Descobri a poucos dias que minha filha esta com dificuldade de aprendizado a mesma tem 10 anos e por

23 respostas
Descobri a poucos dias que minha filha esta com dificuldade de aprendizado a mesma tem 10 anos e por nao saber ler Repeti a 1 série 3 anos consecutivos estou muito preocupada pois preciso ajuda la peço vossas opiniões?
Olá
Concordo com as colegas que você deve buscar ajuda de um profissional especializado. Você pode consultar também um psicopedagogo para avaliar o que causa tal dificuldade. Esse profissional poderá auxiliar sua criança e poderá também encaminhar para um psicólogo se observar que sua dificuldade em aprender é. de origem emocional.
Boa sorte.

Procure um Neuropsicólogo ou Psicopedagogo, desta forma, conseguirá avaliar todo funcionamento cognitivo de sua filha (memória, atenção, funcionamento executivo...), questões emocionais e habilidades acadêmicas (leitura, escrita...). Estes profissionais poderão verificar quais as reais habilidades e dificuldades da sua filha, orientar procura de outros profissionais (se necessário), tratamentos indicados, orientar a escola quanto as melhores forma de intervenção e orientá-la quanto suas dúvidas.
Atenciosamente,
Priscilla C Sociale - Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Olá,
Concordo com a colega, a avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas estão comprometidas, e quais estão preservadas. Assim, o neuropsicólogo avaliará quais as melhores intervenções para o caso. Vale a pena consultar um profissional especializado, a descoberta precoce de qualquer dificuldade de aprendizado garante ao paciente qualidade de vida e melhora aspectos da autoestima, que geralmente ficam também prejudicados.
Abraços!
É importante fazer a avaliação neuropsicológica e apontar um diagnóstico para possível tratamento. Mas, te ressalto cada pessoa tem um maneira de aprender. Existem também vários tipos de inteligências. Se sua filha tem dificuldades em alguma matéria pode ser que em outras terá facilidades em aprender. A avaliação demonstrará tais aptidões. O importante também saber se ela apreende os conteúdos através de verbalizações, ou escritas, ou visualizações, ou audições. Existem várias possibilidades para que a aluna tenha condições de aprendizagem. Também pode procurar uma escola que tenha metodologia apropriada aos recursos intelectivos que a educanda possui. Boa sorte!!!
Olá,
O que é preciso saber se há um comprometimento cognitivo, para isso precisa-se de um profissional especializado na área ou se há um comprometimento emocional. Acredito que essa é o primeiro caminho que se deve tomar. Depois de diagnosticado o fator, iniciar o tratamento!

Abraços e boa sorte!
Tudo que foi descrito acima ,é o procedimento, para assim saber que tipo de dificuldade de aprendizagem.
Além disso existe grupos de mães com as mesmas angustias e medos, que procuram respostas, tanto no facebook, blogs etc..denominados dificuldades aprendizagem, dislexia, psicopedagogias,Tdah, etc..Além de ajudar naqueles dias que ficamos sem animo, podem encurtar caminhos pela troca de experiências
Um só vai longe, DOIs , três vai muito mais longe ainda.
Isso não dispensa uma boa avaliação, até para estratégia mais adequadas.
O mais difícil foi feito, saber onde estar, agora traçar o caminho que pode ser longo ou não, o que importa que tem fim.

Desejo força, coragem dos valentes, para você e sua filha.

Abraços

Maria Perpétuo
Olá..
Concordo com as duas colegas a respeito da avaliação neuropsicológica, pois é importante para definir os pontos fortes e os que precisam melhorar, desta forma definem-se os objetivos dos atendimentos. E ainda seria interessante procurar um fonoaudiólogo para avaliação de leitura e escrita. Como ela já tem 10 anos e ainda não lê, pelo que eu entendi, seria interessante procurar ajuda profissional o quanto antes, pois repetir 3 anos a mesma série pode desmotivá-la.
Abraços
Procure por um medico Neuropediatra que logo indicará ao neuropsicologo para a realização da avaliaçao cognitiva para comprovação de um diagnóstico preciso.
Se necessario uma equipe muitidisciplinar tambem ajudará neste caso. Tenha bastante equilíbrio para não passar mais ansiedade para a criança que já está sofrendo.
Atenciosamente!
Monca Araújo!
Neuropsicologa!
Uma criança de 5 anos já tem condições de reconhecer todas as letras e seus sons. Por volta dos 6/7 anos está neurologicamente preparada para se alfabetizar por completo. Será necessário uma visão multidisciplinar, unindo família, escola e profissionais afins, tais como: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos e neurologista infantil.
Olha, concordo com os colegas quanto a necessidade de procurar um neuropsicólogo, oriento também procurar um neuropediatra para uma avaliação..esses dois profissionais irão te encaminhar para o que for necessário. Fico a disposição e boa sorte!
Olá,
Seria importante você levá-la para uma avaliação neuropsicológica. Essa avaliação consegue identificar qual o problema e se realmente é uma dificuldade de aprendizagem ou algo relacionado ao emocional.
Vale a ajuda e a avaliação !
Boa sorte !
Abraço,
Nivea
Existem inúmeros fatores ambientais e sociais envolvidos nas possíveis explicações para o fracasso escolar do desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e/ou aprendizagem. No entanto, há algumas condições de ordem neurobiológica ou sensorial que afetam o processo de leitura e escrita.
Neste caso é importante uma avaliação, orientação e acompanhamento multidisciplinar, com psicologo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e neurologista.
Quanto antes um acompanhamento é melhor, para entender o caso e ser tratado da melhor forma possível.
Só agora descobriu? Ela tendo já 10 anos? Tenho a impressão que a sua relação com a sua filha pode estar um tanto distante. Disso se explicaria um problema emocional que a sua filha pode ter para se identificar com o mundo adulto e aprender o necessário para entrar nele. Ela pode estar se sentindo bastante perdida na vida. Recomendo buscar conselho de profissional psicólogo para entender como vocé está funcionando e como pode melhorar a sua capacidade de educador(a) da sua filha. Quaisquer medidas que visam a sua filha diretamente podem contribuir au mau estar dela e agravar o problema. Se ela tem contato com outra pessoa adulta na família, fortaleça este contato para melhor ampará-la.
Olá boa noite, é preciso tomar providencias logo para que a menina não fique traumatizada com a escola, tres anos no mesmo nivel escolar é um pouco maldade com ela; como é que a escola não encaminhou para um psicopedagogo antes? Um Fonoaudiologo, para descartar todas as dificuldades que impedem o aprendizado. Precisa logo ajuda-la para que essa situação não crie mais impecilhos para um aprendizado saudavel e adequado a sua faxia etaria. Procure ajuda dos profissionais, medico psicopedagogo, psicologo etc para esclarecer sobre todas as ajudas dos profissionais, dos medicos aos psicologos, pedagogos, não é normal que com 9 anos a menina não aprendeu nada! Procure ajuda dos especialista!!!
Olá, acredito que a sua filha esteja com problema de aprendizado, não consegue manter o foco, se distrai facilmente e talvez até uma questão emocional que a impossibilite de aprender. A primeira pergunta a se fazer é se os genitores ( pai, mãe) avô, avó, tem algum diagnóstico de TDAH ( transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Ou se essa criança possue uma estrutura familiar saudável. Muitas vezes a criança não tem um transtorno, mas a dinâmica familiar é um transtorno. Isso também afeta o desenvolvimento. Oriento buscar ajuda de um profissional especialista em atendimento infantil. Um neurologista e um bom psicólogo vão ajudar a sua filha a atravessar essa fase difícil. Que ela possa superar logo. Com ajuda profissional, carinho e atenção tudo dará certo. Abraço.
Olá. São vários os fatores que influenciam no aprendizado. A procura de um profissional, um psicólogo ou um psicopedagogo, pode ajudar muito. Ainda é cedo para algum diagnóstico. Sei que essa situação preocupa, mas tenha calma e procure uma profissional para um diagnóstico feito a seu tempo. Me coloco a disposição.
Sua filha precisa passar por uma avaliação psicopedagógica para determinar quais fatores estão envolvidos nesta dificuldade de aprender. Como dito, podem ser muitos fatores.
Boa tarde!
Sugiro que procure um neuropsicólogo e um neurologista infantil. O lado cognitivo necessita ser avaliado.
O colégio é o mesmo desde a primeira reprovação? Às vezes o problema está no contexto e não na criança, cada situação requer análise distinta.
Abraço!
Olá, lendo seu relato, compreendo sua angústia, porém não sinta-se sozinha, procure um neuropediatra e um psicólogo, esses profissionais podem te ajudar a compreender melhor a situação além de amparar com conhecimento, melhorando toda a situação. A dificuldade de aprendizagem pode ocorrer divido a muitos fatores, afinal o ser humano é extremamente complexo e singular.
procure rapidamente um psicopedagogo, uma psicólogo que avaliarão a situação e necessidade de outras providências necessárias.
Ola. É bom ver mães como a senhora comprometidas com a aprendizagem dos filhos. Todos os colegas que a orientaram têm razão, é preciso buscar ajuda. Contudo, gostaria de acrescentar o seguinte: nesses casos a aproximação dos pais com escola é fundamental. Por outro lado é bom observar se não está havendo alguma distorção na relação familiar. Muitos problemas que o/a aluno/a apresenta na escola são sintomas gerados por conflitos vividos na família. Certamente o assessoramento de profissionais especializados será de grande utilidade para a compreensão e solução do problema.
Nesse caso, uma avaliação neuropsicológica irá ajudar a identificar o que está relacionado a essa dificuldade de aprendizagem. Pode ser decorrente de algum transtorno específico da aprendizagem, outros transtornos do neurodesenvolvimento e até mesmo ter causas emocionais. Portanto, traçar o perfil cognitivo e comportamental dela, ajudará a compreender seu funcionamento, fornecendo encaminhamentos adequados para potencializar suas facilidades e compensar/habilitar suas dificuldades.
Olá. Penso que a melhor forma de ajudá-la é procurando manter a calma, investigar com atenção o que está acontecendo e acolher sua filha. Minha orientação é procurar neuropsicólogo para uma avaliação e orientação mais específica para você. Abraço.