Uma pessoa que cresceu em um ambiente cuja mãe foi diagnosticada com Trasntorno de Bordeline, pode com

8 respostas
Uma pessoa que cresceu em um ambiente cuja mãe foi diagnosticada com Trasntorno de Bordeline, pode com o tempo adquirir também? Pelos sintomas que ela tinha, e traumas que eu possuo, as vezes me pego fazendo as mesmas coisas que ela fazia..
Olá. Pode-se dizer que somos frutos do nosso meio, onde a influencia que sofremos pelo convívio com nossos pais acabam por nos levar a reproduzir o que vimos e aprendemos. Porém alguns comportamentos podem ser transformados a partir do momento em que nos apropriamos dele, nos permitindo fazer escolhas, e não mais reproduzi-los inconscientemente. Procure fazer reflexões sobre estes comportamentos e tentes outras escolhas. Caso precise de ajuda faça uma terapia. Um psicólogo pode ajuda-lo a encontrar o caminho para estas mudanças necessárias. Tente e seja feliz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Não necessariamente, claro que o ambiente, a questão genética contribui para o nosso desenvolvimento, mas é importante que você procure uma ajuda psicológica para entender o que está passando com você. Fico a disposição!
A repetição é uma das vias por onde o inconsciente mostra sua força. Nos identificamos com aqueles que amamos, independentemente de como esse amor foi postulado. Se você já está percebendo que repete, ao seu modo, determinadas questões que sua mãe fez/faz, pode ser de grande valia buscar um tratamento.
Não há necessidade de ficarmos com aquilo que nos faz mal, mesmo se isso tenha vindo de pai/mãe na melhor das boas intenções.
Será importante fazer psicoterapia para se tornar um indivíduo e desconectar-se do que herdou psiquicamente e fazer suas escolhas.
Boa sorte!
Boa tarde!
Ter um comportamento ou um padrão comportamental não significa que você tenha TPB. É necessário investigar melhor para um diagnóstico junto à um psiquiatra.

Nossos pais são pessoas que são os modelos que temos de relacionamento e muitas vezes reproduzimos aquilo que eles também fazem. É sempre tempo de mudar de padrão quando o percebe. Nesse sentido, vale a pena investir nunm processo terapêutico. :)

Abraços.
Olá, o desenvolvimento de transtornos mentais possuem causas genéticas, problemas bioquímicos (como o uso de substâncias tóxicas e hormônios ou até o mesmo o estilo de vida. O fato de a sua mãe ser diagnosticada com transtorno borderline não significa que você desenvolverá, mas fala de traumas e estes sempre devem ser tratados. Recomendo procurar por um psiquiatra para uma avaliação e um psicólogo para falar de suas angústias, sintomas e trata-los. Cuide-se e se conheça, este é o melhor caminho para adquirir a sua individualidade. Um abraço.
Poder pode, mas não necessariamente, e teria de ser analisado mais a fundo, pois tendemos a repetir comportamentos de quem nos educou.
Aprendemos ao longo da vida muitas coisas , o mundo externo nos influencia e muito portanto , conviver com uma pessoa que tem TPB pode afetar em alguns aspectos mas voce pode tambem mudar. Muita vezes aprendemos a resolver conflitos de acordo com aquilo que vimos enquanto estavamos crescendo, afinal era o unuco modelo que voce conhecia Hoje voce percebe essa repeticao e se questiona , o que significa que vc pode ser diferente.um psicoterapeuta podera ajudar nessa mudanca de padrao de c

Especialistas

Ana Carolina Fava Bassanello

Ana Carolina Fava Bassanello

Psicólogo

Santo André, SP

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.