O que é?

O transtorno da identidade sexual ou de gênero é uma questão de ordem médica e psicológica que ocorre quando um indivíduo de um determinado gênero biológico (homem ou mulher) se identifica mais com pessoas do sexo oposto. Isso não tem relação com sua orientação sexual e lhe causa enorme desconforto. Os mais comuns transtornos da identidade sexual são: - Transexualismo: o indivíduo tem o desejo de viver e ser aceito como uma pessoa do sexo oposto. - Travestismo bivalente: Para satisfazer o desejo de viver como um indivíduo do sexo oposto, a pessoa faz uma experiência temporária nesse sentido através das vestimentas. Todavia, vestir-se como um indivíduo do sexo oposto não lhe traz qualquer prazer sexual. - Transtorno da identidade sexual na infância: manifesta-se antes da puberdade. É caracterizado por um extremo sofrimento da criança em relação ao sexo a que ela pertence e a vontade de ser do outro sexo.

Qual é a causa?

Não há uma definição clara sobre as causas desse transtorno sexual. Há hipótese de que seria provocado por fatores biológicos, mas normalmente prevalece a tese de que a predominância dos transtornos de identidade sexual se dá por questões psicológicas.

Quais os sintomas?

Em adolescentes e adultos, o sintoma claro é o desejo expresso de se ver livre das características de seu sexo e passar a assumir as do outro sexo até mesmo com a utilização de hormônios, por exemplo. No caso de crianças, são listados uma série de outros comportamentos: - insiste em dizer que é do sexo oposto - preferência por utilizar roupas do sexo oposto - nas encenações de faz de conta assume o papel de personagens do sexo oposto - desejo de participar de brincadeiras se passando por pessoa do sexo oposto - forte preferência por amizades com pessoa do sexo oposto

Como fazer o diagnóstico?

No caso de adultos e adolescentes, uma entrevista é suficiente para fazer esse diagnóstico. No caso de crianças, é preciso que sejam preenchidos ao menos quatro dos cinco quesitos listados acima.

Qual o tratamento?

A psicoterapia é o tratamento mais recomendado. Em casos extremos, há possibilidade do uso de hormônios ou mesmo da realização de cirurgia para mudança de sexo.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Eduardo Carvalho
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oi. Espero que esteja tudo bem com vc. Essa questão de como vc se sente e como vc se vê NÃO é uma questão de escolha. E para lidar com tudo isso, eu indico vc fazer terapia com um psicólogo especializado…

 Juliano da Silva de Souza
Psicólogo
Canoas
Olá, tudo bem? Temos questões a serem pensadas a partir da tua pergunta. A primeira questão é o conceito de normalidade, que pode ser muito mais amplo do que conhecemos. Nessa ideia, podemos…

Dr. Diego Brito
Psiquiatra
Montes Claros
Olá! Tudo bem?
A princípio, o uso das medicações não tem relação direta com lembranças da infância. Caso isso não seja desconfortável ou te traga sofrimento, não há problemas.

 Clarete Galdino
Psicólogo, Sexólogo
Marília
Olá tudo bem ? Gostaria muito de lhe trazer uma resposta que fosse trazer muito alívio para seu coração. Mas somente uma psicoterapia poderá lhe ajudar de verdade. Um processo terapêutico será…

Boa noite, feliz ano novo!
Sexualidade humana é uma coisa complexa e ainda mais na adolescência. Não dá para dizer com que idade está totalmente resolvida a orientação sexual de uma pessoa.…

 Mariane Cabral
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Oioi!
A questão de gênero vai muito além de roupas e acessórios, mesmo isso tudo sendo usado como formas de expressão.
A identidade de gênero é algo muito mais abstrato e intenso…

 Thiago Vaitsman Bastos .
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
A composição da sexualidade humana é extremamente singular e, muitas vezes, traumas produzem dissociações do campo afetivo e sexual. Isso não significa, obrigatoriamente, que ele não o ame.…

Dr. Sergio Zusman
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Dentro do mundo mental quase tudo é possível. Teria que entender melhor toda sua história de vida para poder lhe compreender melhor. Não existe "cura gay". Existe sim, um trabalho longo…

 Fatima Batista
Psicólogo
Jundiaí
Primeiramente é normal achar pessoas do mesmo sexo bonita, sem a necessidade de se relacionar com elas, mas o que você descreve é um dos sintomas do HOCD, esse medo de estar atraído por pessoas…