Perguntas do paciente (28)

  • Gostaria de saber se o paciente e o próprio psicólogo podem falar palavrões du

    Gostaria de saber se o paciente e o próprio psicólogo podem falar palavrões durante os atendimentos? Desde já, agradeço...

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    O paciente pode falar da forma que quiser, da maneira que se sentir mais confortável e livre possível. Já em relação ao psicólogo, não há nenhuma restrição específica por parte do Conselho de ética, então cabe a cada um escolher a forma de se comunicar. Acredito que a linguagem se adapte a cada contexto e vínculo estabelecido com o paciente, levando em conta o estilo pessoal de ambos.


  • Pode parecer estranho mas, teve várias vezes que fiquei com uma vontade enorme de jogar um bebê do a

    Pode parecer estranho mas, teve várias vezes que fiquei com uma vontade enorme de jogar um bebê do andar onde moro ou espancar alguém, sei que tudo isso é errado e nunca faria essas coisas, e sempre tenho alguns pensamentos do tipo "se eu jogar um bebê do último anda ele ainda estará a chorar?", "Será que irei continuar consciente se me jogar de um prédio?".
    Esse pensamentos surgem do nada, não é como se eu quisesse estar pensando em tudo isso.
    Tem outra coisa, as vezes eu me sinto estranha, como se eu não fosse eu, e o lugar onde estou não é o mesmo lugar onde eu estava antes, como se eu não conhecesse quem sou ou onde estou.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Nosso inconsciente funciona de uma forma particular: nele não existem as regras, a moral, o certo e o errado. Então pensamentos assim podem surgir do nada, mesmo sem a gente querer. Eles estão dando sinais de alguma coisa que se passa com você, que parecer estar lidando com alguns sintomas depressivos e de dissociação.
    É importante ouvir esses pensamentos, pensar sobre eles e sobre seus sentimentos. Acredito que seria muito importante nesse momento você ter um acompanhamento psicológico. Fico à disposição!


  • Tenho toc de pensamentos obsessivos e quando conto os pensamentos para meu namorado eu alivio. São p

    Tenho toc de pensamentos obsessivos e quando conto os pensamentos para meu namorado eu alivio. São pensamentos ruins, que ele não gosta de ouvir. Existe uma cura para isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Ola! Falar sobre o sintomas pode ajudar a aliviar sim! Já pensou em falar com uma psicóloga?
    O psicólogo é um profissional preparado para te ouvir, inclusive ouvir sobre pensamentos ruins ou qualquer conteúdo negativo, que geralmente costuma ser mais difícil de ser ouvido e compreendido por amigos, parceiros e familiares.
    O tratamento pode te ajudar bastante com os sintomas. Qualquer coisa fico a disposição!


  • Olá sofro de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e gostaria de saber, qual seria o parceiro

    Olá sofro de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e gostaria de saber, qual seria o parceiro ideal para eu me relacionar sem prejudicar ele, com minha instabilidade emocional. Obs: Sou homem e faço uso de medicações.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Olá! Imagino que tenha diversos motivos pra essa sua preocupação, mas acho importante pensar sempre que você não É o seu transtorno. Você é um sujeito, com suas características, histórias, desejos, interesses, assim como todos. O "match" com o seu parceiro (que eu espero que seja um parceiro real, não ideal) terá a ver com tudo isso, não só com seu transtorno.
    Acho que terapia pode te ajudar a lidar melhor com seu diagnóstico e, quem sabe, na busca de um parceiro também!
    Fico a disposição.


  • Cresci em um lar onde não me sentia segura, com muitas brigas e situações violentas. Na adolescência

    Cresci em um lar onde não me sentia segura, com muitas brigas e situações violentas. Na adolescência tive um diagnóstico de uma condição crônica degenerativa dos músculos, e sinto que não pude viver minha adolescência. Hoje adulta, não tenho desejo sexual, é como se a energia não passasse pelo meu corpo. Antes era como se não me sentisse merecedora de uma vida alegre e enérgica, e após o diagnóstico é como se isso tivesse se confirmado. Hoje luto internamente para querer que a energia corra dentro de mim, para ter vontades, mas não tenho vontade nenhuma de nenhuma troca os atividade sexual. Independente de se isso é patológico ou não, porque é genuinamente quem posso ser agora, como posso fazer para a energia de vida correr em mim espontaneamente outra vez?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Olá! Pense em um rio ou fonte de água qualquer... ele só consegue fluir se não houver algo obstruindo a passagem. Parece que existem várias barreiras que estão impedindo essa "energia de vida" correr em você, bem como o desejo sexual. A terapia ajuda a pôr isso em palavras, e aos poucos, ir entendendo o que está barrando a passagem, tirando "as pedras" do caminho e permitindo que isso flua.
    É preciso coragem pra encarar tudo isso, mas vale a pena. Se você sente que não viveu a adolescência, é uma grande oportunidade buscar ajuda para se permitir viver a sua vida adulta.


  • Oie Eu sou um tipo de pessoa, não, na verdade eu me tornei assim depois de um tempo.eu sou extremam

    Oie
    Eu sou um tipo de pessoa, não, na verdade eu me tornei assim depois de um tempo.eu sou extremamente indecisa e realmente não consigo tomar nenhum tipo de decisão e se ninguém me ajudar a fazer uma escolha eu me desespero e começo a chorar e fico nervosa e muita das vezes acabo fazendo tudo errado,de um jeito que acabo tendo que escutar reclamações ou perdendo uma quantia de dinheiro. Nunca consigo tomar uma decisão e quando tomo faço qualquer escolha e acabo me sentindo frustada e as vezes choro e outras vezes não sei como deveria reagir a tal situação

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Olá! Me chamou a atenção a maneira como você escreveu! Você mesma diz que é uma pessoa assim, e depois e corrige e diz que se tornou. Aí está algo importante pra se explorar. Você ESTÁ assim, não necessariamente É assim. É importante tentar entender o que houve e porque você está sentindo essa dificuldade atualmente, para quem sabe, começar a agir de uma forma diferente, que te traga menos sofrimento e mais confiança pra lidar com suas escolhas e as consequências dela.
    A terapia será um ótimo espaço pra isso!


  • Posso dar parabéns a minha psicóloga no dia do aniversário dela? (A abordagem dela é tcc)

    Posso dar parabéns a minha psicóloga no dia do aniversário dela? (A abordagem dela é tcc)

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Você sempre pode falar o que quiser pra sua psicóloga, independente da abordagem dela. Quem deve se preocupar com ética e normas é o psicólogo, não os pacientes.
    Acho que seria interessante você pensar sobre os motivos dessa dúvida e quem sabe levar essa questão pra ser discutida com ela também!


  • É possível ser feliz vivendo solitário, por exemplo, sem parceiro amoroso, sem amigos?

    É possível ser feliz vivendo solitário, por exemplo, sem parceiro amoroso, sem amigos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    É possível ser feliz de diversas formas! A questão é: você tem se sentido feliz sem parceiro amoroso e sem amigos? Se sentir solitário tem sido um sofrimento pra você?
    É importante ter laço com os outros, porque não sobrevivemos totalmente sozinhos. Mas isso não significa que só é possível se feliz namorando ou tendo muitos amigos.
    Se fazer amigos ou namorar tem sido uma dificuldade para você, a terapia pode ser um espaço interessante para explorar essa e outras questões.


  • Por que sinto tanta angustia, dores no peito e crises de ansiedade diante da ideia de uma mudança de

    Por que sinto tanta angustia, dores no peito e crises de ansiedade diante da ideia de uma mudança de cidade já que é mudança pra melhor?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Essa é uma pergunta que só você pode responder e que com certeza a terapia ajudaria a elaborar a resposta!
    Mas para ir pensando na sua própria pergunta... mudanças, mesmo que para melhor, implicam em perder alguma coisa. Imagino que você esteja deixando algo familiar para trás e encarando algo desconhecido. Isso pode ser bem angustiante. Cabe pensar que coisas são essas que está deixando para trás e o que muda junto com essa mudança para entender melhor sua angústia e transformar ela em algo diferente


  • Falar sozinho quando se sente mal (na maioria das vezes) e chorar é normal?

    Falar sozinho quando se sente mal (na maioria das vezes) e chorar é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    "Tudo é normal, o patológico é uma questão de grau". Falar sozinho e chorar são recursos normais e naturais, e até importante que os tenha. Porém, um choro muito frequente pode indicar que algo não está bem. Falar sozinho pode ser ótimo, mas será que você tem alguém para falar quando não quer falar sozinho? Ou pra te trazer um ponto de vista diferente do seu?
    São algumas questões para se pensar sobre sua pergunta e que um processo terapêutico te ajudaria a aprofundar!
    Se algo não está bem, procure ajuda =)


  • Um psicanalista pode receitar ansiolíticos e/ou antidepressivos? Obrigado.

    Um psicanalista pode receitar ansiolíticos e/ou antidepressivos?

    Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Olá! Não, só psiquiatra receita remédios. Porém, o psiquiatra também pode ser um psicanalista e, nesse caso, pode receitar remédios.


  • Gostaria de entender por que diante perda de alguém querido eu continuo agindo como se nada tivesse

    Gostaria de entender por que diante perda de alguém querido eu continuo agindo como se nada tivesse acontecido.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Olá! Nós temos alguns "mecanismos de defesa" que aparecem quando vivenciamos algo muito impactante ou conflituoso, como uma perda por exemplo. Agir como se nada tivesse acontecido pode ser uma forma de se "proteger" desse sentimento.
    De qualquer forma, o luto é vivido de forma singular por cada um. Talvez outros ao seu redor estejam aparentemente sofrendo mais do que você, mas o importante é você entrar em contato com o seu sentimento e sua experiência a partir dessa perda, independente de como seja.


  • Olá, tenho 14 anos, e sinto que vou morrer antes dos 18 anos, sinto que 2022 será o ano da minha vid

    Olá, tenho 14 anos, e sinto que vou morrer antes dos 18 anos, sinto que 2022 será o ano da minha vida, onde irei viver momentos incríveis, mas n consigo imaginar o próximo ano, nem fazer planos concretos. Isso me atormenta, n tenho, aparentemente sintomas físicos, mas essa sensação me deixa com medo

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    O futuro é mesmo imprevisível! É ótimo que você consiga fazer planos e se motivar para esse ano. Quanto mais perto, mais "palpável" é o futuro. Quanto mais longe, mais difícil imaginar e isso pode ser angustiante. Principalmente numa fase em que é cobrado bastante decisões sobre o que você vai fazer no futuro.
    A terapia seria um espaço interessante pra você falar sobre esses sentimentos e quem sabe conseguir pensar sobre o futuro (e sobre o presente também!). O que acha? :)


  • Eu posso usar a hipnose para "esquecer" um abuso sexual e moral? Ou eu continuaria me lembrando do m

    Eu posso usar a hipnose para "esquecer" um abuso sexual e moral?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Olá! Infelizmente, essas marcas não são apagadas dessa forma... a terapia é o caminho que pode parecer o mais difícil, mas é o mais indicado para elaborar o que aconteceu com você e aprender a viver com essa marca. Assim como uma ferida física, o tratamento implica em olhar, analisar, mexer, cuidar bem... até se formar uma cicatriz. Exige tempo, e a cicatriz não desaparece, mas não dói da mesma forma.


  • Qual a diferença entre a psicanálise e psicoterapia?

    Qual a diferença entre a psicanálise e psicoterapia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    A psicoterapia é o tratamento realizado por psicólogos. Toda psicoterapia deve ter uma base teórica para orientar o tratamento e o entendimento do ser humano que o profissional tem. A psicanálise é uma delas. É possível ter uma psicoterapia com base psicanalítica, porém a psicanálise é mais ampla, não se reduz a uma abordagem da psicologia. É um campo independente da psicologia (ou seja, outros profissionais podem se tornar psicanalistas).
    Na psicanálise se trabalha com a ideia de inconsciente e com a associação livre (falar livremente o que vier à cabeça).


  • Eu tenho o hábito de olhar nos olhos das pessoas sempre, gosto de demonstrar que estou prestando ate

    Eu tenho o hábito de olhar nos olhos das pessoas sempre, gosto de demonstrar que estou prestando atenção, pois me irrita perceber que as pessoas não estão prestando atenção (por exemplo dentro de uma igreja no momento da palavra). Mas no meio da minha atenção as vezes meu olhar cruza com o olhar se alguém, e isso acaba se repetindo, quando um olhar me chama atenção eu não consigo evitar, eu tento não olhar mas acabo olhando principalmente quando sinto que a pessoa está me olhando, sou casada e não tenho a intenção de trair meu marido. As vezes as pessoa pra quem olho nem me atrai, também não tenho pensamentos nem fantasias com a pessoa, mas o olhar não consigo evitar.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Você diz que o olhar não dá pra evitar, e por que deveria ser evitado? Será que é possível?
    Parece que você está colocando o seu olhar como algo proibido, como se ele fosse equivalente a uma traição (real ou na fantasia).
    Olhar os outros não é um problema, mas parece estar te incomodando. Neste caso, acho que seria interessante explorar esses receios e incômodos em uma terapia. Não dá para saber o que os outros pensam sobre o seu olhar, mas da para explorar o significado que isso tem para você.


  • A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase

    A terapia cognitiva comportamental só serve para quem está com problemas graves? quando sai da fase aguda de uma crise de ansiedade e pânico é recomendado trocar o tipo de terapia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Qualquer abordagem da psicologia serve para momentos de crise e momentos em que a crise está sob controle. É indicado trocar o tipo de terapia quando você não está se sentindo confortável com o atual tratamento. Pode ser o caso de você não se adaptar a um tipo de abordagem, como também do próprio profissional. Vale experimentar e encontrar o que faz sentido pra você em cada momento.


  • Olá, tenho uma dúvida em específica. Tenho 18 anos e gostaria de começar a ir fazer terapia, um psic

    Olá, tenho uma dúvida em específica. Tenho 18 anos e gostaria de começar a ir fazer terapia, um psicólogo (a) pode contar o que eu disse para alguém, família ou etc, ou não? Independentemente do que seja.
    Tipo um abuso, esse terapeuta pode contar para a familia, ou só se eu autorizar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Não, a terapia é um lugar seguro e protegido por sigilo. Tudo que for falado em terapia não será relatado aos familiares ou a qualquer pessoa. O único caso em que existe a quebra de sigilo é quando o que for falado representar um possível risco a sua própria vida ou a vida de terceiros.
    Caso encontre um psicólogo que relate o que você fala para sua família, procure outro. É imprescindível que você se sinta segura para falar abertamente com seu terapeuta.


  • Pedir uma segunda opinião se pode considerar desrespeito? 12 anos de tratamento com mesmo médico.

    Pedir uma segunda opinião se pode considerar desrespeito? 12 anos de tratamento com mesmo médico.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Ao se tratar dos cuidados com a sua vida, o respeito deve ser com você mesmo. É comum e até indicado procurar outro médico se não está se sentindo satisfeito com o tratamento ou tem dúvidas quanto algum diagnóstico. Sinta-se livre quanto a isso, e sugiro também pensar sobre o por que está preocupado com um possível desrespeito com o médico. Abraço e boa sorte!


  • Quem usa cocaína só quando bebe é viciado? Porque meu marido usa quanto bebé e diz que nao e viciado

    Quem usa cocaína só quando bebe é viciado? Porque meu marido usa quanto bebé e diz que nao e viciado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Camila Polese de Oliveira

    Além de pensar nestes pontos sobre a adição do seu marido, vale pensar como isso te afeta, visto que é você quem está vindo aqui para procurar médicos. Como você enxerga esse uso? Isso te traz algum prejuízo? Se estiver te afetando, independente de como, você também pode procurar ajuda para lidar com isso. Abraços!


Autor

Psicólogo, Psicanalista

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.