uma pessoa que deixa casa e sai sem nada so com a roupa do corpo porque diz gostar de andar, de ficar

8 respostas
uma pessoa que deixa casa e sai sem nada so com a roupa do corpo porque diz gostar de andar, de ficar na rua se sentir livre tem TOC?
Bom dia,

O TOC ( Transtorno Obsessivo Compulsivo) tem como características obsessões, ideias obsessivas e as compulsões, rituais obsessivos. O se sentir livre pode ser uma característica pessoal e não uma patologia. Cabe uma consulta com um psicólogo capacitado para avaliar se existe alguma demanda pessoal ou algum desconforto emocional. Espero poder ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esta situação é contigo ou com alguém próximo a você?
Neste sucinto comentário não indica sintoma de TOC, contudo, seria importante procurar compreender como está se sentindo que esse desejo é despertado ...
Olá! Assim como os colegas, acredito que é necessário mais informações para se delimitar um diagnóstico. Pelo seu relato, não parece ser um caso de TOC, porém sugiro que procure um psicólogo e um psiquiatra para uma avaliação mais detalhada dos comportamentos dessa pessoa.
O TOC é um transtorno que causa bastante sofrimento para o paciente pois os sintomas podem interferir no trabalho, na escola e em seus relacionamentos pessoais. Tanto podem ocorrer rituais (comportamento repetitivos e aparentemente sem sentido para quem olha de fora) como pensamentos repetitivos. Estes sintomas causam ansiedade que, por sua vez, intensificam os sintomas. Dizer que o comportamento de andar pela rua para se sentir livre é um sintoma de TOC é bastante vago. Apenas uma avaliação de um profissional qualificado poderá identificar as causas deste comportamento. Pode ser um momento de tensão emocional sendo externalizado e o caminhar ajuda a reduzir este nível de tensão. Estou a disposição para o que necessitar. Abraço, Cladismari
O relato é breve, é necessário avaliar porque está sendo entendido como inadequado a saída da pessoa e explorar as perguntas referentes ao Transtorno Obsessivo Compulsivo para descartar esta hipótese ou não.
Olá! Como sua pergunta foi breve não contento tantas informações, não é possível relacionar esse comportamento com o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Para diagnosticar o TOC em uma pessoa, faz-se necessário consultar um profissional para investigar os sintomas. Att., Pedro Pádua.
Concordo com a psicologa Cladismari, os pensamentos intrusivos no TOC causam muita ansiedade e e para livrar-se desse desconforto, a pessoa as vezes se comporta fazendo rituais compulsivos e repetitivos que nesse momento provocam alívio do desconforto . È importante buscar ajuda psicológica se vc se preocupa ou acha essa atitude que descreve, anormal ou estranha, para fazer uma avaliação e tratamento.
Geralmente, o TOC ele envolve pensamentos obsessivos e intrusivos na mente que estimulam o indivíduo a se comportar de determinada forma. Logo, é possível que o caso citado seja de TOC.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.