O que é o diabetes gestacional?

Diabetes gestacional é um tipo de diabetes durante a gravidez e desaparece após o parto. Este distúrbio é mais comum em mulheres obesas e aquelas com história familiar de diabetes.

Qual é a causa da diabetes gestacional?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que regula níveis de glicose (açúcar). Durante a gravidez, as necessidades de insulina aumentam, e se o pâncreas não é capaz de produzir o que é necessário pode desencadear diabetes na gravidez. Após o parto, a necessidades de insulina volta ao normal e a diabetes desaparece.

Uma mulher que desenvolve diabetes durante a gravidez corre maior risco de posteriormente desenvolver diabetes tipo 2, pois a produção de insulina diminui com a idade. Este risco pode ser reduzido de forma significativa através da adopção de formas de vida mais saudáveis, incluindo: alimentação saudável, exercícios regulares e manter um peso normal.

Quais são os sintomas de diabetes gestacional?

Na maioria dos casos, diabetes gestacional não tem sintomas; eles são detectados em exames de rotina durante a gravidez. Raramente vêem quaisquer sintomas de diabetes (ver diabetes).

Triagem para diabetes gestacional

Em uma mulher grávida deve sempre verificar sua glicemia (açúcar no sangue, veja Diabetes). Mulheres que planeiam engravidar devem medir glicose no sangue, nas seguintes circunstâncias:

  • Se você tiver uma história familiar de diabetes mellitus tipo 1 ou 2.
  • Se você já tiver dado à luz a uma criança de mais de 4,5 kg.
  • Se você está acima do peso antes da gravidez.
  • Se você tiver mais de 35 anos.
  • Se em qualquer análise detecta açúcar na urina.

Quando os testes de sangue mostram níveis de açúcar no sangue ligeiramente elevados, mas não definitivamente diagnosticados diabetes, você deve fazer uma curva glicêmica para ter certeza. Se a curva de glicose no sangue é normal, ele deve fazer uma nova determinação de glicose no sangue a 32 ª -33 ª semana de gravidez.

Portanto, diabetes gestacional pode ser diagnosticada ou por uma simples determinação de glicose no sangue como uma curva de glicose.

Qual é o tratamento de diabetes gestacional?

  • Diabetes gestacional sempre requer tratamento com dieta.
  • Às vezes também é necessário administrar insulina para controle da glicemia.

Geralmente, quando necessário,  injeções de insulina de ação rápida devem ser usados ??antes das refeições e de ação lenta à noite. É sempre importante a supervisão médica por um especialista.

Que tipos de medicamentos utilizamos no tratamento da diabetes gestacional?

Diabetes gestacional é tratada com insulina apenas um dos seguintes tipos:

  • Insulina rápida ou cristal de insulina
  • Lente de insulina
  • Uma mistura de ambos.

No diabetes gestacional nunca use hipoglicemiantes orais (tomados por via oral) em forma de comprimido.

O que pode fazer uma mulher grávida?

Manter uma dieta saudável, sem gorduras animais e alimentos ricos em carboidratos complexos ou de absorção lenta (massas, arroz, legumes ...) e também frutas e legumes frescos.

A grávida, muitas vezes deve medir seus níveis de glicose no sangue para monitorar a eficácia do tratamento. Deve consultar o seu especialista diabético para gerenciar sua doença e do obstetra para monitorar a progressão da criança durante a gravidez.

Após a gravidez deve continuar verificações anuais para detectar diabetes novamente. A probabilidade de desenvolver diabetes mais tarde pode ser reduzida por:

  • Controle cuidadoso de evitar a obesidade do peso
  • Fazer uma dieta saudável
  • Exercitar regularmente
  • Evitando o cigarro.

Prognóstico da diabetes gestacional.

Diabetes mal controlada durante a gravidez acarreta sérios riscos para o recém-nascido como:

  • Hipoglicemia (baixo açúcar no sangue após o nascimento)
  • Excesso de peso ao nascer com aumento dos riscos e complicações durante o parto
  • Aumento do risco de defeitos de nascimento e outras doenças.

Para a mãe, como já mencionado, aumenta o risco subseqüente de diabetes mellitus tipo II, mas mesmo durante a gravidez também aumenta os riscos de hipertensão arterial e eclampsia (doença que faz com que o final da gravidez hipertensão grave e convulsões, e define sério risco para o feto e da mãe).

Um adequado controle médico de diabetes na gravidez reduz drasticamente os riscos associados.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Fernanda Toledo Lustosa de Andrade
Endocrinologista
Belo Horizonte
O diagnóstico de Diabetes Gestacional pode ser dado se houver alteração em qualquer um desses valores:
- Glicemia de jejum acima de 92mg/dL
- 1h após 75g de dextrosol acima de…

Olá! O tratamento do diabetes gestacional na grande maioria das vezes é somente com dieta, com um teor menor em
Carboidrato e uma pouco mais de proteína, em torno de 1800 kcal, não menos…

Dra. Alyk Vargas Alcobia
Ginecologista
São José Do Calçado
Olá, a curva glicêmica realizada em gestantes acima de 28 semanas como triagem para diabetes gestacional, deve ser feita com a dosagem em jejum, 60 e 120 minutos após a ingestão do dextrosol.…

Olá! O tratamento de diabetes gestacional e feito na maioria das vezes com atividade física e dieta contendo menor teor de carboidrato e um pouco mais de proteínas, visando uma glicemia de jejum…

Dra. Danieli Barreto Ferreira
Ginecologista
Rio de Janeiro
Recomendamos o acompanhamento nutricional para o programa de ganho de peso gestacional. Geralmente causas como obesidade, má alimentação e genética são causas comuns. Recomendo acompanhamento…

Dr. Ricardo Oliveira
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Como já muito bem explanado pelos demais colegas, embora seja comum a remissão do diabetes gestacional após o parto, num percentual pequeno a doença pode persistir e, num percentual maior, a…

É necessário saber em qual condição esse valor foi medido ( Jejum? Após a refeição?). Em geral, o diagnóstico de Diabetes Gestacional se dá em duas situações: glicemia superior a 200 medida em…

Dra. Kellen Pereira
Endocrinologista, Sexólogo
Rio de Janeiro
Quem teve Diabetes Gestacional, deve manter acompanhamento após a gestação, pois existe maior risco de apresentar Diabetes Mellitus tipo 2. Caso isso ocorra, deve ser iniciado o tratamento adequado.…

Dra. Alina Coutinho Rodrigues Feitosa
Médico clínico geral, Endocrinologista
Salvador
Existem outras condições patológicas que podem causar polidramnia. Em geral, após os testes habituais para diagnostico do diabetes (jejum, TTGO, monitoração da glicemia capilar) revelarem-se…