Uma pessoa com TAB se arrepende imediatamente das coisas que faz? Por um exemplo ter uma relação sex

19 respostas
Uma pessoa com TAB se arrepende imediatamente das coisas que faz? Por um exemplo ter uma relação sexual e logo após o orgasmo ter disforia
Não necessariamente... se a pessoa está em um episódio de mania ou hipomania, provavelmente não verá problema no que está fazendo e portanto não sentirá esse arrependimento logo em seguida. Depende muito da fase que a pessoa está e também do seu funcionamento individual, mas via de regra, estando em mania a pessoa estará mais eufórica, enérgica e com menos senso crítico sobre o que está fazendo

No TAB, é comum que na fase de mania ou hipomania o indivíduo se engaje em comportamentos impulsivos ou que podem o colocar em risco. É muito frequente que nessas fases exista uma vida sexual mais intensa ou indiscrições sexuais. Quando o episódio de humor se estabiliza é possível que o indivíduo se arrependa.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
O Transtorno Bipolar é caracterizado por mudanças extremas de humor, incluindo episódios de mania e depressão. Durante os episódios de mania, uma pessoa com TAB pode apresentar comportamentos impulsivos, aumento da energia, exemplos: vontade de comprar muitas coisas, sentir sua libido mais aguçada e além disso perceber a redução da necessidade de sono. Durante esses períodos, é possível que a pessoa tome decisões impulsivas das quais se arrependa mais tarde.
No entanto, é importante você saber que o arrependimento imediato não é uma característica do TAB, esse arrependimento pode vir futuramente.
Provavelmente não se arrependerá imediatamente. No entanto, quando passar o período eufórico poderá se arrepender e mais, por exemplo, se sentir culpado, envergonhado e medo pelos comportamento impulsivos.
Pode ter ou não arrependimento logo após o ato, mas é importante frisar q na fase eufórica vai se expor a isto para depois criar um pensamento crítico pois estão numa fase de extrema impulsividade
O TAB é um transtorno de humor caracterizado pelas seguintes mudanças: Episódios deprimidos, hipomania e mania.
Durante os episódios de hipomania e mania, a pessoa entra em um estado mais impulsivo, podendo gerar maiores níveis de autoestima e até mesmo irritabilidade. Quando a pessoa não está realizando algum tratamento, principalmente o farmacológico, essas mudanças de humor podem ser mais intensas, dessa forma quando estiver a próxima virada de humor o arrependimento pode ou não aparecer, porém, não necessariamente logo após o ato impulsivo em si.
Esses comportamentos mais repentinos tem características de Personalidade Borderline. Frequentemente vemos pacientes que apresentam TAB ter a comorbidade Borderline.
Seria necessário uma avaliação mais de perto. Na psicologia cada caso tem sua singularidade.
Olá! Acredito ser importante esclarecer que um diagnóstico como o de transtorno bipolar, ou o que seja, apesar de ser listado com uma série de manifestações, não significa um protocolo de todas as expressões de um indivíduo. Ou seja, nem tudo que ocorre psiquicamente estará em função deste transtorno. Cada indivíduo tem suas peculiaridades a partir da sua constituição e história de vida, e estas continuam influenciando sua percepção de mundo e forma de interpretar e responder a fatos. Importante não resumir as pessoas a um diagnóstico.
A experiência de vida do sujeito que sofre com o transtorno afetivo bipolar é subjetiva. Mesmo que haja um protocolo para a realização do diagnóstico diferencial, é importante ter em conta de que cada sujeito viverá seu mal a seu modo. Com isso, eventual arrependimento pode ou não fazer parte da experiência vivida, e não necessariamente tem relação direta com o fato de ser portador do TAB.
Pode. Em casos de hipomania
O portador de TAB pode padecer de alterações de humor "para baixo" (distimia ou depressão) e "para cima" (hipomania e mania), além de quadros ciclotímicos, mistos e psicóticos (nos dois polos).
Durante as fases hipomaníacas, maníacas ou psicóticas, pode agir de maneira que não se coaduna com o seu jeito habitual e, com isso, caso a caso, sofrer arrependimentos.
Exemplos são gastos compulsivos, negócios "delirantes", uso desregrado de substâncias, desentendimentos com amigos, parentes e estranhos ou relacionamentos com parceiros diversos sem os cuidados habituais (seus).
Mas condutas tomadas durante quadros depressivos também podem gerar arrependimento, sendo muito importante discernir o que pode ter sido influenciado pelo estado de humor alterado e o que poderia ter ocorrido de forma natural, afinal, todos nos arrependemos de algo aqui ou ali.
Agora, se arrepender imediatamente de algo, em uma fase hipertímica, realmente não é algo muito comum.
Olá, como você está? Sim, é possível que uma pessoa com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) possa se arrepender imediatamente das coisas que faz. Isso pode ocorrer especialmente após um episódio maníaco, onde a pessoa pode ter tomado atitudes impulsivas sem muito ou nenhum planejamento. Na fase de remissão dos sintomas, o indivíduo geralmente se arrepende do que fez.

Quanto à disforia após o orgasmo, isso é conhecido como disforia pós-coito ou disforia pós-sexo. É uma condição em que uma pessoa experimenta sentimentos negativos, como tristeza, ansiedade ou irritabilidade, após o ato sexual. Essa condição não está necessariamente ligada ao TAB e pode afetar qualquer pessoa, independentemente de terem ou não um transtorno de saúde mental.

Se você ou alguém que você conhece está passando por isso, é importante procurar ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode fornecer o suporte necessário e discutir possíveis opções de tratamento. Fico à disposição. Abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá! O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é caracterizado por alterações de humor significativas, mas não necessariamente envolve arrependimento imediato após ações específicas, como atividade sexual. No entanto, durante episódios de mania ou hipomania, uma pessoa com TAB pode engajar-se em comportamentos impulsivos ou de risco, incluindo atividade sexual, e posteriormente sentir remorso ou disforia. Cada pessoa é afetada de maneira diferente, e a experiência de arrependimento ou disforia pode variar. A gestão eficaz do TAB geralmente requer acompanhamento médico e psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
olá, podemos dizer que tudo é muito relativo. Não podemos afirmar nem que sim, e nem não, pois vai depender muito do episodio. A pessoa com Transtorno Bipolar oscila muito seu humor e tem reações muito impulsivas. E isso pode fazer com que ela não se arrependa do que fez ou disse.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia humanista - R$ 120
Olá, muito interessante a sua pergunta. É sabido que nas fases de mania ou hipomania, a pessoa com TAB acaba tomando decisões de forma impulsiva, se envolvendo em comportamentos de risco, e a culpa e arrependimento acabam fazendo parte disso. Contudo, é importante que profissionais e a própria pessoa diagnosticada se enxergue além desse diagnóstico. Acho que vale a pena refletir num primeiro momento se a culpa após o ato sexual tem relação com TAB, pois muitas pessoas não tem TAB e relatam culpa relacionada com o sexo. De todo modo, no que se refere a sua pergunta acredito que a relação com a culpa é diferente para cada pessoa, podendo acontecer próximo ou não do ato sexual.
Não necessariamente. Embora a pessoa com TAB experimente sentimentos opostos, nem sempre essa mudança é imediata. Abraço.
Olá. Depende, já que se a pessoa estiver em mania, que compreende a fase de mais energia e elação do humor, algumas pessoas podem não ter esse insight bem preservado, assim como na hipomania que compreende também uma fase de sensação de energia e elação do humor em menor intensidade que na mania. Seria importante entender a função da emoção culpa, através da psicoeducação dessa emoção básica, além claro, se houver de fato um diagnostico de transtorno bipolar, aplicar o protocolo padrão ouro indicado para remissão dos sintomas.
Observa-se que qualquer pessoa está sujeita a se arrepender de alguns comportamentos, independente de diagnóstico. Aliás, as pessoas são muito mais que um diagnóstico! Isso significa que os portadores de TAB são diferentes entre si, por um lado e, por outro, que eles não se limitam aos sintomas de depressão ou mania/hipomania, entende?
Não sei se você que levanta essa questão é homem ou mulher, mas é comum ouvir de mulheres, o relato de que caíram no choro logo após o orgasmo e que isso não teve nada a ver com arrependimento. É algo da ordem da experiência do feminino. Algo que só a Psicanálise Lacaniana consegue explicar. Se tiver interesse em saber mais a respeito, pode me perguntar.
Sim, a pessoa com TAB pode se arrepender de suas ações como qualquer outra pessoa. Em episódios de mania, hipomania e episódios mistos, a pessoa com TAB pode apresentar comportamentos impulsivos. Porém, nem sempre esses estados impedem que a pessoa possa avaliar suas ações.