uma pessoa que possuí disfunção cognitiva obrigatoriamente tem TDAH ?

11 respostas
uma pessoa que possuí disfunção cognitiva obrigatoriamente tem TDAH ?
Olá! Embora o TDAH seja um transtorno cognitivo, isso não significa que todas as pessoas que possuem um transtorno tem TDAH.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

Em se tratando das questões neurológicas, psíquicas, emocionais e humanas, de um modo geral, não existem regras. Porque cada ser humano é único e singular. No entanto, a capacidade de concentração vai melhorar muito se a pessoa tiver envolvida afetivamente na atividade que estiver executando! Procure encontrar algo que possa gostar naquilo que estiver fazendo. E de repente, perceberá que estará concentrado!
Um abraço,
Léa
Não necessariamente , outros transtornos podem apresentar deficiências em competências cognitivas que são nossa capacidade mental de aprender e funcionar em sociedade! Tais competências como memória e atenção , possibilitam um aprendizado de qualidade quando não apresentam algum déficit ! Dificuldades cognitivas podem ser observada é diagnosticadas em diversos outros transtornos e não somente no TDAH!
Tudo bem ? as informações são insuficientes para uma resposta um pouco mais precisa. Mas importante relatar que as disfunções podem ser ocasionadas por lesões cerebrais e causar déficits ou ainda podemos ter um déficit em alguma função ( linguagem, atenção, memoria, visuoespacial)que pode nos levar a algum transtorno seja, TDAH, Transtornos de aprendizagem (discalculia, disgrafia, dislexia), depressão, transtorno bipolar etc.No caso, uma pessoa com TDAH teria um deficit cognitivo atencional, memoria operacional, com prejuízo das funções executivas. Nesse sentido sugiro que busque a ajuda de uma profissional qualificado que possa, através de uma boa anamnese, avaliar e te orientar para o melhor tratamento.
Olá entendo que esteja preocupado.
Cognição é a capacidade que um indivíduo tem de aprender, memorizar,a disfunção é quando há falhas na execução de tarefas cognitivas simples.
Todas as funções executivas tem algum tipo de relação com situações onde o “comando” e “controle” são necessários, assim poderão serem vistas como as grandes condutoras de todas as habilidades ognitivas, Estão diretamente relacionadas a comportamentos auto-organizadores e voluntários. São necessárias para lidar com todas as exigências práticas da vida, bem como enfrentar o stress e manter relacionamentos.
As disfunções Cognitivas são uma marca central do TDAH, tanto que muitos especialistas da area, consideram ser de está a origem principal do transtorno, segundo essa concepção, a essência do THAH estaria em falhas no controle inibitório.
Espero que eu tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Certamente disfunção cognitiva não implica em quadro de TDAH. Uma gama de situações podem cursar com prejuízo intelectual, desde alterações de sono, hipoglicemia, anemia, outras condições clínicas, além de Quadros de Depressão, Ansiedade, Transtorno Bipolar, entre outras. Cabe uma avaliação cuidadosa para elucidação da causa do déficit em questão, e proposição de tratamentos.
Transtornos e distúrbio, síndromes e patologias... São várias nomenclaturas que devemos ter cuidado aí usar... nem sempre uma coisa está atrelada a outra... por isso avaliações devem ser feitas por profissionais capacitados...

Uma pessoa e bem avaliada pode ser bem orientada.
Olá!Não necessariamente. Existem inúmeros tipos de disfunções cognitivas e de diferentes níveis.Importante avaliar para definir se há necessidade de tratamento e/ou reabilitação e qual intervenção seria mais adequada. Espero ter ajudado.Abraços!
Os déficits cognitivos podem vir ou não acompanhados por agitação psicomotora, o que não necessariamente se configura em TDAH.
Olá. TDAH surge geralmente na infância.A criança continua com as dificuldades, àquelas que se relacionam com a cognição e com a falta de concentração até para transportar um prato ou uma xícara. Toma banho e deixa o chuveiro aberto, e assim vai.Elas não aprendem, porque o desejo deles não é esse. A TDAH invade os consultórios, como uma marca.E não estamos atentos para esse quadro, tratando apenas o sintoma.Por trás de uma criança dispersa tem sempre uma história que nós não queremos contar! Pode crer com certeza, nem sempre!!
São várias os transtornos cognitivos, tdah é apenas um deles. Para um diagnóstico melhor designado é sempre melhor consultar um bom psiquiatra