Uma pessoa poder ter transtorno de personalidade borderline e depressão?

11 respostas
Uma pessoa poder ter transtorno de personalidade borderline e depressão?
Sim. Chamamos de comorbidade quando o paciente tem mais de um diagnóstico ao mesmo tempo. Depressão é um Transtorno de Humor, enquanto que o Transtorno Borderline é um Transtorno de Personalidade. O mais comum é as pessoas terem comorbidades e não transtornos específicos.

sim, são funções psíquicas distintas. Uma é alteração do humor, outra da personalidade. A depressão, incapacidade de responder à frustração, sentimento de vacuidade e menos valia são caracteristicos do quadro borderline
Fala-se em Boderline quando se deseja falar da estrutura da personalidade, enquanto que depressão é um conjunto de sintomas caracterizado por manuais de psiquiatria. Não seria melhor transformar em questão tanto a estrutura quanto o estado de humor que dele deriva do que dar nome para o que se revela em sintomas e estrutura?
Transtornos de personalidade boderline caracerizam dificuldade persistente de manter relacionamentos satisfatórios, duradoros e estáveis. Depressão caracteriza-se por um conjunto de sintomas cujas características diferem bastante do transtorno boderline. Mas ambas podem coexistir sob a forma de comorbidade (existência de duas síndromes em um mesmo indivíduo) Geralmente do ponto de vista da prevalência acometem mais o genero feminino.
Sim, eles podem existir de forma concomitante. Enquanto o transtorno borderline trata-se de uma questão de personalidade, a depressão diz respeito a um transtorno do humor.
Olá,

Há possibilidade, sim. A depressão é um transtorno de humor, enquanto o transtorno de personalidade borderline está ligado apenas à personalidade.Essa presença de duas ou mais doenças é chamada comorbidade.

Abraços,
A pessoa portadora do transtorno de personalidade Bordeline pode apresentar sintomas depressivos, assim como outras oscilações do humor . É extremamente importante a avaliação de um especialista para diagnóstico diferencial. Procure um psicólogo e também um Psiquiatra para avaliação e tratamento eficaz.
Atenciosamente...
O Transtorno de Personalide Bordeline caracterizado por uma grande instabilidade de humor pela reatividade, onde transbordas as emoções ,impulsividade e dificuldade de relacionamentos, autopersepção de si muito negativa, uma falta de segurança afetiva interna , tornando-se carente e sufocante . Isso tudo trás um prejuizo grande na sua vida e assim levando um grande sofrimento e levando a outros transtornos secundários Depressão, ansiedade,,,
No Transtorno de Personalidade Borderline há um padrão difuso e intensa labilidade emocional, pode-se vivenciar sentimentos de profunda tristeza, cujos episodios, em geral, nao sao suficientemente persistentes para se fazer o diagnostico de transtorno depressivo.
Podem ocorrer os dois transtornos juntos como comorbidade, como pode ser somente o transtorno de personalidade borderline (TPB). A instabilidade de humor e as estratégias de inabilidades sociais disfuncionais no TPB levam o portador ao sofrimento, causando sintomas depressivos. O próprio "vazio interno" a busca de referencia no outro, no externo, leva o individuo ao sofrimento causando a depressão. Uma boa psicoterapia na abordagem dialética, leva o portador a adquirir habilidades sociais para relacionamentos pessoais e interpessoais e consequentemente leva a estabilidade emocional. Procure profissional na abordagem Cognitivo Comportamental que trabalhe com a Terapia Dialética. Sucesso!
Borderlines apresentam uma grande flutuação no humor, podendo variar de extrema euforia a um estado depressivo no mesmo dia. A depressão é bastante comum.