A amigdalectomia é a remoção das amígdalas palatinas, devido a infecções de garganta recorrentes (amigdalite). A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. O cirurgião remove as amígdalas através da boca, sem fazer incisões na pele. Às vezes, se os adenoides também estão afetados, a adenoidectomia é realizada na mesma operação para removê-los. Recomenda-se a cirurgia em idade precoce para uma recuperação rápida (cicatrização em duas semanas com antibióticos e analgésicos).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá!!! O edema de Úvula ( úvula inchada) pode ter varias causas. Dentre as mais comuns teríamos uma faringite viral que cause junto uma “uvulite” com edema de Úvula. É uma condição autolimitada…

Dra. Claudia Eckley
Otorrino
São Paulo
Pode sim , pois a voz que é produzida pelas cordas vocais é modificada na garganta. Quando o espaço da garganta é modificado (como no caso da remoção das amigdalas e de parte do palato mole),…

Olá. Toda cirurgia traz consigo algum risco, isso é lei. Claro que no estado atual da medicina e da anestesia os riscos são menores, controlados, mas ainda assim existem. Em relação aos riscos…

 Dra. Viviane Pandini
Otorrino
Jundiaí
Caro internauta,
É bastante frequente o inchaço da úvula após a cirurgia de retirada das amigdalas. Deve perdurar por alguns dias mas vai melhorar. Entre em contato com seu otorrino!

Se no seu caso suas amígdalas estavam muito aderidas ao palato por uma fibrose crônica, o cirurgião se viu obrigado a fazer uma retirada maior nas pregas palatinas. Isso deve afetar um pouco…

A principio pela data citada, não teria contra-indicações para ingerir bebidas alcoólicas. Mas como qualquer momento de sua vida, a utilize moderadamente e em momentos que não esteja como motorista.

Realmente,uma das causas de halitose ,são as amigdalas caseosas, seria indicação de sua extração caso não haja sucesso nos tratamentos clínicos e de higiene bucal,mas devendo ser descartadas…

Nos primeiros dias a semanas pode acontecer do aumento da úvula( ou o sininho), após a cirurgia. Mas isto deve regredir progressivamente. Se persistir, converse novamente com cirurgião para te…

Dr. Carlos Tolomei
Otorrino
Bauru
Olá,
segundo seu índice de apneia, você apresenta apneia leve. E um dos fatores importantes associados a apneia é a aumento das amígdalas e adenoide e uma cirurgia poderia sim ajudar a…