Gastroscopia: exame endoscópico do esôfago e estômago

O que é uma endoscopia digestiva?

É uma exploração do princípio do trato digestivo (esôfago, estômago e primeira parte do duodeno), conduzido por um endoscópio, um instrumento em forma de tubo  flexível óptico de fibra longa, acoplado a uma câmera e uma fonte de luz. Introduzido pela boca, permite o exame e a visão direta das lesões no esôfago, estômago e duodeno, e amostragem de tecido, se necessário. O gastroscópio pode ser conectado a um monitor de TV e permite tirar fotos e gravar vídeo para processar fita.

Como é uma gastroscopia?

Gastroscopia é geralmente realizada em unidades especializadas dentro do hospital ou clínica, e ambulatorial (sem renda). Não é um procedimento doloroso, mas pode causar náuseas. Então, um spray anestésico local é usado na garganta, e pode ser administrado um sedativo suave. Neste último caso, o paciente não pode dirigir ou operar máquinas durante o dia.

O paciente deita-se em seu lado esquerdo, e coloca a ponta do endoscópio em sua boca. Enquanto o médico irá inserir gentilmente o endoscópio, o paciente deve engolir (a sensação de engolir um grande pedaço de comida). Ao chegar ao estômago, é necessário introduzir ar para separar suas paredes e capaz de manobrar dentro. Isto pode causar (necessidade de arrotar). O exame é geralmente concluído em 10-15 minutos eo paciente pode deixar o hospital logo depois.

Para que realizar uma endoscopia digestiva?

É um teste  pedido pelo clínico geral ou especialista em aparelho digestivo ou cirurgia, dependendo dos sintomas e os resultados de outros testes. Em geral, é útil na investigação destes sintomas:

  • Dificuldade em engolir (disfagia).
  • A dor em queimação atrás do esterno (azia).
  • Indigestão e dores de estômago.
  • Dor ou azia.
  • Sangramento gastrointestinal.
  • Perda de apetite e de peso.

Gastroscopia é a melhor maneira de diagnosticar úlceras no estômago ou duodenal, gastrite, hérnia de hiato (que são hérnias do estômago), e é valioso para a detecção de tumores do esôfago, estômago e duodeno.

As lesões localizadas além do duodeno são normalmente fora do alcance do endoscópio. Às vezes é possível fazer biópsias da parte inicial do intestino delgado, útil no diagnóstico da doença celíaca.

Quais são as vantagens da endoscopia em relação a outros métodos de diagnóstico?

Radiografias com contraste oral (bário) do trato gastrointestinal são bem sucedidas nas mãos de especializados, e são menos intrusivos do que gastroscopia. No entanto, gastroscopia é mais precisa, permitindo a visualização direta da lesão a partir do trato gastrointestinal e também permite a amostragem de tecido para exame microscópico (biópsia).

A gastroscopia tem outros usos além do diagnóstico?

Intervenções cada vez mais são realizadas para tratar doenças digestivas através do gastroscópio:

  • Coagulação do sangramento de úlceras de estômago e duodeno
  • Remoção de pólipos e pequenos tumores no revestimento do esôfago ou estômago
  • Dilatação da estenose por processo inflamatório cicatricial do esôfago
  • Colocação de tubos expansíveis para dilatar os tumores do esôfago ou estômago que não são ressecáveis, e para permitir a alimentação oral.

Quais são as complicações da endoscopia?

A gastroscopia é um procedimento muito seguro e as complicações são raras. Estes incluem perfuração gastrointestinal e hemorragia, e estão relacionadas às intervenções mais complexas durante a (tais como a remoção de pólipos ou dilatando áreas apertadas).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A ENDOSCOPIA É FEITA COM SEDAÇÃO. O USO DA VIA VENOSA PODE PODE APRESENTAR UM QUADRO DE FLEBITE. O MELHOR É CONSULTAR COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA. PODE SER NECESSÁRIO FAZER USO DE CORTICOESTEROIDES…

O melhor a ser feito é consultar-se com um gastro/hepato, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas.

Olá! Normalmente,o jejum recomendando para realização de endoscopia digestiva alta é de 8h. Sugiro refeição leve no período noturno para facilitar a digestão e evitar resíduos alimentares no…

Ola , procedimentos de endoscopia e ou colonoscopia ,podem ter efeitos de tontura no período bem recente (dia do procedimento ou eventualmente no outro dia), muito provavelmente esta tontura…

Alguns pacientes podem sentir enjôos ou náuseas após a Endoscopia, mas estes sintomas costumam melhorar rápido.

Não é normal não.
A sedação utilizada em endoscopia geralmente perde efeito em 12h, no máximo.
Se ainda persistir o sintoma, recomendo que busque atendimento em uma unidade de saúde…

As Endoscopias, se feitas segundo protocolos de segurança, raramente trazem riscos mais sérios ou efeitos colaterais.
Caso esses efeitos aconteçam, mesmo que sejam raros, deixamos uma linha…

Antes de responder sua pergunta me remete a outra: o que faz de uma Endoscopia uma ótima Endoscopia?
Exponho sobre isso.

===============Falo a partir de minha própria experiência…

A tonteira logo após a endoscopia é normal. A dor no peito não é comum mas pode acontecer, porém se persistir procure um médico para avaliação. Inclusive para descartar causa cardiológica.

Pouco provável. Entendo que o sintoma que você relatou tenha mais a ver com a doença que motivou a realização da endoscopia do que com o procedimento em si. Retorne ao médico que pediu o exame…