Uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial (psicopatia) pode ter como comorbidade a ansi

32 respostas
Uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial (psicopatia) pode ter como comorbidade a ansiedade?
Olá, boa noite. Sim, pode sim, pois esses dois transtornos não "competem" entre si, pois trata-se de duas questões de raízes diferentes. O transtorno de personalidade antissocial, como o próprio nome diz, sugere uma alteração ligada a personalidade do indivíduo, enquanto que a ansiedade é uma manifestação de um sentimento forte de angústia, ou seja, está ligada a uma "maneira de agir", enquanto que a psicopatia está ligada a uma "maneira de ser". Espero ter te ajudado!

Olá, Sim, é perfeitamente possível até porquê a ansiedade é um mecanismo de sobrevivência da espécie, uma reação do organismo ao perigo que está presente em todo ser humano. Ou seja, todo ser humano sente ansiedade em maior ou menor grau. Infelizmente a ansiedade pode se tornar patológica quando perde sua função de proteção do indivíduo e passa a causar sensações desagradáveis no corpo interferindo nas ações e relações e na qualidade de vida da pessoa que está sempre em estado de alerta e esquiva. Já o Transtorno de Personalidade Antissocial é um transtorno de personalidade, ou seja, diz respeito a padrões de comportamento mais perenes dos indivíduos. Para o tratamento de ansiedade existem vários protocolos com excelentes resultados, por outro lado o transtorno de personalidade antisocial ainda é muito desafiador para os profissionais em termos de intervenção e reintegração social.
Olá, tudo bem? Sim, uma pessoa com personalidade antissocial, pode ter ansiedade também. Isso porque o transtorno envolve características relacionadas a personalidade do individuo, onde o mesmo pode ter pensamentos e atitudes disfuncionais. E a ansiedade é uma manifestação/reação natural interna. No caso de pessoas que tem esse transtorno elas são capazes de sentir emoções e sentimentos relacionadas a elas mesmas, mas devido a um padrão difuso de indiferença e violação dos direitos dos outros, essa pessoa pode não reconhecer esses sentimentos no outro.
É possível sim, o transtorno de personalidade antissocial é romantizado na literatura e em filmes, por isso é importante olhar para esse transtorno e para o sujeito com subjetividade, já que a ansiedade é uma angustia e preocupação do que vai ou está acontecendo.

Ou seja, uma não elimina a outra, são transtornos diferentes que devem ser visto com a contextualização da patologia com a subjetividade de cada um.

Espero ter ajudado.

Abraços na alma.
Não se apegue apenas à nomenclatura... são apenas nomes de patologias. Perceba o que seu cerebro esta tentando te dizer com esses sintomas. Qualquer coisa que vc venha a sentir, significa que eh seu cerebro querendo que voce dê atencao e foco em algo especifico... que esteja acontecendo ou que aconteceu na sua vida. Todo sintoma (o que se sente) tem uma causa e toda causa deve ser trabalhada para nao virar uma doenca.
Olá! Sim, é possível que ambos coexistam. Uma vez que você seja portador do Transtorno de Personalidade Antissocial, inúmeras comorbidades podem vir a partir dela, entre elas a ansiedade. Para isso, é necessário cuidar de todos esses aspectos de maneira cuidadosa, principalmente em terapia.
Olá, sim, a pessoa com a personalidade antissocial pode ficar ansiosa. Muita vezes, o que eles apresentam é a falta de empatia, de ter atenção ou preocupação com os sentimentos dos outros e isso não implica no processo das próprias emoções e sentimentos, como a ansiedade.
Uma pessoa antissocial pode sim ter ansiedade, e vários outros sintomas, não há uma isenção de ansiedade. Acontece que as pessoas assim, têm uma maneira de se relacionar com o mundo, e consequentemente uma maneira de sofrer, diferente do padrão social. E quando o sofrimento chegar, vão desenvolver sintomas também, entre eles, um possível é a ansiedade.
Olá! A ansiedade pode atingir qualquer pessoa, junto com outra patologia ou não, até porque a ansiedade é normal e faz parte de todos nós. Portanto, é possível sim que uma pessoa com personalidade antissocial desenvolva o transtorno. A psicoterapia pode lhe ajudar. Um abraço!
Pode ter essa comorbidade sim. Segundo o DSM-V, indivíduos com transtorno da personalidade antissocial podem ter transtornos de ansiedade, transtornos depressivos, transtornos por uso de substância e vários outros. Porém, além do diagnóstico correto, é muito importante o tratamento correto e continuado. Abraço! Esther Araújo
Boa tarde! Sim, uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode ter como comorbidade a ansiedade. É importante fazer um tratamento psicológico para ajudar esta pessoa a ter mais qualidade de vida. Abraços.
Olá! Pode sim estar em comorbidade, como também, pode ser um dos motivos para o individuo ter desenvolvido a personalidade antissocial. Imagina só, a ansiedade é disparada quando há uma possível situação de ameaça, causando todo os desconfortos e sintomas dos trasntornos da ansiedade. Agora imagina só, como as pessoas e sociedade possuem o potencial em disparar situações ameaçadoras e por consequencia também disparar ansiedade. Bem provavél que desenvolvmento habiliades sociais e autorregulação emocional, esta pessoa tenha seus problemas reduzidos em relação a personalidade antissocial.
Olá , pode sim! A terapia será essencial para te ajudar nesse processo.
A ansiedade é natural do ser humano, já o transtorno de ansiedade não. No T. personalidade antissocial, a ansiedade pode ser uma comorbidade, não muito frequente, mas pode ser sim.
O tratamento é com psiquiatria e com acompanhamento psicológico.
Olá! Alguns estudos sugerem algumas comorbidades, tais como transtorno uso de substâncias e outras comorbidades psiquiátricas, dentre elas alguns transtornos de ansiedade, porém isso depende do paciente, do quadro, da duração dos sintomas, enfim.
Olá! Espero que esteja bem! Reitero o que os meus colegas disseram anteriormente: as comorbidades podem coexistir, o que significa dizer, que um diagnóstico não necessariamente exclui o outro, neste caso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Queixas de estresse e ansiedade e podem aparecer como comorbidades do transtorno de personalidade antissocial. Outras comorbidades comuns são: uso de substâncias, transtorno de controle de impulsos e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Ainda em relação à questão da comorbidade, um transtorno de personalidade pode ser comórbido inclusive a outro transtorno de personalidade. As comorbidade mais comuns nesse caso são com transtorno de personalidade narcisista, transtorno de personalidade histriônica e com transtorno de personalidade borderline. Mas o que te motivou a fazer essa pergunta? Não hesite em contactar um psicólogo para te ajudar a lidar com essa situação, seja você a pessoa que acredita que sofre com esses transtornos ou quem está ao lado de alguém com essas características. Você precisa de apoio!
Geralmente qualquer tipo de transtorno de ansiedade, independente do diagnóstico, patologia ou não pode ser atingido em todo ser humano.
Na minha percepção profissional, acredito sim.
Oi ...
Sim é possível, porém vale lembrar que existe ansiedade adaptativa essa todo mundo tem, e o transtorno de ansiedade, que já é outra coisa.
Busque ajuda, um acompanhamento com psicologo vai ser fundamental para sua questão.
Abraço
Se cuide.
Sim, é possível. Mas para que haja um tratamento adequado, é necessário procurar ajuda de um profissional.
Olá! Sim!
Quando falamos em transtornos mentais é muito mais comum ter comorbidades com outros transtornos (como por exemplo o de ansiedade) do que ter um transtorno apenas. É importante lembrar também que ansiedade é uma resposta normal do nosso corpo frente a uma situação (real ou não) de perigo. O problema é quando essa ansiedade tem uma intensidade muito grande e aparece com muita frequência em nossa vida, a ponto de atrapalhar nossa rotina.
Um abraço!
Independente de um transtorno antissocial diagnosticado, podemos considerar que a ansiedade pode, sim, atingir esse indivíduo. Então, é possível que um psicopata desenvolva um transtorno de ansiedade.
No entanto, alguns estudos apontam que, nas pessoas que não possuem o transtorno antissocial, os sintomas do transtorno de ansiedade podem aparecer em circunstâncias reais de ameaça, ou estando relacionados a alterações ambientais (mudanças econômicas e sociais, por exemplo). Nessa outra população, o que parece influenciar mais é a forma como esses indivíduos interpretam os acontecimentos/eventos de sua vida. Ou seja, embora exista influência do meio, o fator que causa a ansiedade começa no indivíduo antissocial, ou seja, na sua forma distorcida de perceber a si próprio, o mundo e o futuro.
Sim, pode ter. Normalmente e ansiedade pode ser uns dos sintomas. Para se caracterizar um transtorno é necessário ter no mínimo 5 características do mesmo. Então, muitas pessoas podem ter um Transtorno, mas com características mistas de outros.
Sim. Pode sim. Provável que você tenha outras dúvidas sobre esses dois transtornos, não sei se é sobre você ou outra pessoa. É importante si perguntar o porque estás interessada em entender isso. Caso ainda esteja precisando de orientação, fico à disposição.
Sim é possível ter como comorbidade sintomas de ansiedade. Porém lembro que TAS (transtorno de ansiedade social) é diferente de TPAS-(Transtorno de personalidade antissocial).
Segundo estudos é raro que os problemas relacionados à personalidade sejam a principal queixa dos pacientes que procuram tratamento, uma vez que não reconhecem que seus próprios comportamentos interferem nas dificuldades que enfrentam na vida (Beck et al., 2005).

A maioria dos portadores de transtornos de personalidade busca auxílio profissional devido a sintomas como depressão, ansiedade ou por forças externas, como por exemplo: pressão por parte de membros da família, empregadores, professores e até mesmo por imposição do sistema judiciário (Kaplan & Sadock, 2007).
Muitos indivíduos com TPAS buscam tratamento para o transtorno por uso de substância sem reconhecer ou demonstrar interesse em tratar seu transtorno de personalidade.
Sim, é possível e comum. Muitas vezes, a pessoa com transtorno da personalidade antissocial, chega ao consultório pelos sintomas da ansiedade. Não reconhece sua forma de Ser no mundo como contribuidora de sua dificuldade psicológica.
Sim, é possível que uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial, que também é conhecido como psicopatia, tenha como comorbidade a ansiedade. Embora os indivíduos com psicopatia sejam frequentemente caracterizados como destituídos de emoções, estudos têm mostrado que eles podem experimentar sentimentos de ansiedade e estresse, especialmente em situações em que correm o risco de serem punidos ou descobertos por suas ações.

Além disso, as pessoas com transtorno de personalidade antissocial muitas vezes têm um histórico de comportamento impulsivo e de risco, o que pode levar a sentimentos de ansiedade e preocupação sobre as consequências de suas ações.

É importante ressaltar que a comorbidade da ansiedade com o transtorno de personalidade antissocial pode tornar o tratamento mais desafiador, pois a psicopatia é uma condição que geralmente é resistente à mudança e que pode envolver comportamentos antiéticos ou criminosos. No entanto, abordagens terapêuticas que abordam a ansiedade e trabalham para desenvolver habilidades sociais e de comunicação podem ajudar a melhorar o funcionamento geral do indivíduo e reduzir o risco de comportamentos problemáticos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Boa noite, como voce está?
Respondendo a sua pergunta: pode sim!É muito comum se tratando de transtorno mental, termos mais sintomaas associados, pois um sintoma não anula o outro.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Sim, é possível que uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial (TPA), popularmente conhecido como psicopatia, apresente comorbidade com transtornos de ansiedade. Embora a psicopatia seja caracterizada por traços como falta de empatia, manipulação e comportamento antissocial, isso não significa que a pessoa seja imune aos transtornos de ansiedade.

É importante lembrar que cada indivíduo é único e pode apresentar diferentes combinações de transtornos mentais. A ansiedade pode se manifestar de várias maneiras, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno de pânico ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Esses transtornos podem coexistir com a psicopatia, embora possa haver diferenças na forma como são vivenciados.

O tratamento ideal nessas situações envolve uma abordagem individualizada, considerando tanto os aspectos da psicopatia quanto da ansiedade. Uma avaliação clínica adequada, realizada por profissionais especializados em saúde mental, pode ajudar a identificar as melhores estratégias de tratamento para cada caso específico.
olá! Embora o transtorno de personalidade antissocial (popularmente conhecido como psicopatia) e a ansiedade sejam considerados transtornos mentais distintos, é possível que ocorram comorbidades, ou seja, que uma pessoa apresente ambos os transtornos simultaneamente. No entanto, é importante notar que essa combinação não é a regra e não ocorre em todas as pessoas com transtorno de personalidade antissocial.
A presença de ansiedade em uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode ser influenciada por fatores individuais, como experiências passadas, estresse atual e outros transtornos mentais comórbidos. É importante lembrar que cada pessoa é única, e a presença de comorbidades varia de indivíduo para indivíduo.
Sim, é possível, já que a ansiedade é uma resposta emocional a qual os seres humanos tem naturalmente. Abraço.
Ola, sim uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode apresentar como segunda morbidade um transtorno de ansiedade. Ressalto a importante de um acompanhamento psiquiátrico e psicológico para uma vida mais equilibrada.