de cuidar desse tipo de tratamento.
Olá... Como os demais profissionais responderam um término de um relacionamento também pode ser uma das causas de uma depressão. No entanto, é comum em situações como essas surgirem sintomas parecidos com o de um quadro depressivo, é importante ressaltar que caso esse sofrimento se estenda por muito tempo é interessante que procure um profissional da área da saúde. Sobre a psicoterapia além de poder lhe proporcionar o alivio de sofrimentos, trata-se de um processo que envolve o autoconhecimento e pode lhe permitir ter qualidade de vida. Espero ter lhe ajudado. Abraços!
Toda grande perda envolve um luto. Definido, entre outras características, por uma fase de grande tristeza e perda de interesse em outras áreas da vida. Com o passar do tempo, a tristeza diminui e a pessoa passa a voltar a se interessar pelos gostos e afazeres. Em alguns casos esse processo é paralisado, a pessoa fica focada na sua perda e continua a sofrer como se ela fosse sempre recente, com prejuízo sério para a qualidade de vida, essas são algumas características de
um luto patológico. Nesses casos é necessário intervenção profissional, médica e psicológica. Recomendo a quem tenha dúvida de que tipo de luto se está tendo que procure um psicólogo e conte o que está lhe acontecendo. Ele poderá avaliar melhor, indicando um psiquiatra se for o caso.
Olá! A nossa vida como um todo é feita de relacionamentos. Existem aqueles mais próximos e mais profundos que, quando chegam ao seu fim, geram sentimentos de perda, desamparo, tristeza, e outros, podendo sim, ser desencadeadores de um quadro depressivos. O fim de um relacionamento requer a construção de um novo significado para a vida, reestruturação de objetivos pessoais e até mesmo os que eram do casal. Entretanto, sugiro que busque um psicólogo para que possa avaliar melhor a situação é fazer o acompanhamento e intervenções necessárias. Espero ter ajudado! Abraços.
Sempre que houver impacto grande na vida e dificuldade de seguir no dia a dia (seja no trabalho, estudo, família, cuidado pessoal, etc) que dure muitas semanas, vale a pena procurar ajuda de um profissional da saúde mental. Seja por quadro de depressão, ansiedade, TOC, dificuldades de relacionamento, agressividade, enfim, sempre que prejudicar sua vida e estiver difícil sair disso sozinho, peça ajuda.
A busca pelo profissional da saúde mental seria preventiva em relação à depressão? Seria interessante buscar um psicólogo para ajudar no processamento desse rompimento, porém não dá pra dizer que esse término resultaria num episódio ou transtorno depressivo. Há vários aspectos a serem considerados como seu humor na maioria do tempo, independente desse relacionamento, se há histórico de depressão ou outro transtorno na família, o que esse relacionamento representa ou representou para você, enfim, um psicólogo ajudaria nesse momento. Abraço