Distimia é um transtorno do humor assim como a depressão porém ocorre de uma forma crônica, com a persistência de tristeza por longo tempo (pelo menos dois anos), durando a maior parte do dia, na maioria dos dias.
Além da tristeza pode estar presente também alteração do apetite, do padrão de sono, sensação de diminuição de energia, baixa auto estima, com pensamentos de menos valia, culpa, de não ter valor ou pessimismo intenso.
Trata de uma patologia crônica. Também é conhecida como a doença do mau humor, pois as pessoas que sofrem desta doença são cronicamente mau humoradas.
Muitas vezes está associada a outras doenças como depressão, ataques de pânico e ansiedade, quadros dolorosos, o que leva aos pacientes procurarem vários especialistas sem sucesso.
O tratamento é com medicamento e psicoterapia. Atividade física e cuidados com o sono e alimentação fazem parte do tratamento também.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Oie, como está?
Alguém que tenha quadro de alexitimia tem dificuldade de identificar, nomear e sentir emoções. Assim, a base das intervenções, para essa questão específica, está relacionada…

Olá, seria importante você procurar fazer uma psicoterapia (psicólogo) com o intuito de se aprofunda nas questões geradoras desses conflitos, analisando o seu discurso podemos deduzir que você…

Nenhuma medicação, por mais moderna que seja irá trazer resultados frente ao que você se queixa. Não há pílula mágica que resolva as questões e impasses que nós mesmos nos colocamos.
A…

O tempo de tratamento vai depender da pessoa e da intensidade do transtorno, aconselho você procurar um profissional especializado para poder avaliar a sua situação mais detalhadamente.

A dor de cabeça é um sintoma secundário de uma variedades doenças, no entanto, não é um sintoma especifico da Distimia pode ser um efeito secundário, seja por uma noite mal dormida, estresse..…

Os exames da atividade cerebral são chamados de PET (tomografia por emissão de pósitrons) e SPECT (tomografia por emissão de fótons). São utilizados em pesquisas sobre diversos transtornos mentais…

Os sintomas das patologias citadas, podem se confundir. Para dirimir suas dúvidas, seria necessário que procurasse um Psiquiatra. Mas mais importante do que nomear os sintomas que sente, seria…

A distimia pode realmente apresentar todos estes sintomas, inclusive a perda da libido. É importante excluir causas orgânicas que também podem causar este problema. O uso de medicamentos como…

A Aleximia é um distúrbio neurológico que provoca no indivíduo a incapacidade de controlar e reconhecer suas emoções, levando-o a ter dificuldades de expressar seus sentimentos, suprimindo suas…

Desde que você não tenha nenhum transtorno de ansiedade além da distimia a bupropiona é sim uma boa escolha. Ela é um dos poucos antidepressivos que raramente prejudica a libido (pode inclusive…