A amigdalectomia é a remoção das amígdalas palatinas, devido a infecções de garganta recorrentes (amigdalite). A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. O cirurgião remove as amígdalas através da boca, sem fazer incisões na pele. Às vezes, se os adenoides também estão afetados, a adenoidectomia é realizada na mesma operação para removê-los. Recomenda-se a cirurgia em idade precoce para uma recuperação rápida (cicatrização em duas semanas com antibióticos e analgésicos).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Em geral, recomendamos abster-se de ingesta de álcool por 14 dias após esta cirurgia. Em que pese não só o leito cirúrgico, mas também o fígado, demandado na recuperação e na metabolização dos…

Dr. Guido Bighetti
Cirurgião de cabeça e pescoço, Médico de tráfego
Ribeirão Preto
Conforme recomendações consagradas na Medicina, esse número de comprovadas infecções bacterianas é indesejável e habitualmente não deixa outra alternativa para tratamento exceto a cirurgia evitando…

É importante separarmos as questões. No enunciado, observa-se parâmetros pertinentes à Faringites e Tonsilites, ou seja, processos virais e bacterianos. Também tratamentos diversos. Portanto,…

Dr. Lucas Rodrigues Carenzi
Otorrino
Ribeirão Preto
As amidalites frequentes, desde que sejam causadas por bactérias, estão na lista de indicações para retirada das amídalas.

Inicialmente é necessário fazer um diagnóstico exato de qual o problema de seu filho com identificação dos fatores que predispõe a tantas crises. A depender desta avaliação, o tratamento poderá…

as amígdalas são um tipo de filtro do corpo. Retirá-las geralmente não causa mal algum, há outros tecidos "filtrantes" perto que assumem essa função.

Dra. Luciane Mello
Médico do sono, Otorrino
Rio de Janeiro
Olá. A cirurgia de retirada das Amígdalas e Adenoides (Adenoamigdalectomia) é ainda bastante praticada nos dias atuais. Suas principais indicações são: infecção de repetição e/ou obstrução.

Caseum ou caseo é o acumulo de alimentos que ocorre nas cripticas(buracos) das amigdalas palatinas.
Inicialmente pode ser indicado gargarejos com enxaguantes bucais sem conter alcool apos…