O que é?

Transtorno de aprendizagem é a dificuldade apresentada pela criança para acompanhar o aprendizado compatível com sua idade. Esses transtornos são classificados como primários (quando não há qualquer problema de saúde ou de desenvolvimento da capacidade intelectual) e secundários (decorrentes de problema físico ou mental). Os principais transtornos são: - Acalculia: incapacidade de realizar cálculos matemáticos simples. - Aglossia: dificuldade para se expressar. - Discalculia: desordem neurológica que afeta a habilidade de entender e manipular os números. - Disgrafia: dificuldade de escrever (caligrafia e coerência). - Dislexia: dificuldade de ler, escrever e soletrar. - Disortografia: dificuldade no desenvolvimento da linguagem escrita. -Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): síndrome caracterizada pela desatenção e impulsividade das crianças.

Qual é a causa?

Não há um motivo causador claro para a grande maioria dos transtornos. Acredita-se que estejam ligados a problemas neurológicos. Porém, fatores ambientais não são descartados como motivadores ou mesmo como agravantes das situações.

Quais os sintomas?

O maior sintoma é o baixo desempenho escolar. Isso gera uma série de problemas corelatos. A criança tem uma queda na autoestima e fica muito insegura uma vez que sofre críticas dos pais e professores além das provocações dos colegas.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser feito através de entrevista com as pacientes e observação de seu comportamento. Não há qualquer exame laboratorial ou de imagem que possa comprovar os transtornos de aprendizado primários. Isso só ocorre em relação aos transtornos de aprendizado secundários.

Qual o tratamento?

No caso dos transtornos de aprendizado secundários, não há opção de tratamento. Já em relação aos primários, o próprio crescimento da criança ajuda com que eles sejam minimizados ou desapareçam. Pode-se utilizar os serviços de psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, por exemplo, para ajudar no desenvolvimento das crianças. Em alguns casos, há a opção do uso de medicamentos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Leonel de Alencar Moreno
Psicólogo
Itajaí
Primeiramente, sua atenção está sendo canalizada para outro foco, outro desejo que voce considera mais importante do que aprender, ou algum problema que voce precisa resolver. Neste caso voce…

Dra. Taiza Renata
Psicólogo
Barueri
Quantos anos tem o seu filho? Ele é filho único? Há quanto tempo ele estuda nesta escola? Desde quando ele apresenta estes comportamentos? É preciso fazer uma entrevista mais abrangente para…

Completando a resposta do colega, sugiro que consulte um neurologista para avaliação. Observe a si mesma (o), se tem se alimentado corretamente, dormido o suficiente, se toma água regularmente,…

Li na biografia de Einstein que aos 4 anos ainda não falava e que especialistas diziam que aquela criança nunca seria alguma coisa na vida, então sem pânico, mas faça uma avaliação com uma fonoaudióloga…

Prof. Glauce Rodrigues Costa
Psicopedagogo
Bertioga
As crianças aos seis anos de idade já são capazes de reconhecer as cores sim. Inclusive já estão em fase de alfabetização. Nesse caso, seria importante uma avaliação psicopedagogica, para detectar…

 Eliane Pereira Mello
Psicólogo
São Paulo
Olá! Seu filho está no período de alfabetização. Por isso, é necessário entender como a professora percebe essa dificuldade. Vários fatores podem influenciar nesse período. Podemos considerar…

Podem sim. Podem ser sintomas relacionados a algum transtorno de ansiedade. Para saber ao certo entretanto somente fazendo uma avaliação inicial com um psicólogo ou psiquiatra. A psicoterapia…

Olá! Testes relacionados a QI ainda são questionados por boa parte da comunidade científica entretanto ter qualquer dificuldade de aprendizagem é comum, provavelmente você vai bem nas matérias…

 Eliane Pereira Mello
Psicólogo
São Paulo
Olá!
As queixas de memória podem ocorrer por diferentes aspectos. É necessário saber se essa dificuldade de aprendizado te acompanha desde criança ou se vem se apresentando nesse período…

 Tânia Maria Magalhães
Psicólogo
Contagem
Olá,
Certamente um neuro poderá emitir um diagnóstico caso haja algum problema neurológico.

Mas preste atenção no modo como essa dificuldade aparece: se é em um conteúdo…