Quem usa cocaína só quando bebe é viciado? Porque meu marido usa quanto bebé e diz que nao e viciado

22 respostas
Quem usa cocaína só quando bebe é viciado? Porque meu marido usa quanto bebé e diz que nao e viciado.
Pode-se dizer que sim. A grande questão é que o usuário pensa que tem o controle da droga, mas se ele não consegue ficar sem quando bebe, é porque já esta com uma certa dependência.

Olá!
Podemos questionar o consumo de álcool dele. Como é? Com que frequência ingere álcool (que também é uma substância que pode se tornar nociva dependendo do modo de consumo)?
Como ele se relaciona com essas duas substâncias? Há ansiedade pra usar? Há uma constância no uso. O uso dessas substâncias gera consequências na relação, no corpo/saúde física do esposo, na saúde mental dele, na vida financeira e nos compromisso de rotina?
Essas são algumas possíveis perguntas que podem surgir a partir do seu relato.
Olá! Através apenas do seu breve relato é difícil precisar se o seu marido é dependente ou não, como a colega descreveu, existem diversos questionamentos diante do uso de drogas e de álcool, mesmo se o uso for apenas "recreativo". Considero importante observar quais os prejuízos sociais, financeiros, profissionais e familiares, este consumo está causando. Espero ter ajudado!
É
Olá. Pra afirmar se há um vício ou não, é importante avaliar a frequência que ele faz uso do álcool e consequentemente da cocaína.
Tenha em mente que: o uso de substâncias químicas como álcool e cocaína podem trazer prejuízos para a vida das pessoas em diversas áreas.
Muitas vezes, por não classificar como vício, as pessoas não buscam tratamento e não se atentam para a situação quando já tornou-se uma situação de abuso/vício. É uma linha bem tênue e muitas vezes rápida.
Outro ponto importante é compreender porque ele precisa utilizar essas distâncias, que podem ser uma fuga. Aconselho que busque a psicoterapia pra ajudá-lo a entender tudo isso.
Espero ter ajudado.
Um abraço, Shaiana - Psicóloga e Terapeuta EMDR
Além de pensar nestes pontos sobre a adição do seu marido, vale pensar como isso te afeta, visto que é você quem está vindo aqui para procurar médicos. Como você enxerga esse uso? Isso te traz algum prejuízo? Se estiver te afetando, independente de como, você também pode procurar ajuda para lidar com isso. Abraços!
Drogas não se subestima... O nome é autoexplicativo.
Olá! Tanto a bebida alcoólica quanto a cocaína são substâncias passíveis de causar dependência. É necessário saber a frequência e intensidade do uso, bem como seus prejuízos para determinar se é dependência ou não. O problema é que o usuário tem dificuldade em reconhecer que está viciado.
É uma questão complicada. O uso recreativo de drogas, por ser eventual e “social”, parece inofensivo à primeira vista. Mas há uma linha tênue entre essa sensação de que existe um controle para uma dependência química.
A cocaína é altamente viciante, pois estimula centros–chave de prazer dentro do cérebro e causa uma euforia extremamente elevada.
Os usuários de uso prolongado podem desenvolver tolerância, precisando de quantidades cada vez maiores da droga para ter os mesmos efeitos, então conforme o corpo ganha resistência à substância, mais difícil fica de perceber a dependência e levando a prejuízos cada vez mais significativos em várias áreas da vida.
Olá!
Existem vários caminhos para responder e os especialistas em dependência química usam critérios como se a droga é de uso recreativo ou não, frequência do uso, o qto cada organismo metaboliza a droga e por fim uma explicação que ouvi de um médico psiquiatra especialista no tema a muitos anos “ vício é tudo aquilo que não se consegue deixar de usar/ fazer nem por um so dia” Se for analisar nesse ponto de vista, muitas pessoas tem vícios...
Ou seja, existe um contexto que deve ser avaliado e não rotulado.
Mas normalmente o dependente químico nega a dependência e diz se manter no controle. Mas se seu marido tem uma vida profissional ativa, cumpre papéis sociais, familiares e afetivos não atrapalhando sua rotina de vida, talvez a questão seja a sua não aceitação.
Procure ajuda e tente entender se o “vício” dele, cabe ou não dentro do seu contexto de vida.
Boa sorte!
Abs,
Oi, é necessário fazer uma avaliação. Por exemplo, seu marido bebe quantas vezes na semana? Para caracterizar vício será necessário analisar a frequência em que ocorre o uso
Tua questão faz pensar que se importa com o fato do seu marido consumir tais substâncias conjuntamente. Também parece que busca afirmar o que já sabe: tal consumo pode ser grave. E ainda, que ele poderia garantir seu estado. O usuário de drogas não tem condições de avaliar a si mesmo como viciado sem ter a atitude de parar com tal situação.
Parece interessante que você se pergunte até onde suporta tal situação, pois ela deve piorar. Quem sabe procurar pensar tuas questões com apoio profissional, ao invés de buscar apenas uma confirmação do que já sabes?
Buscar ajuda é o melhor ato de amor consigo. Em qualquer movimento de insegurança emocional ou desconfortos de sentimentos inicie uma psicoterapia.
Olá. Você também deve atentar para o álcool nesse caso, outra substância passível de abuso. As drogas, de forma geral, tendo maiores ou menores riscos à saúde, são melhor entendidas enquanto à relação que o usuário estabelece com elas. Pergunte-se sobre a frequência que ele usa, a intensidade e o prejuízo que esse uso acarreta para as suas vidas. Como você faz essa pergunta, entendo que a situação do seu marido deva ser preocupante. Sobre a saúde dele, essa mistura de álcool e cocaína é perigosa, pois produz uma substância chamada cocaetileno que pode ocasionar em parada cardíaca. Informe-o sobre isso e diga como seu uso está causando prejuízos a ele e a outras pessoas. Ajudar o outro a dizer não a impulsos que parecem lhe ultrapassar também é um ato de amor. Acredito que existam outros fatores aí envolvidos e recomendo fortemente que procure ajuda. Você pode ligar para o número 132, serviço gratuito sobre álcool e outras drogas, procurar na internet sobre um Narcóticos Anônimos próximo de onde você mora ou buscar diretamente um psiquiatra ou psicólogo. E, caso você esteja passando por alguma situação de violência, ligue para o 180. Tudo de melhor para vocês. Abraço!
Ola, boa tarde! O importante é identificar todas as consequências do uso das substâncias e conscientizar seu marido de que modo pode afetar na relação de vocês . Neste momento, seria ideal uma consulta para esclarecimento, informação e orientação sobre esta situação.
Tratando-se de uma droga como a cocaína, que tem ação direta à via mesolímbica – área de recompensa do cérebro – faz com que exista grande risco de dependência.
Há meios legítimos para alcançar prazer, satisfação, relaxamento e diversão, sem comprometer a saúde.
Busque ajuda quando julgar necessário.
É uma descrição breve demais do comportamento do individuo para dizer se é dependente de tal substância. Se ver necessidade converse com ele sobre e tente leva-lo ao psicólogo. Independente de ser ou não importante uma avaliação e respectivo tratamento se necessário.
Olá. Apenas por aqui não é possível fazer uma avaliação e pelo visto ele não encara isso como um problema. Não parece ser algo que o incomoda a ponto de procurar ajuda. Um psicólogo avaliaria a frequência com que ele bebe e usa drogas, mas ele precisaria antes de mais nada entender que precisa de ajuda. Você pode procurar um psicólogo para você ter um apoio e que te ajude a lidar com essa situação. Atenciosamente
O uso de drogas precisa ser pensado em termos do dano físico, emocional e social que causa, não apenas em função da frequência. É possível que seu marido faça uso "recreativo" ou que já esteja dentro do que se chama "uso problemático", a julgar por uma série de fatores. Um bom profissional psi (psicólogo, psiquiatra) poderia ajudar a esclarecer este ponto, utilizando escalas como o Assist, por exemplo. Também considero importante que você pense o que isso representa e qual o peso disso na relação entre vocês como casal e possa propor um diálogo aberto a esse respeito. Um psicólogo pode ajudar nesse diálogo ou mesmo no que isso pode pesar para você como esposa, caso ele não aceita participar de algum processo terapêutico.
Tanto a bebida quanto a cocaína são passiveis de causar dependência.É necessário saber a frequência e a intensidade do uso, além de analisar os prejuízos para determinar se é dependência ou não. A avaliação de um profissional é importante, já que o usuário tem dificuldade em reconhecer o vicio.
O uso, abuso, ou dependência de qualquer substância psicoativa, aqui se inclui a cocaína, é uma escada que só sobe, ou seja, o indivíduo pode ser um usuário, aquele que usa recreativamente e ainda não tem problemas com a substância, o próximo degrau é o de abusador, ou seja, aquele indivíduo que usa em grandes quantidades, mesmo que aleatoriamente, mas já faz um uso que pode trazer problemas, esse indivíduo jamais voltará a ser usuário, pois subiu um degrau na escada da dependência, o próximo degrau é o da dependência (ou vício) que é quando o indivíduo precisa da substância, mesmo que seja apenas em determinados momentos, por exemplo quando bebe, se existe o comportamento de "craving" ou como se fala popularmente "fissura" quando a vontade de usar tem um grau muito alto, ou incontrolável. O dependente jamais voltará a ser abusador ou usuário! A dependência é uma doença crônica, incurável e fatal. Ela é progressiva, a quantidade de uso vai aumentando com o tempo, pois o organismo vai criando uma tolerância a substância, ou seja, as doses e quantidades precisam ser maiores, pois o efeito da substância já não é o mesmo que antes com a mesma dose.
Mesmo que só se use em determinados momentos ou eventos, é preciso ter cautela, principalmente com cocaína e derivados, pois é uma droga que causa dependência de forma rápida, mesmo que o uso seja aleatório! O ideal é sempre abstinência total! Esse "barato" pode sair muito caro!
Depende, para se considerar um vício é preciso analisar vários fatores, principalmente da frequência do consumo, o qual você não mencionou aqui. Entretanto, se toda vez que ele bebe, há a necessidade de usar cocaína, penso que isso é compatível com comportamentos de adiccção.