Uma pessoa que cresceu em um ambiente cuja mãe foi diagnosticada com Trasntorno de Bordeline, pode com

8 respostas
Uma pessoa que cresceu em um ambiente cuja mãe foi diagnosticada com Trasntorno de Bordeline, pode com o tempo adquirir também? Pelos sintomas que ela tinha, e traumas que eu possuo, as vezes me pego fazendo as mesmas coisas que ela fazia..
Olá. Pode-se dizer que somos frutos do nosso meio, onde a influencia que sofremos pelo convívio com nossos pais acabam por nos levar a reproduzir o que vimos e aprendemos. Porém alguns comportamentos podem ser transformados a partir do momento em que nos apropriamos dele, nos permitindo fazer escolhas, e não mais reproduzi-los inconscientemente. Procure fazer reflexões sobre estes comportamentos e tentes outras escolhas. Caso precise de ajuda faça uma terapia. Um psicólogo pode ajuda-lo a encontrar o caminho para estas mudanças necessárias. Tente e seja feliz.

Olá! Não necessariamente, claro que o ambiente, a questão genética contribui para o nosso desenvolvimento, mas é importante que você procure uma ajuda psicológica para entender o que está passando com você. Fico a disposição!
A repetição é uma das vias por onde o inconsciente mostra sua força. Nos identificamos com aqueles que amamos, independentemente de como esse amor foi postulado. Se você já está percebendo que repete, ao seu modo, determinadas questões que sua mãe fez/faz, pode ser de grande valia buscar um tratamento.
Não há necessidade de ficarmos com aquilo que nos faz mal, mesmo se isso tenha vindo de pai/mãe na melhor das boas intenções.
Será importante fazer psicoterapia para se tornar um indivíduo e desconectar-se do que herdou psiquicamente e fazer suas escolhas.
Boa sorte!
Boa tarde!
Ter um comportamento ou um padrão comportamental não significa que você tenha TPB. É necessário investigar melhor para um diagnóstico junto à um psiquiatra.

Nossos pais são pessoas que são os modelos que temos de relacionamento e muitas vezes reproduzimos aquilo que eles também fazem. É sempre tempo de mudar de padrão quando o percebe. Nesse sentido, vale a pena investir nunm processo terapêutico. :)

Abraços.
Olá, o desenvolvimento de transtornos mentais possuem causas genéticas, problemas bioquímicos (como o uso de substâncias tóxicas e hormônios ou até o mesmo o estilo de vida. O fato de a sua mãe ser diagnosticada com transtorno borderline não significa que você desenvolverá, mas fala de traumas e estes sempre devem ser tratados. Recomendo procurar por um psiquiatra para uma avaliação e um psicólogo para falar de suas angústias, sintomas e trata-los. Cuide-se e se conheça, este é o melhor caminho para adquirir a sua individualidade. Um abraço.
Poder pode, mas não necessariamente, e teria de ser analisado mais a fundo, pois tendemos a repetir comportamentos de quem nos educou.
Aprendemos ao longo da vida muitas coisas , o mundo externo nos influencia e muito portanto , conviver com uma pessoa que tem TPB pode afetar em alguns aspectos mas voce pode tambem mudar. Muita vezes aprendemos a resolver conflitos de acordo com aquilo que vimos enquanto estavamos crescendo, afinal era o unuco modelo que voce conhecia Hoje voce percebe essa repeticao e se questiona , o que significa que vc pode ser diferente.um psicoterapeuta podera ajudar nessa mudanca de padrao de c