O que é?

Dislipidemia, que também recebem o nome de hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia, é a doença provocada pela presença de níveis elevados de lipídeos (gordura) no sangue. Embora os lipídeos sejam necessários ao organismo e responsáveis pela produção e armazenamento de energia e absorção de vitaminas, por exemplo, seu excesso pode causar o entupimento dos vasos responsáveis pelo fluxo sanguíneo no corpo.

Qual é a causa?

O aumento do colesterol, das triglicérides ou dos dois juntos gera o quadro de dislipidemia. A Associação Médica Brasileira classifica a doença em dois tipos. A primária teria origem genética, mas seria agravada pelos maus hábitos alimentares e sedentarismo, capazes de desencadear seu surgimento. A secundária seria causada por medicamentos (diuréticos, betabloqueadores e corticosteroides), doenças (hipertireoidismo e insuficiência renal crônica), alcoolismo e uso de altas doses de anabolizantes.

Quais os sintomas?

Muitas dislipidemias são assintomáticas e podem ser descobertas apenas quando surge um problema mais grave como arteriosclerose, angina, infarto do miocárdio, AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência vascular periférica, entre outras doenças.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico não é suficiente para o diagnóstico, mas pode apontar na direção desse caminho. O médico deve estar atento aos fatores de risco, especialmente em relação à hereditariedade. Um exame de sangue é capaz de confirmar a suspeita.

Qual o tratamento?

O médico pode recomendar a mudança de hábitos alimentares e de vida combatendo o sedentarismo. Porém, na maioria das vezes é necessário utilizar medicamentos para reduzir os índices de gordura (especialmente o colesterol) no corpo.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sim! A ocorrência de dislipidemia não está associada a faixa etária e sim a fatores ambientais, ou seja, alimentares e genéticos.

A dislipidemia é quando as taxas de colesterol e triglicerídeos estão elevados ou seja, as taxas de gorduras na corrente sanguínea estão acima do permitido. Uma das possíveis causas é o estilo…

Bom dia!
Nunca li nenhum artigo científico sobre esse assunto.
A colega nutricionista, Maria Rangel, colocou com bastante propriedade sobre o tema, mas o nosso arsenal terapêutico…

Faça todas recomendações dos colegas já descritas e com certeza seu colesterol vai voltar a niveis normais.

Parabéns a Dra Luiza braga e ao Dr Fábio Gomes pela brilhante explicação.

Áreas afins podem ser tratadas por ambas especialidades. O endocrinologista irá avaliar associação com pre-diabetes, obesidade, e orientacão geral sobre a dieta . O cardiologista abordará…

Olá. Apenas complementando....
O mecanismo de ação desse grupo de medicamentos (sinvastatina, pitavastatina, atorvastatina, rosuvastatina) é inibir a síntese de uma enzima dentro da célula…

Acrescentando ao comentário acima, quando o risco cardiovascular for significativo, podemos associar às medidas de estilo de vida, o uso de estatinas. É
necessário, entretanto avaliar…

Sua dúvida é muito interessante, e bastante complexa a resposta. Dislipidemia é um assunto bastante amplo, e reúne vários tipos de distúrbios.

No seu caso, diabético, nasce em parte…

Cardiologista, endocrinologista para fazer o tratamento medicamentoso e Nutricionista para fazer o tratamento dietético.

Fibratos são utilizados no tratamento de hipertrigliceridemia e prevenção de aterosclerose (exemplos: clorfibrato, ciprofibrato, bezafibrato, genfibrozila, fenofibrato); As estatinas e os sequestradores…