Já fui o chamado "bom aluno", mas de uns anos p/ cá, me acostumei a entrar no "piloto automático"

28 respostas
Já fui o chamado "bom aluno", mas de uns anos p/ cá, me acostumei a entrar no "piloto automático" durante aulas e momentos do dia. Inclusive recentemente bati o carro assim. Agr estou sentindo uma dificuldade de reter informações ou me concentrar. Qual profissional profissional/especialidade procuro?
Olá, você pode procurar um psicólogo e/ou psiquiatra, para uma avaliação detalhada do seu quadro emocional.

Att, Renata Freitas

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Estimado (a) apartir do momento em que você percebe que seus comportamentos citados tem dado prejuízos significativos nas áreas de sua vida e apartir do momento que você identifica que atenção e concentração encontra-se prejudicadas, denomina importância de avaliação de médico psiquiatra para constituir diagnóstico preciso e acompanhamento com psicólogo especialista em saúde mental e que trabalhe em ênfase da terapia cognitivo-comportamental justamente para adequar estes comportamentos citados por você que no momento encontra-se prejudicados. espero ter contribuído para o esclarecimento da sua dúvida. Abraço!
Dra. Rosana Mazzon
Psicólogo
São Paulo
Olá! Inicialmente vc deve procurar um psicólogo que o ajudará a entender o que está fazendo vc sair do foco. Quais são suas crenças limitantes ou seja quais são seu medos. Após esta avaliação, este profissional verificará a necessidade de procurar um psiquiatra ou neurologista. Grande abraço.
O fato de você ter essa percepção é muito relevante. A momentos em nossa vida que tudo vai bem e em perfeita harmonia, mas as vezes num passo de magica, tudo começa a desmoronar. Nesse momento, precisamos de um profissional que nos acolha, nos ajude a reencontrar e dar continuidade os nossos objetivos. Esse profissional é o psicologo, que esta habilitado também a fazer direcionamento a outros profissionais, caso necessário.
Abs
 Cristina Reis
Psicólogo
Rio de Janeiro
Importante realizar uma avaliação neuropsicológica com psicólogo especialista nesta área. As funções cognitivas como atenção, memória, percepção entre outras são checadas através de testes específicos.
Prof. Fábio Luiz Socreppa da Fonseca
Psicólogo, Psicopedagogo
Santo André
Olá! A sua descrição pode nos encaminhar a diferentes percepções do que pode estar acontecendo contigo.

Contudo, a estruturação da sua dificuldade me parece estar relacionada a sua percepção, o que poderia diminuir a ênfase nas questões de dificuldade em reter informações. Assim, o encontro do que tem diminuído sua capacidade de atenção poderá ajudar na superação desse quadro.

Uma visita à um clínico geral e a um(a) psicólogo(a) pode ser interessante para ajudá-lo tanto a diagnosticar mais propriamente esse quadro, como também tratá-lo.

Fico a sua disposição.
 Luzlaine Araújo de Carvalho
Terapeuta complementar
Campinas
Oi, boa noite. Diante dos sintomas descritos acima considero que seja interessante que você procure um psicólogo para que seja avaliado o que está levando você a entrar no "piloto automático ". Este sintoma de entrar no piloto automático pode ter diversas causas e um processo de psicoterapia poderá te auxiliar a identificar o que está levando você agir assim. Quanto a dificuldade de se concentrar e de reter novas informações seria interessante que procurasse um neurologista além de um psicólogo, para que seja descartado as causas orgânicas destes sintomas.
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
Ola, bom em primeiro lugar se vc era considerado bom aluno é por que seu potencial é para isso, seria legal vc procurar em primeiro lugar um psicologo para poder fazer uma boa avaliação através de mais detalhes de seus relatos, onde pode se encontrar o por que esta desmotivado, e assim trabalhar vários conteúdos que são perceptíveis e importante nesse pequeno relato....e ai se caso precisar de avaliação psiquiatra o profissional já o fará isso como continuidade de tratamento... Lembre que o melhor, o primeiro passo vc já deu que é perceber que esta precisando de ajuda e ir em busca disso, o sugerível seria uma terapia comportamental, para fazer uma reabilitação de pensamentos nos quais te fazem por exemplo ficar no piloto automática, e modificar algumas crenças nas quais podem estar te atrapalhando, espero que consiga chegar no esperado.
 Valesca Nunes
Psicanalista, Psicólogo
Curitiba
Olá! Procure auxilio de um psicólogo para que possa ser investigado o que o levou a entrar no "piloto automático" e o que causa essa dificuldade de concentrar-se e guardar informações. Poder falar sobre essas questões em análise lhe proporcionará maior autoconhecimento e possíveis mudanças.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite, desejo sublinhar a proposta dos meus colegas para consultar um psicologo/a para te ajudar a entender o que está acontecendo com você e se é o caso ele/a vai te encaminhar por outro profissional que possa ajudar a compreender o que está se passando com você, Já falou que foi bom aluno, e agora está no pilota automático, portanto precisa de uma ajuda para se compreender melhor e descobrir as causas desse desligamento de tudo que pode te interessar ou fazer progredir profissionalmente. procure um psicologo não perca tempo!
Sugiro que realize primeiro uma avaliação em Psicologia, considerando que este tratamento será imprescindível e o tratamento psiquiátrico somente oportuno após a devida avaliação do Psicólogo quanto a essa necessidade.

O fato de você ter sido chamado de bom aluno e agora dizer estar no piloto automático remete a ideia de que algo durante a sua caminhada pode ter acontecido que o levou a apresentar tais comportamentos. Para identificar e te ajudar nesse processo, é importante que procure um psicólogo pois o mesmo realizará uma avaliação de tais variáveis e vai te ajudar a dar continuidade aos seus objetivos e se necessário irá direcioná-lo para acompanhamento junto a outros profissionais.
 Joyce Buratti
Psicólogo
Piracicaba
Olá, acredito que precise de férias. Isso mesmo, um período de descanso. O quadro que descreveu é típico de exaustão. Talvez seja o momento de se cuidar mais para voltar a ter o rendimento anterior.
As dificuldades de concentração e de reter informações podem ser causadas por vários fatores como: insônia, depressão, ansiedade, falta de vitaminas (b) ou algum problema neurológico. Por isso, o melhor caminho é ir ao neurologista, fazer exames clínicos e descartar qualquer hipótese orgânica. Junto a isso, procure um psicólogo para tratar questões emocionais, pois são as que mais originam somatizações.
Dra. Fernanda Matos
Psicólogo
Brasília
Todos colegas falam de uma busca de psicologo. Faca isso com intencao de conhecer a si mesmo e ainda compreender se essas mudancao mostram que vc nao queria fazer o que esta fazendo... se antes vc obedecia um script... ou se ha uma questao psicologica aguda...
Dra. Samantha Otero
Psicólogo, Psicanalista
São José
Olá, neste momento os profissionais mais indicados são o neurologista e o psicólogo. Existem dentro de uma avaliação bem feita testagem psicológica para verificar que você tem o Transtorno de Déficit de atenção
( TDAH), é importante fazer o diagnóstico correto e um bom tratamento. Melhoras. Samantha Otero.
 Bruno Alves
Psicólogo
Três Pontas
Se estiver dispostos procure um psicólogo para você se conhecer melhor. Não se esqueça que bons hábitos fazem toda diferença para uma boa concentração e assim atingir seus objetivos.
Dra. Marília Nunes Silva
Psicólogo
Belo Horizonte
A primeira coisa seria identificar o que você está chamando de piloto automático. Você se desliga, você tem consciência, é uma falta de atenção, ou você sente algum lapso de tempo? Avalie fatores biológicos e emocionais. Como você não apresentava este problema antes, procure primeiro um neurologista, para verificar se não há nenhuma alteração. Verifique se não está com sobrecarga de trabalho, se está passando por algum estresse, ou período mais difícil. Você pode avaliar o grau da dificuldade cognitiva através de uma avaliação neuropsicológica, se for o caso. Ou se for devido a questões comportamentais e emocionais, pode procurar um trabalho associado com psiquiatra e psicólogo cognitivo-comportamental.
Olá, vejo que está com problemas de atenção e foco. Desse modo acho interessante procurar primeiramente um neurologista para ter uma investigação orgânica do seu quadro. Caso seja descartado algo orgânico, aconselho a procura de um psicólogo e/ou psiquiatra para ajudá-lo, pois pode ser algo emocional ou comportamental. Esses sintomas também podem ser inerentes de uma ansiedade, stress ou cansaço.
Sugiro que vc faça uma Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico para que seja possível ver como estão as suas funções cognitivas hoje (atenção, memória, linguagem, inteligência, funções executivas, habilidades sociais, além de comportamento, personalidade e humor). Com o resultado é possível identificar suas potencialidades e dificuldades, encaminhamentos como avaliação com Neurologista, terapia com Psicólogo e um programa de Reabilitação cognitiva se necessário. Disponibilize um tempo para cuidar de você pois nossa saúde mental reflete em todos os meios. Abraço!
Olá!
Em um primeiro momento, se achar que pode ser importante para tirar alguma dúvida, vale uma consulta com um neurologista para averiguar se há causa orgânica no seu quadro. Após isso, com resultado em mãos, é importante procurar um psicólogo e um psiquiatra que possa te ajudar a entender melhor e lidar melhor com esses sintomas.
 Natália Kowalczuk
Psicólogo
Porto Alegre
Olá, a atuação de um médico e de um psicólogo pode ocorrer paralelamente, inclusive, na realização de um tratamento conjunto. Como perguntastes no sentido de precisar escolher num primeiro momento, fica a sugestão: eu iria primeiramente descartar questões físicas/orgânicas, por isso, a indicação primária é avaliação com um neurologista ou psiquiatra, que possa solicitar exames, pois descartando-se questões fisiológicas, o próprio profissional da área médica irá te sugerir buscares psicoterapia (e dependendo do que tu tiveres, pode ser necessário o tratamento com ambos, médico e psicólogo!). Se você também observar questões emocionais, dificuldades, medos, ansiedade, angústia ou quaisquer outros sentimentos que surgiram estejam te incomodando, um psicólogo pode te ajudar nestes aspectos paralelamente.

Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália
 Jéssica Sampaio
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, a psicoterapia pode te auxiliar a encontrar o que pode estar te levando a entrar no "piloto automático" e suas dificuldades de concentração e emocionais. Sugiro também a busca por um profissional da medicina que te ajude a descartar alguma causa fisiológica. É possível que você procure tanto um médico quanto um psicólogo para uma melhor avaliação do que pode estar ocorrendo.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Minha orientação é buscar um neuropsicólogo.
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Recomendo psicoterapia.
Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente
É completamente compreensível que você esteja preocupado com essas mudanças. A sensação de estar no "piloto automático" e a dificuldade em se concentrar podem ser desafiadoras. Considerando os sintomas que você mencionou, pode ser útil procurar a orientação de um neuropsicólogo. Este profissional é especializado em entender como o funcionamento do cérebro afeta o comportamento e as habilidades cognitivas, como a memória e a atenção.
Além disso, consultar um neurologista pode ser uma etapa importante, já que ele pode realizar exames para descartar qualquer problema neurológico subjacente.
Esses profissionais poderão ajudar a identificar as causas das suas dificuldades atuais e trabalhar junto com você em estratégias para melhorar sua concentração e retenção de informações. Não hesite em buscar essa ajuda; é um passo muito importante para cuidar do seu bem-estar.
Mudanças no padrão de atenção e memória podem ter várias causas — emocionais, cognitivas ou neurológicas. Um bom ponto de partida seria um(a) psicólogo(a) para uma avaliação do seu funcionamento atual e, se necessário, encaminhamento para outros profissionais (como neuropsicólogo ou psiquiatra). O mais importante é investigar o que está na base dessa mudança, para construir estratégias personalizadas e baseadas em evidências.
 Jennifer Lago
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Oie! Que interessante isso. Tenho conversado com várias pessoas sobre esse assunto! Acredito que, muitas vezes, quando nos acostumamos com uma maneira de aprender e "com facilidade no aprendizado", não somos ensinados nem estimulados a estudar, de fato, a desenvolver disciplina, já que o conhecimento vem com facilidade. No entanto, isso nem sempre nos faz bem, a disciplina é, também, muito importante no processo dos estudos, trabalhos e desenvolvimento intelectual. O mais importante, neste momento, é você ter tido essa consciência! Pode ser que a dificuldade de se concentrar não seja, necessariamente, um sintoma de algo... pode ser que agora você precise trabalhar nessa nova habilidade! Acredito que a terapia seria interessante para você, pois pode ser (e é bem provável que seja) apenas uma mudança na sua maneira de estudar e aprender coisas novas, o que significa que você vai precisar trabalhar emocionalmente nessa mudança.

Especialistas

Shirley Tavares

Shirley Tavares

Psicopedagogo

Jacaré

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Manoela Noronha

Manoela Noronha

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Cínthia Ribeiro

Cínthia Ribeiro

Fonoaudiólogo

Nova Iguaçu

Rita de Cássia Borges de Farias

Rita de Cássia Borges de Farias

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Geniffer Pavan

Geniffer Pavan

Fonoaudiólogo

Catanduvas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de aprendizagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.