A amigdalectomia é a remoção das amígdalas palatinas, devido a infecções de garganta recorrentes (amigdalite). A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. O cirurgião remove as amígdalas através da boca, sem fazer incisões na pele. Às vezes, se os adenoides também estão afetados, a adenoidectomia é realizada na mesma operação para removê-los. Recomenda-se a cirurgia em idade precoce para uma recuperação rápida (cicatrização em duas semanas com antibióticos e analgésicos).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezados pais,

Em geral, consideramos a idade ótima para tal procedimento aquela entre os 3 e 6 anos de idade da criança.

No entanto, em casos em que a criança,…

Dra. Renata Ferraz
Otorrino, Médico do sono
Maceió
O caseum é originado a partir de acúmulo de restos alimentares, saliva, descamação do epitélio da boca que formam um conteúdo branco-acinzentado com mau-cheiro nas criptas (furinhos) das amigdalas.…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente internauta,

É possível, mas é muito improvável.

A retirada das tonsilas linguais é só muito raramente indicada.

Fique tranquilo/a,…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente-internauta,

Em geral, liberamos a ingesta de bebidas alcoólicas de forma leve a moderada somente após pelo menos 21 dias da das da cirurgia pelos motivos acima…

A amigdalectomia é frequente em pacientes com deficiência de IgA. Embora existam estudos que mostrem que pode ocorrer uma diminuição das imunoglobulinas após a cirurgia ou até aumento da frequência…

Olá,
Tonsilite crônica caseosa (cáseos nas amígdalas) por vezes pode ser muito desagradável ao paciente, comprometendo sua qualidade de vida principalmente devido à halitose (mau hálito)…

Bom dia. Quando as amigdalites são recorrentes e frequentes, cursando com "dor de garganta" + febre e com indícios fortes de que sejam causadas por bactérias, a amigdalectomia está…

Dr. Guido Bighetti
Cirurgião de cabeça e pescoço, Médico de tráfego
Ribeirão Preto
O risco anestésico não é alterado pela alergia a penicilina . Tal cirurgia, bem programada , com boa avaliação pré- operatória e os habituais procedimentos técnicos anestésicos e cirúrgicos realizados…

Dr. Guido Bighetti
Cirurgião de cabeça e pescoço, Médico de tráfego
Ribeirão Preto
O tamanho das amígdalas acompanhado ou não do aumento concomitante das adenoides habitualmente não apresenta bons resultados para diminuição de tamanho com os tratamentos clínicos. Boa parte…