A síndrome de asperger era definida como um transtorno específico do espectro autista pelo DSM-IV. Atualmente o DSM-V o classifica dentro do autismo leve.

As principais características da Síndrome de Asperger são inteligência normal ou elevada, linguagem rebuscada, interesses específicos e rotinas rígidas, habilidades sociais pouco desenvolvidas e dificuldade no entendimento e expressão de emoções.

É mais comum em meninos e a prevalência na população varia de acordo com os critérios diagnósticos utilizados, de 0,3 a 48 por 10000 crianças.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Concordo com os profissionais acima, acho interessante a procura de um profissional para estabelecimento de um diagnostico mais preciso. Qual seria o diagnóstico de base? pois sem duvida, há…

Bem, sabemos o quanto é difícil para os asperger lidarem com mudança de rotinas e regras. No caso desta criança, ela perdeu de uma certa forma, o NORTE dela, precisará ser feito um trabalho estruturado…

 Caroline L. L. Nogueira
Psicólogo
Sorocaba
É possível sim, pois dentro do Espectro, atualmente o Asperger tem o nome de Autismo Leve de Alto Funcionamento, ou seja, provavelmente seus sintomas são bem sutis, e possivelmente com dificuldade…

Não há relação direta entre a síndrome e a preferência por pessoas mais velhas. Cada caso é um caso.
O ideal é um psicologo investigar a relação para tentar identificar o que mais conforta…

 Teresa Cristina de Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Goiânia
Olá! A cooperação entre psicólogo e psiquiatra é muito importante, o diagnóstico é fechado a partir da avaliação neuropsicológica, feita por psicólogo com especialização nesta área, o resultado…

A riqueza de consultar outros profissionais é justamente ser avaliado por um ponto de vista diferente e neutro. Por isso concordo com as colegas que não deveria levar na primeira consulta, para…

 Roberto Souza Mendes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Nova Iguaçu
Que pergunta maravilhosa... sou Neuropsicólogo humanista e asperger... não só vivo mas trabalho com autismo. E sim... hiperfoco não só muda de um assunto para outro, como entre essa mudança ocorre…

 Liliane Eunice de Souza França
Psicólogo
São José dos Campos
Olá, acredito que há momentos em que nos identificamos com determinados quadros, mas isso não quer dizer necessariamente que tenhamos algum problema apenas por ter algumas características. O…

Dra. Edicleia Neves
Psicólogo, Psicanalista
Saquarema
Realizar um diagnóstico não é uma tarefa fácil, princialmente pelo fato de estar "enquadrando" um sujeito em uma norma e regra de funcionamento. Sendo os sujeitos múltiplos e cheio…