Você pode tratar uma depressão só com o psicólogo ?

20 respostas
Você pode tratar uma depressão só com o psicólogo ?
A depressão nasce de três origens: carga genética, circunstâncias atuais e da sua história de vida. Se a sua depressão tiver forte componente genético, familiar, tome o remédio. Se for predominantemente associada a problemas atuais que você pode mudar (como dificuldades de relacionamento), faça a terapia.

Boa tarde

A depressão assim como outras patologias devem ser avaliadas em sua totalidade e seus fatores. A depressão pode ser de intensidade leve, moderada e grave e cada caso deve ser tratado de acordo com sua demanda. No caso do diagnóstico comprovado, pode ser indicado o uso de remédios juntamente com a terapia, em outros casos somente a terapia pode resolver. Algumas atividades também ajudam na prevenção de recaídas como manter uma visa social saudável, fazer atividades físicas e atividades que proporcionem prazer e bem estar. O ideal é procurar um profissional da área para analisar toda a situação e orientar para o melhor tratamento.
Olá!
A depressão é uma doença que, apesar de sintomas comuns, não se apresenta da mesma forma para todas as pessoas.
Em casos mais graves e com maior comprometimento o uso de medicação (e para isso o acompanhamento por um médico psiquiatra) é fundamental.

Porém, uma avaliação com um profissional psicólogo pode ser uma ótima forma de avaliar seu quadro, entender as nuances específicas da sua experiência e trabalhar os sintomas da depressão por um viés não medicamentoso. Além disso, um bom psicólogo(a) te ajudará na busca de um médico, caso seja necessário, o que muitas vezes facilita a lida com a medicação e dá um real suporte para que o tratamento seja eficaz.

Independente do seu caso sugiro que procure um psicólogo(a) que possa fazer uma primeira escuta e te ajudar na busca pelo melhor tratamento para depressão.

Espero ter ajudado.

Forte abraço.
Esta é um pergunta complexa. No maior estudo feito sobre depressão na atualidade, a Terapia Cognitiva Comportamental foi tão eficaz comparada com um antidepressivo (citalopram). Nos guidelines atuais a psicoterapia seria mais indicada em casos leves/moderados. Porém, é imprescindível pelo menos uma avaliação com o psiquiatra, pois ele podem sinalizar sintomas que o paciente às vezes não percebe e que possam trazer muito sofrimento.
Depende do estado do paciente. Em alguns casos o grau de severidade é muito elevado e o paciente não consegue realizar tarefas simples como tomar banho ou responder uma pergunta. Nesse caso o mais indicado é acompanha-lo à uma consulta psiquiátrica tendo em vista que ele não se encontra em condições de ir sozinho ou por acreditar que seu caso não tem solução. Característica frequente em casos de depressão. Após o período de crise ter sido ultrapassado é possível o tratamento ser conduzido somente por psicólogo.
Olá, com certeza! Um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia! Paz e bem!
Depende, se for um caso muito grave, deve sim ser tratada com medicamento, receitado por um psiquiatra, porém se for uma depressão leve, a psicoterapia já basta
A resposta curta e simples seria que "sim, é possível tratar depressão apenas com psicoterapia". No entanto esse é um transtorno complexo e precisa ser avaliado caso a caso. A medicação bem ajustada ao paciente pode trazer potenciais benefícios ao tratamento, tanto no ritmo de remissão dos sintomas como na capacidade de voltar a ter uma rotina mais próxima do equilíbrio. A terapia analítico comportamental tem eficácia equivalente a de medicamentos isolados, com a vantagem de sustentar seus efeitos a longo prazo. Ainda assim, a estratégia combinada (Terapia comportamental + medicação) possui resultados ainda melhores, sendo especialmente indicada a casos com sintomas mais graves. Em resumo, não há uma resposta universal a todas as pessoas, mas é possível que apenas a psicoterapia bem conduzida possa ser suficiente. Mais importante: siga o tratamento necessário para seu caso, independente de ser psicoterapia isolada ou conjugada a medicamentos.
Sim, mas depende do tipo e intensidade da depressão. Em alguns casos a intervenção medicamentosa é necessária para reduzir o sofrimento pelo qual a pessoa está passando para que assim a intervenção psicológica possa a ajudar melhor.
Bom dia! A depressao e um dos diagnostico mais procurado nos ultimos tempos. Primeiramente o historico vai nos mostrar o grau desta depressão e assim podemos verificar a nescessidade da medicaçao. Muitas vezes vem ocorrendo conflito intenso entre depressao, tristeza e angustia intensa que e diferente e muitas vezes se confudem com a depressao propriamente dita. Detectantando o que se passa e possivel direcionar também para medicaçao ou não. Sugiro que faça uma avaliaçao com o psicologo e a escuta e de extrema importância neste momento . Estou a disposiçao.
Bom dia,
a Depressão é um quadro muito complexo, a associação psiquiatra e psicólogo é primordial. A avaliação psiquiátrica definirá a necessidade ou não da medicação e, o processo terapêutico contribuirá para a identificação da origem do quadro sintomatológico orientando o paciente para intervenção necessária/em qual área da vida as modificações são necessárias para atingir uma qualidade de vida mais saudável.
Muito obrigada pelo contato, Gratidão.
A depressao e’ um estado de tristeza profunda com um desbotamento das cores da vida.Como todo tratamento o paciente deve ser avaliado caso a caso.Ela pode se manifestar por varias razões e ser um sintoma de uma dificuldade enfrentada pela pessoa em determinado momento de sua existência.
Em casos específicos deve ser tratada com o auxílio de medicamentos que possibilitem a pessoa ter uma certa estabilidade emocional para iniciar seu tratamento psicanalítico!
Sim, é possível o tratamento somente com o psicólogo. Tudo dependerá da avaliação do caso, que deve ser feita no início da terapia.
Depende de como vc pode responder apenas com o tratamento psicológico. Existem pessoas que não alcançam bons resultados com a medicação. Sugiro fazer uma avaliação com um psicólogo de referência cognitivo comportamental ou EMDR. Caso seja necessário o profissional da psicologia irá encaminhar vc para avaliação psiquiátrica.
A Depressão Leve pode ser tratada somente com psicoterapia com psicólogo e a mais eficaz é a Terapia Cognitivo Comportamental. Para casos de Depressão Moderada e Grave o melhor tratamento, segundo a literatura científica é a combinação de psicoterapia (novamente a Terapia Cognitivo Comportamental é a mais indicada) mais o tratamento medicamentoso com psiquiatra.
Boa tarde!
Sim, a indicação para tratamento de depressão é por meio de uma análise com um psicanalista. Você também pode procurar um médico psiquiatra para ajudar no início com algum medicamento dependendo da gravidade da depressão. É importante ressaltar que o medicamento sozinho não terá efeito, pois este trata o sintoma, mas não a causa do sintoma. Deve-se também considerar que uma análise continuada auxiliará para a retirada gradual dessa medicação para evitar dependência medicamentosa.
Olá, bom dia!
Depende do grau que a sua depressão está. É importante que você busque uma ajuda psicológica para que seja avaliado. Se a sua depressão estiver num nível elevado será necessário o tratamento multidisciplinar, unindo o psicólogo com um psiquiatra. O primeiro tratará das causas emocionais da depressão e o segundo usará remédios para tratar dos sintomas.
Não. Além da psicoterapia, o tratamento psiquiátrico também pode ser essencial. Dependendo da situação, a combinação dos dois serviços é o melhor a ser feito!
Sim, é possível. No entanto, depende do grau do transtorno depressivo em questão. Casos graves é fundamental que o tratamento medicamentoso seja conjugado à psicoterapia.
Olá! É preciso fazer uma avaliação, pois depende de cada situação e de cada pessoa. O trabalho do psicólogo e do psiquiatra são complementares e os dois podem ser necessários.