A amigdalectomia é a remoção das amígdalas palatinas, devido a infecções de garganta recorrentes (amigdalite). A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. O cirurgião remove as amígdalas através da boca, sem fazer incisões na pele. Às vezes, se os adenoides também estão afetados, a adenoidectomia é realizada na mesma operação para removê-los. Recomenda-se a cirurgia em idade precoce para uma recuperação rápida (cicatrização em duas semanas com antibióticos e analgésicos).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá!!! Existe a possibilidade do seu filho ter pego uma infecção "em cima" do problema crônico que você diz que já sabe que ele tem de amigdalas e adenóides. Uma infecção nas amigdalas…

Dra. Carolina Cozzi Machado
Otorrino, Médico do sono
Piracicaba
O ideal para quem vai ser submetido a qualquer tipo de cirurgia é não fumar, pois o tabagismo piora muito a cicatrização dos tecidos. No seu caso, por se tratar de cirurgia em via respiratória,…

Sim é normal. Como ocorre manipulação Cirurgica do palato mole pode haver uma disfunção temporária ( alguns meses)da musculatura do palato, estrutura que participa na articulação da fala. Além…

Dr. Matheus Campos
Otorrino
Brasília
Muito bom dia!
No pós operatório de amigdalectomias é muito comum haver edema de úvula, dado o intenso processo inflamatório local.
O edema costuma regredir espontaneamente ou com…

Olá! A cirurgia de amigdalas deixa o palato mole muito edemaciado ( inchado) , em processo de cicatrização e disfuncional ( mau funcionamento) por um tempo considerável ( em torno de 1 mês).…

Dr. Carlos Tolomei
Otorrino
Bauru
Olá.
O tabagismo é nocivo a qualquer momento. Principalmente após um tratamento cirúrgico. O tabagismo atrapalha e atrasa a cicatrização da cirurgia. Sendo assim, pode demorar a recuperação…

Dra. Renata Ferraz
Otorrino, Médico do sono
Maceió
Normalmente oriento alimentação líquida-pastosa, sendo fria e/ou gelada na primeira semana após cirurgia, e depois vai aumentando na consistência da dieta de acordo com a evolução do paciente.…

Dr. Carlos Tolomei
Otorrino
Bauru
Olá,
as amígdalas ou tonsilas palatinas, assim como a adenóide, são estruturas que contem células responsáveis pela defesa e realizam papel de proteção contra agentes que estão contidos…

Dra. Carolina Cozzi Machado
Otorrino, Médico do sono
Piracicaba
Para tomar uma decisão adequada, o melhor é passar pela avaliação de um especialista. Dessa forma, toda a cavidade oral e sistema respiratório serão examinados.

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezados Pais,

O pós-operatório de tonsilectomia (adenoamigdalectomia) é, de fato, muito doloroso, sobretudo nos primeiros 5 dias nas crianças até 6 anos (podendo se arrastar por…