É normal uma criança de dois anos, que não tem problemas de audição, não falar palavras ainda?

29 respostas
É normal uma criança de dois anos, que não tem problemas de audição, não falar palavras ainda? Ou seja, conversa, mas ninguém entende.
 Jair Cerqueira
Psicólogo
Osasco
Olá, o desenvolvimento da linguagem tem uma grande variação e depende de cada criança, se você observa que ela tem dificuldades no ato de expressar as palavras então procure ajuda médica com o pediatra e uma avaliação com o otorrino e veja qual será a conduta, depois se houver ainda necessidade faça uma avaliação com uma fono(o) para descartar qualquer preocupação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No processo de aquisição de linguagem é importante que haja estimulação (contar histórias, falar com a criança, etc.), no entanto, existem algumas crianças que mesmo recendo tais estímulos apresentam um desenvolvimento mais lento ou às vezes nulo, o que causa muito angústia familiar. Neste sentido, sugiro que procure o auxílio de um profissional de fonoaudiologia que poderá orientar e avaliar melhor o caso e se for necessário esse mesmo profissional fará os demais encaminhamentos pertinentes. Um abraço
Dra. Sandra Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Passe por avaliação com fonoaudiologia um psicodiagnóstico infantil também. O processo da fala nunca é tão linear que possa ser previsto com acerto total. Muitas crianças as vezes passam um pouco do esperado, mas conseguem se desenvolver. Procurar conversar bastante com a criança, tentar deixar que ela tente se expressar ao invés de " adivinhar" o que ela quer é uma boa estratégia. Fazer a criança repetir algumas palavras em joguinhos com figuras que se repete o nome do animal ou da cor também são boas dicas, mas em primeiro lugar busque uma avaliação.
Boa sorte!
Dentro do desenvolvimento infantil, não é muito comum , mas pode ser falta de estimulo verbal. Procure um fonoaudiólogo, caso necessário, um psicologo infantil na área de desenvolvimento linguístico.
Dra. Tatiana Corinaldesi
Psicólogo
Peruíbe
Olá, de maneira geral é sempre necessário uma investigação mais detalhada, mas observe, se a criança tem 2 anos e fala algumas palavras que você entende como mamãe, papai, e algumas outras coisas você não entende é normal, se não dá pra entender nada, é preciso estimular, contar histórias, mostrar objetos e falar o nome do objeto, conversar com a criança, cada criança tem seu tempo no desenvolvimento e aprendizado, porém fique atenta, com 3 anos ela já deve falar muitas palavras que podemos entender, caso mesmo estimulando, não melhores, procure ajuda de um profissional. Crianças com problemas de fala, pode estar relacionado a vários fatores, procurando um psicólogo infantil ele poderá realizar um psicodiagnóstico e indicar para outro profissional caso seja necessário como por exemplo fonoaudiólogo e neurologista.
 Karina Petroli
Psicólogo
Bento Gonçalves
Pode ser falta de estímulo, porém acredito que uma avaliação com neurologista é o mais indicado para descartar outros transtornos relacionados ao desenvolvimento. Se for necessário o mesmo realizará um encaminhamento para outro profissional como fonoaudiólogo, psicologo infantil e assim por diante.
Abraço
Prof. Maria Alice M. Bampi
Psicopedagogo
Florianópolis
Acrescento que: Uma boa escola de educação infantil também ajuda muito a desenvolver a comunicação. "Urso, vem aqui tomar água" pode ser dito pela criança de dois anos: "US US CA RUÁ" . Observe o que ele quer comunicar. Não corrija. Apenas demonstre que entende o que ele quer dizer e dê o padrão correto.: "Isto, filho. Chame o URSO PARA TOMAR ÁGUA. URSO, URSO VENHA CÁ TOMAR ÁGUA..." Converse muito com ela, leia histórias e cante músicas repetitivas. Aproveite a hora do banho para citar as partes do corpo. A fala é uma imitação e o ambiente fundamental para desenvolve-la. Se ainda assim não aparecer bons resultados, procure especialistas da fonoaudiologia que saberá lhe encaminhar para outros profissionais se for a necessidade.
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Com dois anos já é esperado que a criança apresente uma fala mais compreensiva e esteja formando frases simples, não sendo este o caso lhe sugiro levá - lá para uma avaliação fonoaudiológica, pois sendo descartado problemas auditivos ainda temos outras áreas para avaliar como os órgãos fonoarticulatorios que caso apresentem alterações podem atrapalhar a intengibilidade da fala e dificultar o seu desenvolvimento também. Desejo boa sorte e me encontro a disposição.
 Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André - Pb
Boa tarde!
Nós temos uma base X para ideia média do tempo de desenvolvimento, o que isso quer dizer? É esperado que uma quantidade maior de crianças tenha o desenvolvimento da fala até certa idade; o que não quer de forma nenhuma dizer, que não é possível que, algumas crianças , desenvolvam a fala mais tardiamente (em relação à média). Isso não necessariamente é uma "anormalidade". Muitos fatores (internos, externos ou ambos) podem alterar o tempo de desenvolvimento da fala.
É importante, para não neglicenciar, que a criança possa passar por avaliação neuropsicológica, para análise da parte física e emocional envolvida no desenvolvimento da fala. Desta forma, sugiro que procurem um Neuropsicólogo.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Bom dia, meus colegas já sugeriram bastante caminhos para ter uma ajuda, o que desejo sublinhar é a importância de não estar ai corrigindo sempre as palavras pronunciadas da criança, leiam divagar e releiam livros de historias infantis para que a criança saiba se organizar na pronuncia das palavras alem de procurar um profissional para ter um diagnostico adequado, não sejam ansiosos com ele.
Olá...
Algumas crianças tem um atraso, nem todas acompanha o mesmo tempo, mas considero muito importante uma avaliação com fonoaudiologo.
Abraços!
 Ana Paula Carneiro
Psicólogo
São José dos Campos
Olá
Muitos médicos divergem sobre essa questão, apontando que cada criança tem a sua idade para falar. Porém de acordo com o desenvolvimento neurológico, uma criança precisa começar a falar com um ano e meio, com dois anos uma criança já consegue falar até 200 palavras ou mais. Se uma criança com dois anos não está falando ela tem um atraso de linguagem, que pode ser algo temporário por falta de estímulo ou questões emocionais, ou pode ser indicativo de algum transtorno. Procure um profissional!
 Teresinha Silveira
Psicólogo
Recife
Acredito que já tenha orientações satisfatórias dos colegas acima. Mas de fato o tempo de desenvolvimento foge um pouco ao tempo normal da maioria das crianças, mas cada um tem suas respostas aos estímulos. O melhor era levá-la para avaliação com um profissional de fonoadiologia ou neuropsicólogo. Isso a deixará mais tranquila quanto às suas dúvidas.
Dra. Fernanda Barbosa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Ainda que se tenha a perspectiva de uma idade ideal para a criança expressar as palavras claramente, é importante salientar que cada criança tem a sua singularidade, e, mesmo não estando dentro dos “padrões” estipulados, isto não significa dizer que necessariamente não seja normal. Como psicóloga especialista em pediatria, sugiro que converse com o pediatra, para colocar suas preocupações e tirar suas dúvidas neste sentido. Às vezes, a avaliação de um fonoaudiólogo pode auxiliar, se for o caso. Mas, tudo dependerá do que considera ser este “falar que não se entende”, que é também uma forma de linguagem. De todo modo, vale observar e fazer o acompanhamento adequado.
 Fatima Caseiro
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Cada indivíduo é ÚNICO, pois tem sua própria história de vida, sua composição genética exclusiva e vive dentro de um contexto específico de aprendizagem. No entanto, existem os Marcos do Desenvolvimento Infantil, ou seja, atitudes que são esperadas em cada faixa etária. Devemos sempre estimular e incentivar suas conquistas e superações, como também instigar sua natural curiosidade, sobre o mundo que a cerca. A criança aprende brincando, interagindo, experimentando e explorando. Os marcos do desenvolvimento ajudam pais e profissionais a identificar qual(is) comportamentos precisam ser ensinados e estimulados e também sugerem que uma atenção especial seja dada à criança que ainda não esteja se desenvolvendo de maneira integral. É comum escutarmos que cada criança se desenvolve no seu tempo e que depois ela recupera o atraso. Mas é preciso cuidado. Um atraso real não diagnosticado pode gerar outros problemas e a perda de tempo precioso para iniciar um tratamento o mais brevemente possível. Converse com a(o) pediatra do seu filho para procurar ajuda especializada.
 Alessandra Alexandrini
Psicólogo
São Paulo
Pode estar relacionado não apenas ao desenvolvimento da criança, como também em relação a como essa criança está sendo desenvolvida e se apresenta alguma questão anatômica na língua ou garganta. É necessário não apenas uma avaliação neurológica como também de especialista da fono. As questões psicológicas e comportamentais também devem ser avaliadas. Encontro-me à disposição.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Se com 2 anos esta criança conversa e ninguém entende, parece que está interessada em se comunicar. Talvez seus recursos não sejam capazes de organizar a linguagem, tal situação pode ser tanto na decodificação da linguagem, quanto da estrutura física que envolve falar. Acredito que uma fonoaudióloga possa avaliar e encaminhar se há uma questão neste sentido.
Dra. Leidiane Rosa da Silva
Psicólogo, Psicopedagogo
Goiânia
Normal é que a criança de 2 anos já apresente repertório verbal. Por imaturidade talvez não consiga expressar-se de forma 100% compreensível. Sugere-se que uma criança desta idade apresente um repertório verbal de cerca de 200 palavras. Sugere-se também que na dúvida a criança seja avaliada por um profissional do desenvolvimento infantil. Quanto mais precoce os estímulos para as crianças que apresentem dificuldades na fala mais rápido ela atinge seu desenvolvimento esperado. Abraços!
 Barbara Gonzalez da Fonseca
Psicólogo
São Paulo
Com 2 anos já é esperado que a criança tenha uma fala mais compreensível do que descrita. O desenvolvimento na primeira infância é uma etapa muito importante, por isso, aconselho um psicodiagnóstico com uma psicóloga infantil juntamente com a avaliação de uma fonoaudióloga para avaliar o caso e estabelecer um planejamento de ação adequada para auxiliá-los da melhor maneira possível!
Dr. Paulo S. Designe
Psicólogo
Santo André, SP
Cada pessoa é diferente da outra. Mesmo entre irmãos poderá haver grandes diferenças, uma anda antes, o outro fala antes, etc... de qualquer forma é muito importante você procurar um profissional de fonoadiologia ou neuropsicólogo.
 Hugo Santos Silva
Psicólogo
Araruama
Mesmo considerando que o desenvolvimento infantil é diferente para cada indivíduo, no que tange a aquisição da linguagem esse processo ocorre com a estimulação da criança, seja no diálogo familiar, contação de histórias, músicas e outras. Portanto, a fim de verificar se há alguma outra questão biológica sugiro que a criança seja avaliada por um profissional de fonoaudilogia e especialistas médicos pediatras ou neurologias pediatras. Vale ressaltar, que pode benéfico entender o contexto familiar para entender se há alguma falta de estimulação, portanto, acompanhamento com um profissional de Psicologia pode ser muito benéfico nesse momento.
Olá, tudo bem?
Neste caso, oriento agendar uma consulta, estou com horários livres para tratarmos com mais atenção este assunto.
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Parece um atraso de linguagem,seria interessante fazer uma avaliação com fonoaudiólogo.
Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente
É compreensível ter preocupações sobre o desenvolvimento da linguagem de uma criança aos dois anos. Cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, mas aqui estão algumas informações gerais para ajudar a entender o que pode ser esperado nessa idade:

O Que é Comum
Balbucio e Sons: Muitas crianças de dois anos ainda estão na fase de balbuciar ou fazer sons que podem não ser facilmente compreendidos por adultos.
Palavras Simples: Algumas crianças podem começar a usar palavras simples ou até pequenas frases, mas isso varia.
Entendimento: Mesmo que a fala não seja clara, a criança pode entender bem o que os outros dizem e seguir instruções simples.

Quando Observar Mais de Perto
Se a criança:
Não usa palavras para expressar necessidades ou desejos.
Não responde a perguntas simples ou instruções.
Não parece interessada em interagir verbalmente com outras pessoas.

O Que Fazer
Estimulação da Linguagem: Ler para a criança, cantar músicas e conversar com ela pode ajudar a estimular o desenvolvimento da linguagem.
Consulta Médica e Neuropsicológica: Se houver preocupações significativas, é sempre uma boa ideia consultar um pediatra ou um psicólogo especialista em Avaliação Neuropsicológica, para uma avaliação mais detalhada.

OBS: Cada criança é única, e o desenvolvimento da linguagem pode variar bastante. O mais importante é oferecer um ambiente rico em linguagem e amor, enquanto se observa o progresso no tempo. Se houver preocupações, buscar orientação profissional pode ser um passo útil para garantir que a criança receba o suporte necessário.
Olá!
A comunicação pode ser dar de diversas formas, e através das palavras (de acordo com os marcos do desenvolvimento infantil) é esperado que a criança com dois anos formule frases com 2 a 4 palavras, repita palavras que ouviu em uma conversa, por exemplo. Porém, é importante que você procure um profissional especializado (pediatra, neuropediatra) para responder suas dúvidas de forma adequada quanto ao desenvolvimento da criança, pois cada criança pode ter um tempo específico para se desenvolver, e o profissional poderá observar melhor se há um atraso significativo que necessite de algum tipo de intervenção.
Abraço.
Criança não verbal sem problemas auditivos deve ser investigado Transtorno do Desenvolvimento Intelectual , Transtorno do Espectro Autista, ou outras possibilidades. Mas para diagnosticar só a criança fazendo psicoterapia.
 Daiane Silva de Souza
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! Nessa idade, é esperado que a criança já esteja falando algumas palavrinhas com intenção comunicativa — ainda que a pronúncia não seja totalmente clara. Se ela conversa no próprio “idioma”, mas ainda não fala palavras compreensíveis (como “mamãe”, “água”, “dá”), mesmo sem alterações auditivas, é importante observar com mais atenção.

Penso que mais importante do que se apegar a marcos rígidos é escutar o que esse ritmo de desenvolvimento está mostrando. Às vezes, pode ser apenas uma variação individual. Mas também pode ser um sinal de atraso na linguagem que merece intervenção precoce.

Nesses casos, uma avaliação com fonoaudióloga e psicóloga pode ajudar a compreender melhor o desenvolvimento da comunicação — e orientar a família de forma cuidadosa e sem alarmismo.

Se quiseres conversar sobre esse processo, fico à disposição!
oiii, tudo bem ?
Até os dois anos de idade, espera-se que a criança já esteja falando algumas palavras com sentido, como “mamãe”, “papai” ou nomes de objetos do dia a dia. Quando a criança nessa faixa etária emite sons e tenta se comunicar, mas ninguém compreende o que ela diz, pode ser um sinal de atraso na linguagem expressiva. Isso não significa necessariamente um problema grave, mas é algo que merece atenção. Alguns fatores, como excesso de uso de telas, falta de interação verbal ou mesmo características individuais do desenvolvimento, podem influenciar esse ritmo. O ideal é procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação mais detalhada. Quanto antes for feito o acompanhamento, maiores são as chances de intervenção precoce e melhores os resultados para o desenvolvimento da linguagem.
o esperado é que uma criança aos dois anos esteja falando frases simples. Se ela apresenta atraso na fala é importante procurar um neuro ou psicólogo para investigação.

Especialistas

Glaci Fabris

Glaci Fabris

Psicopedagogo

Braço Do Norte

Daniela Bichara

Daniela Bichara

Psicólogo

Jundiaí

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Thaís Noelli Bignani Rodrigues

Thaís Noelli Bignani Rodrigues

Fonoaudiólogo

São Bernardo do Campo

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de aprendizagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.