Já fui o chamado "bom aluno", mas de uns anos p/ cá, me acostumei a entrar no "piloto automático"

24 respostas
Já fui o chamado "bom aluno", mas de uns anos p/ cá, me acostumei a entrar no "piloto automático" durante aulas e momentos do dia. Inclusive recentemente bati o carro assim. Agr estou sentindo uma dificuldade de reter informações ou me concentrar. Qual profissional profissional/especialidade procuro?
Olá, você pode procurar um psicólogo e/ou psiquiatra, para uma avaliação detalhada do seu quadro emocional.

Att, Renata Freitas

Estimado (a) apartir do momento em que você percebe que seus comportamentos citados tem dado prejuízos significativos nas áreas de sua vida e apartir do momento que você identifica que atenção e concentração encontra-se prejudicadas, denomina importância de avaliação de médico psiquiatra para constituir diagnóstico preciso e acompanhamento com psicólogo especialista em saúde mental e que trabalhe em ênfase da terapia cognitivo-comportamental justamente para adequar estes comportamentos citados por você que no momento encontra-se prejudicados. espero ter contribuído para o esclarecimento da sua dúvida. Abraço!
Olá! Inicialmente vc deve procurar um psicólogo que o ajudará a entender o que está fazendo vc sair do foco. Quais são suas crenças limitantes ou seja quais são seu medos. Após esta avaliação, este profissional verificará a necessidade de procurar um psiquiatra ou neurologista. Grande abraço.
O fato de você ter essa percepção é muito relevante. A momentos em nossa vida que tudo vai bem e em perfeita harmonia, mas as vezes num passo de magica, tudo começa a desmoronar. Nesse momento, precisamos de um profissional que nos acolha, nos ajude a reencontrar e dar continuidade os nossos objetivos. Esse profissional é o psicologo, que esta habilitado também a fazer direcionamento a outros profissionais, caso necessário.
Abs
Importante realizar uma avaliação neuropsicológica com psicólogo especialista nesta área. As funções cognitivas como atenção, memória, percepção entre outras são checadas através de testes específicos.
Olá! A sua descrição pode nos encaminhar a diferentes percepções do que pode estar acontecendo contigo.

Contudo, a estruturação da sua dificuldade me parece estar relacionada a sua percepção, o que poderia diminuir a ênfase nas questões de dificuldade em reter informações. Assim, o encontro do que tem diminuído sua capacidade de atenção poderá ajudar na superação desse quadro.

Uma visita à um clínico geral e a um(a) psicólogo(a) pode ser interessante para ajudá-lo tanto a diagnosticar mais propriamente esse quadro, como também tratá-lo.

Fico a sua disposição.
Oi, boa noite. Diante dos sintomas descritos acima considero que seja interessante que você procure um psicólogo para que seja avaliado o que está levando você a entrar no "piloto automático ". Este sintoma de entrar no piloto automático pode ter diversas causas e um processo de psicoterapia poderá te auxiliar a identificar o que está levando você agir assim. Quanto a dificuldade de se concentrar e de reter novas informações seria interessante que procurasse um neurologista além de um psicólogo, para que seja descartado as causas orgânicas destes sintomas.
Ola, bom em primeiro lugar se vc era considerado bom aluno é por que seu potencial é para isso, seria legal vc procurar em primeiro lugar um psicologo para poder fazer uma boa avaliação através de mais detalhes de seus relatos, onde pode se encontrar o por que esta desmotivado, e assim trabalhar vários conteúdos que são perceptíveis e importante nesse pequeno relato....e ai se caso precisar de avaliação psiquiatra o profissional já o fará isso como continuidade de tratamento... Lembre que o melhor, o primeiro passo vc já deu que é perceber que esta precisando de ajuda e ir em busca disso, o sugerível seria uma terapia comportamental, para fazer uma reabilitação de pensamentos nos quais te fazem por exemplo ficar no piloto automática, e modificar algumas crenças nas quais podem estar te atrapalhando, espero que consiga chegar no esperado.
Olá! Procure auxilio de um psicólogo para que possa ser investigado o que o levou a entrar no "piloto automático" e o que causa essa dificuldade de concentrar-se e guardar informações. Poder falar sobre essas questões em análise lhe proporcionará maior autoconhecimento e possíveis mudanças.
Boa noite, desejo sublinhar a proposta dos meus colegas para consultar um psicologo/a para te ajudar a entender o que está acontecendo com você e se é o caso ele/a vai te encaminhar por outro profissional que possa ajudar a compreender o que está se passando com você, Já falou que foi bom aluno, e agora está no pilota automático, portanto precisa de uma ajuda para se compreender melhor e descobrir as causas desse desligamento de tudo que pode te interessar ou fazer progredir profissionalmente. procure um psicologo não perca tempo!
Sugiro que realize primeiro uma avaliação em Psicologia, considerando que este tratamento será imprescindível e o tratamento psiquiátrico somente oportuno após a devida avaliação do Psicólogo quanto a essa necessidade.

O fato de você ter sido chamado de bom aluno e agora dizer estar no piloto automático remete a ideia de que algo durante a sua caminhada pode ter acontecido que o levou a apresentar tais comportamentos. Para identificar e te ajudar nesse processo, é importante que procure um psicólogo pois o mesmo realizará uma avaliação de tais variáveis e vai te ajudar a dar continuidade aos seus objetivos e se necessário irá direcioná-lo para acompanhamento junto a outros profissionais.
Olá, acredito que precise de férias. Isso mesmo, um período de descanso. O quadro que descreveu é típico de exaustão. Talvez seja o momento de se cuidar mais para voltar a ter o rendimento anterior.
As dificuldades de concentração e de reter informações podem ser causadas por vários fatores como: insônia, depressão, ansiedade, falta de vitaminas (b) ou algum problema neurológico. Por isso, o melhor caminho é ir ao neurologista, fazer exames clínicos e descartar qualquer hipótese orgânica. Junto a isso, procure um psicólogo para tratar questões emocionais, pois são as que mais originam somatizações.
Todos colegas falam de uma busca de psicologo. Faca isso com intencao de conhecer a si mesmo e ainda compreender se essas mudancao mostram que vc nao queria fazer o que esta fazendo... se antes vc obedecia um script... ou se ha uma questao psicologica aguda...
Olá, neste momento os profissionais mais indicados são o neurologista e o psicólogo. Existem dentro de uma avaliação bem feita testagem psicológica para verificar que você tem o Transtorno de Déficit de atenção
( TDAH), é importante fazer o diagnóstico correto e um bom tratamento. Melhoras. Samantha Otero.
Se estiver dispostos procure um psicólogo para você se conhecer melhor. Não se esqueça que bons hábitos fazem toda diferença para uma boa concentração e assim atingir seus objetivos.
A primeira coisa seria identificar o que você está chamando de piloto automático. Você se desliga, você tem consciência, é uma falta de atenção, ou você sente algum lapso de tempo? Avalie fatores biológicos e emocionais. Como você não apresentava este problema antes, procure primeiro um neurologista, para verificar se não há nenhuma alteração. Verifique se não está com sobrecarga de trabalho, se está passando por algum estresse, ou período mais difícil. Você pode avaliar o grau da dificuldade cognitiva através de uma avaliação neuropsicológica, se for o caso. Ou se for devido a questões comportamentais e emocionais, pode procurar um trabalho associado com psiquiatra e psicólogo cognitivo-comportamental.
Olá, vejo que está com problemas de atenção e foco. Desse modo acho interessante procurar primeiramente um neurologista para ter uma investigação orgânica do seu quadro. Caso seja descartado algo orgânico, aconselho a procura de um psicólogo e/ou psiquiatra para ajudá-lo, pois pode ser algo emocional ou comportamental. Esses sintomas também podem ser inerentes de uma ansiedade, stress ou cansaço.
Sugiro que vc faça uma Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico para que seja possível ver como estão as suas funções cognitivas hoje (atenção, memória, linguagem, inteligência, funções executivas, habilidades sociais, além de comportamento, personalidade e humor). Com o resultado é possível identificar suas potencialidades e dificuldades, encaminhamentos como avaliação com Neurologista, terapia com Psicólogo e um programa de Reabilitação cognitiva se necessário. Disponibilize um tempo para cuidar de você pois nossa saúde mental reflete em todos os meios. Abraço!
Olá!
Em um primeiro momento, se achar que pode ser importante para tirar alguma dúvida, vale uma consulta com um neurologista para averiguar se há causa orgânica no seu quadro. Após isso, com resultado em mãos, é importante procurar um psicólogo e um psiquiatra que possa te ajudar a entender melhor e lidar melhor com esses sintomas.
Olá, a atuação de um médico e de um psicólogo pode ocorrer paralelamente, inclusive, na realização de um tratamento conjunto. Como perguntastes no sentido de precisar escolher num primeiro momento, fica a sugestão: eu iria primeiramente descartar questões físicas/orgânicas, por isso, a indicação primária é avaliação com um neurologista ou psiquiatra, que possa solicitar exames, pois descartando-se questões fisiológicas, o próprio profissional da área médica irá te sugerir buscares psicoterapia (e dependendo do que tu tiveres, pode ser necessário o tratamento com ambos, médico e psicólogo!). Se você também observar questões emocionais, dificuldades, medos, ansiedade, angústia ou quaisquer outros sentimentos que surgiram estejam te incomodando, um psicólogo pode te ajudar nestes aspectos paralelamente.

Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália
Olá, a psicoterapia pode te auxiliar a encontrar o que pode estar te levando a entrar no "piloto automático" e suas dificuldades de concentração e emocionais. Sugiro também a busca por um profissional da medicina que te ajude a descartar alguma causa fisiológica. É possível que você procure tanto um médico quanto um psicólogo para uma melhor avaliação do que pode estar ocorrendo.
Olá. Minha orientação é buscar um neuropsicólogo.