Neoplasias do mediastino - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - neoplasias do mediastino

Juliana Brandao Folador Morellato

Juliana Brandao Folador Morellato

Cirurgião torácico

São Paulo

Rodrigo Nina

Rodrigo Nina

Cirurgião torácico

Campo Grande

Matheus Alves Catae

Matheus Alves Catae

Cirurgião torácico

Belo Horizonte

João Bosco Lacerda de Camargo Neto

João Bosco Lacerda de Camargo Neto

Cirurgião torácico

Brasília

Airton Schneider

Airton Schneider

Cirurgião torácico

Canoas

Eduardo Ferreira Calsavara

Eduardo Ferreira Calsavara

Cirurgião torácico

Belo Horizonte

Perguntas sobre Neoplasias do mediastino

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Neoplasias do mediastino

Primeiramente deves fazer revisão com o cirurgião que realizou o procedimento do seu marido, para avaliar a associação entre o tratamento realizado e os sintomas atuais. Concomitantemente, deve…

Especialistas falam sobre Neoplasias Do Mediastino

O mediastino é situado entre os pulmões, anterior ou posteriormente ao coração. Nesse espaço existem linfonodos, nervos e orgãos (ex. timo) que podem abrigar doenças tumorais, infecciosas ou imunológicas. A abordagem do mediastino é possível por diversas técnicas e isso depende da suspeita diagnóstica. Existem situações onde apenas uma punção (com agulha guiada por ultrassom ou tomografia) é suficiente para determinar o tratamento. Contudo, muitas vezes é necessária a remoção de todo o orgão (ex. Timectomia) ou tumores de maior tamanho. Utilizamos técnicas minimamente invasivas como a videocirurgia e a robótica. Nosso time é pioneiro em ambas as técnicas no Brasil.

Ricardo Sales Dos Santos

Cirurgião torácico

São Paulo


As neoplasias do mediastino podem ser benignas ou malignas e frequentemente exigem abordagem cirúrgica, seja para diagnóstico e/ou para tratamento. Para uma adequada análise quanto a necessidade ou não de cirurgia, é fundamental a avaliação por um cirurgião torácico. Caso uma cirurgia seja necessária, as técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (com pequenos cortes, ao invés de grandes incisões) oferecem a possibilidade de diagnóstico e tratamento com excelentes resultados, às custas de uma menor agressão ao organismo. O melhor aspecto estético, a menor dor no pós-operatório, a recuperação mais rápida e com menos complicações fazem com que estas técnicas sejam nossa opção de escolha.

Fernando Vannucci

Cirurgião torácico

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Neoplasias do mediastino?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.