Perguntas do paciente (20)
-
Meu namorado é filho único, o pai dele morreu quando tinha 16 anos, desde de então ele cuida da mãe
Meu namorado é filho único, o pai dele morreu quando tinha 16 anos, desde de então ele cuida da mãe dele, financeiramente pra ser mais exata, porém ela recebe aposentadoria e mais aluguel de uma casa, ela é ajuntada com um cara que nem faz questão de trabalhar e manter a casa, mesmo assim ela não larga dele… por mais que ela tenha condições de se manter, vive pedindo dinheiro emprestado pro meu namorado, a questão é que meu namorado, mora comigo, mas sempre diz que está sem dinheiro ou seja, me colocando em segundo plano, enquanto a mãe nem se quer busca um serviço por mais que ela tenha saúde. O que fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Acredito muito no potencial da comunicação aberta, clara, objetiva e não violenta para favorecer o entendimento em direção à solução de conflitos, mas nem sempre estamos preparados. Há, geralmente, dificuldades emocionais ou traumas que impedem que haja esse espaço, quando a necessidade se apresenta.
Caso sinta que possa estar vivendo esta dificuldade, estou à disposição para ajudá-la.
-
qnd tinha 11 anos, meu pai faleceu... ele era alcoólatra, mas era uma boa pessoa qnd estava sóbrio.
qnd tinha 11 anos, meu pai faleceu... ele era alcoólatra, mas era uma boa pessoa qnd estava sóbrio. ele chegava do trabalho umas 17h e normalmente chegava bêbado e brigava mt com a minha mãe, por várias vzs eu ligava p polícia chorando a pedido da minha mãe p separar a briga dos dois. sempre ficava meio apreensiva pensando no q ia acontecer qnd ele chegasse... uns meses dps q ele faleceu, toda vez q chegava no final da tarde eu ficava nervosa, me batia um desespero, vontade de sair correndo, ñ sei explicar direito essa sensação... em uma dessas tardes, estava deitada e do nada me deu uma falta de ar, eu levantei correndo, pensei q ia morrer, corri p sala ficar perto da minha mãe, pois ñ queria ficar sozinha... hj em dia, eu com 17 anos qnd gritam/brigam cmg, eu fico tensa com mta vontade de chorar. como faço p superar esse "medo"? eu quero ser policial, ñ tem como ser policial desse jeito rsrs...
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, boa noite. Realmente experiências como essa do período da infância costumam acompanhar a pessoa ao longo da vida, causando ansiedade generalizada e acabando por influenciar nos relacionamentos.
O reconhecimento da causa do evento traumático já é de grande ajuda e a orientação que eu daria seria mesmo buscar ajuda terapêutica.
Este suporte a ajudaria a processar as emoções no seu tempo, trazendo para o presente a oportunidade de viver de forma mais inteira e leve.
Caso queira fazer esse mergulho, conte comigo.
-
É normal sentir que gosta romanticamente de alguém e ficar dias pensando nela, mesmo sabendo que não
É normal sentir que gosta romanticamente de alguém e ficar dias pensando nela, mesmo sabendo que não dá em nada, e quando penso nisso tudo some?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É possível sim, porém, sendo bem objetiva, essa resposta precisaria ser baseada em alguns dados, como idade por exemplo. Qualquer resposta será bastante genérica e acredito que desta forma, não lhe traria muita clareza à dúvida levantada.
Fica a sugestão: de uma próxima vez, busque trazer mais dados a sua pergunta. Dessa forma você terá respostas mais alinhadas ao questionamento.
Caso queira aprofundar, estou à disposição.
-
Na sua opinião, independente de sua abordagem de preferência, o que as outras abordagens têm de melh
Na sua opinião, independente de sua abordagem de preferência, o que as outras abordagens têm de melhor a contribuir no entendimento dos fenômenos psicológicos? O ecletismo na psicologia no final das contas favorece o trabalho do psicólogo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ótimo questionamento. O enriquecimento das estratégias para atender às demandas do consultório deve sim, ser valorizado pelo profissional.
Levando em conta que o psicólogo já traz em sua formação a abordagem de sua escolha, e, somada à prática clínica, acaba por trazer mais ferramentas e recursos que favorecerão o processo terapêutico.
Acrescento a isso a importância de estar sempre atualizando o conhecimento.
-
Logo após a morte dos meu avós maternos. Comecei a ter pavor da morte dos meus pais, medo da minha m
Logo após a morte dos meu avós maternos. Comecei a ter pavor da morte dos meus pais, medo da minha mãe morrer e como seria depois, sem poder falar com ela, não ter o carinho dela e nunca mais poder ver ela, da mesma maneira meu pai. Mas em relação ao meu pai, sei que se intensificou pq ele passou 1 ano com soluços de duravam meses e sem explicação. E pelas noites que dormia com ele acordava pela manhã para ver se ele ainda respirava e não dormia de maneira nenhuma. E a cada situação no dia que envolve falar dos meus pais eu começo a sentir um aperto do peito, vontade de chorar e fico toda hora pensando em como seria horrível minha vida se isso acontecesse, em que momentos que eu mais iria sentir falta e da um vontade de ir correndo para os meus pais
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
De forma mais concisa, até por desconhecer sua história, gostaria de inicialmente sugerir que você procure, além de ajuda psicológica, também seus amigos ou familiares que você tenha afinidade e confiança para compartilhar sua angústia.
Seja paciente e compreensivo(a) com você mesmo(a), pois o luto é um processo e como todo processo emocional, necessita de tempo e sinceridade com os próprios sentimentos.
O que você está experimentando agora em relação aos seus pais é uma ansiedade antecipatória e acredito fortemente que o melhor a fazer no momento é buscar ajuda para lidar melhor com seus sentimentos e todas as emoções envolvidas.
Conte comigo, caso entenda que poderei ajudar.
-
Bem tem vezes estou vazia, sem propósito,de achar que viver a vida e sem graça, não tenho propósito,
Bem tem vezes estou vazia, sem propósito,de achar que viver a vida e sem graça, não tenho propósito, desanimada, as vezes parece que não tenho identidade nem sei quem sou, as vezes tenho autoestima muito alta de achar que sou o centro, as vezes autoestima baixa , eu nunca sei quem sou
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Acredito fortemente que essa oscilação cause enorme prejuízo na qualidade de suas relações. Pelo seu breve relato, há um caminho de descobertas sobre você mesma pela frente, mas é preciso que você queira tomar a decisão de se conhecer.
Como disse o colega, o caminho mais seguro é mesmo aquele que possa ter o acompanhamento de um psicólogo, que a ajudará nesse processo de autoconhecimento.
Coloco-me à disposição desde já.
-
É normal sentir que errou a maior parte do tempo? Normalmente, toda vez em que falo com alguém e
É normal sentir que errou a maior parte do tempo?
Normalmente, toda vez em que falo com alguém e me solto mais, acaba vindo uma sensação que falei alguma besteira e que a pessoa não gosta da minha presença, então acabo ficando meio tensa. Quando chego em casa, é a coisa que mas penso e me faz refletir se falei algo ruimRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esse questionamento está intimamente ligado à imagem que tem de si e certamente se dá de forma desfavorável, como você colocou. Duvidar de suas capacidades, se sentir incapaz de lidar com desafios, ter medo de falhar ou se preocupar excessivamente com a opinião dos outros também são comuns em casos de baixa autoestima.
Caso você esteja enfrentando esses problemas que afetam diretamente suas relações, busque ajuda de um psicólogo.
Estou à disposição para ajudar neste processo de autoconhecimento.
-
É normal na hora de ir dormir ter muitos pensamentos e não conseguir repousar?
É normal na hora de ir dormir ter muitos pensamentos e não conseguir repousar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Seria importante obter maiores informações, como por exemplo, se está sendo afetado(a) por fatores do dia-a-dia, como estresse crônico, ansiedade, estilo de vida movimentado e corrido, uso constante e abusivo das redes sociais.
Esses exemplos entre outros podem contribuir para uma má qualidade de sono e, consequentemente, repouso. E detalhe: o sono não se recupera, de acordo com as pesquisas científicas.
Sugiro conciliar práticas que possam promover relaxamento com um trabalho psicológico para aprofundar essa questão. Estou à disposição para ajudar.
-
Oii. Tenho algumas questões emocionais desde criança, e aprendi a lidar com isso. Porém, às vezes me
Oii. Tenho algumas questões emocionais desde criança, e aprendi a lidar com isso. Porém, às vezes me sinto cansada do mundo, de sair, de conversar, e não gosto de falar dos meus sentimentos e minhas questões por sentir que vou atrapalhar. Algumas pessoas próximas já disseram que eu sou fria, mas não me sinto assim. Às vezes acho que sinto coisas até demais. Isso tudo pode ser reflexo das situações da minha infância?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Seria muito bom poder abordar e desenvolver melhor esses temas que você trouxe. Buscando se conhecer e entender melhor seus sentimentos, é possível ter uma visão mais clara de como estão alinhadas a sua sensibilidade e força.
O processo de terapia poderá lhe conduzir com segurança na exploração de sua vivência desde a sua infância até as suas experiências atuais, trazendo respostas que lhe trarão sentido.
Caso deseje, ofereço-me para ajudar. Abraço!
-
Durante o meu Dia a Dia eu fico trabalhando e imaginando coisas.. na minha cabeça tipo vivendo uma v
Durante o meu Dia a Dia eu fico trabalhando e imaginando coisas.. na minha cabeça tipo vivendo uma vida diferente.. é tipo (exemplo) estou empilhando produtos é vendo o que estou imaginando com os olhos! Mais como eu continuo fazendo o trabalho sem errar.. sendo que naquele momento eu não estou praticamente no mesmo lugar..estou sonhando? E quando percebo já terminei o que tinha que fazer.. é quero continuar fantasiando.. uso esse método pra não enjoar da rotina tá certo isso?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Se não está havendo prejuízo profissional ou não está se colocando em risco, ok. Mas acho que valeria a pena pensar sobre isso com mais profundidade. É possível entender esse processo que você descreveu e ter clareza do que o motiva. Autoconhecimento abre portas; as nossas próprias e as do mundo em que nos relacionamos. Estou à disposição, caso aprofundar o tema seja de seu interesse.
-
Existe algum remédio pra fazer parar de sonhar? Pois tenho muita sonhos
Existe algum remédio pra fazer parar de sonhar? Pois tenho muita sonhos
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não, não há medicamento para esse objetivo.A existência dos sonhos não é por acaso; eles trazem conteúdos da psique, assim como tem funções neurológicas específicas.
Seria interessante para você descobrir a razão ou as razões para que tenha vontade de interromper esse fluxo e realmente o caminho seria poder fazer um aprofundamento dentro de um processo de psicoterapia.
Caso sinta esse chamado, estou à disposição.
-
Como eu escolho qual abordagem da psicologia que mais me ajudaria a me entender melhor, meus problem
Como eu escolho qual abordagem da psicologia que mais me ajudaria a me entender melhor, meus problemas e traumas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Esse questionamento é comum quando não houve experiência anterior na psicoterapia, mas existem visões que podem auxiliar.
Por exemplo, como coloquei no meu perfil, "cada pessoa é única" e trago uma abordagem terapêutica integrativa e interativa, que se adapta às necessidades individuais de cada cliente.
Juntos no processo, vamos trabalhar na promoção do autoconhecimento, do crescimento pessoal e na exploração de seus sentimentos, pensamentos e comportamentos.
É possível que agora você tenha questões que estão mobilizando sua atenção, mas talvez falte pouco para tomar a decisão de iniciar esse mergulho interno.
Vá em frente! Estou à disposição.
-
Como superar a perda de alguém (de maneira inesperada)? Me sinto culpada por não ter prestado mais a
Como superar a perda de alguém (de maneira inesperada)? Me sinto culpada por não ter prestado mais atenção aos sinais, de ter falado menos sobre mim, e mais sobre ele, ter o ouvido mais, ter sido uma pessoa melhor...
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Lamento sua perda.
Assim como já foi dito por alguns colegas, a vivência do luto é individual. Cada um terá a experiência que é lhe for possível nesse momento e de acordo com o que sua estrutura emocional permite. Porém, o mais importante é estar atenta para não reprimir as emoções ou sentimentos que porventura surjam; isso poderá ter um alto custo no futuro.
Você mencionou o sentimento de culpa e também um julgamento de desvalia sobre você mesma e dessa forma, poderá ter dificuldades em conseguir elaborar o luto e seguir em frente. Por isso, se puder sugerir algo, indicaria a psicoterapia, que a ajudará, com segurança, a realizar um mergulho em você mesma.
De verdade, e por mais paradoxal que pareça, o luto é um processo saudável, onde algumas fases são vivenciadas até se chegar à aceitação. Na terapia é possível aprofundar temas importantes para chegar a esse lugar de apaziguamento, como "organizar" e conhecer o que está sendo sentido. Coloco-me a disposição para lhe ajudar, caso haja abertura para essa sugestão.
-
Olá! Me chamo Aline.E todas as manhãs eu esculto o toque do meu despertador antes dele t
Olá! Bom dia.
E todas as manhãs eu esculto o toque do meu despertador antes dele tocar, tipo uma horas antes e depois que toca eu desativo e ele fica tocando bastante tempo(na minha cabeça). É horrível! O que devo fazer ?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Talvez seja difícil haver uma resposta para a sua pergunta sem outras informações. Saber sobre o que se passa com você, como estão seus relacionamentos, como são seus hábitos, como lida com sua rotina, seria imprescindível para chegar a um entendimento.
Assim sendo, acredito que o melhor a sugerir seria buscar este entendimento, mas a partir do acompanhamento de um profissional de psicologia, que poderá ajudá-lo a caminhar em seu próprio processo.
Muitos outros aspectos podem estar colaborando para este fato isolado que você trouxe, mas que neste momento podem não estar sendo conscientizados.
Experimente a psicoterapia e desde já, me coloco à disposição.
-
É normal ficar nervoso e ficar com vontade de chorar quando alguém briga ou reclama com você? Ou tam
É normal ficar nervoso e ficar com vontade de chorar quando alguém briga ou reclama com você? Ou também quando vê uma briga?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
A resposta é sim. Algumas pessoas apresentam emoções de forma mais intensa e profunda que outras e é bom lembrar que a sensibilidade emocional não define uma pessoa, pois cada ser humano é único. A sensibilidade é sim, uma parte importante da individualidade, mas é fundamental saber lidar com com ela de forma saudável. Caso contrário, poderá haver prejuízo na sua qualidade de vida emocional e social.
Caso perceba, em sua experiência, que esteja sendo afetado negativamente, recolhendo-se ou tendo algum comportamento de evitação a partir desses gatilhos, seria aconselhável buscar por ajuda profissional a fim de aprofundar o tema.
-
Descobri uma traição do meu namorado a dois anos atrás,doeu muito,mas conversamos e decidi perdoar,m
Descobri uma traição do meu namorado a dois anos atrás,doeu muito,mas conversamos e decidi perdoar,mas de lá pra cá eu vivo inseguro,sinto que ele continua me escondedo as coisas,não sei o que fazer,meu psicológico está a ser afectado,vivo tendo pesadelo com a pessoa que na qual fui traida,me dizendo que ele continua procurando-a.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Realmente o relacionamento torna-se frágil após uma traição, mas em meu entendimento, a melhor forma de lidar com a situação é mesmo manter o diálogo e permitir que os sentimentos possam ser atualizados entre as duas partes.
Não é algo simples, mas viver de uma forma atormentada e insegura também não é.
Busque o quanto antes apoio psicológico para que possa aprofundar as questões que possam estar latentes e com isso, ajudar a trazer clareza para o momento. A psicoterapia é um lugar seguro para isso.
-
O quão normal é perder o interesse pelas coisas muito rapidamente? Sempre que eu começo a estudar
O quão normal é perder o interesse pelas coisas muito rapidamente?
Sempre que eu começo a estudar eu começo com toda empolgação do mundo, depois de uns dias eu desânimo e perco o interesse e pulo para outro assunto, eu já tentei aprender idiomas, estudar para concursos, vestibular, programação… já gastei muito dinheiro me inscrevendo em cursos e nem mesmo a perda financeira me motiva a estudar, eu sempre fracasso por não ter vontade de estudar aquilo.
Eu admiro pessoas que consegue estudar para algo durante anos a fio, depois de uns dias eu pego uma certa repulsa e não consigo mais, mesmo eu sabendo da recompensa eu não consigo, eu não me considero uma pessoa impulsivaRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
A pergunta já demonstra o peso que vem sendo esse movimento de se interessar e desisitir de algo, mas a boa notícia é que existe sim, a possibilidade de encontrar algo de seu interesse e se dedicar.
Pelo seu texto você parece ser uma pessoa jovem, que genuinamente quer se encontrar e desenvolver seu projeto de vida. O que ocorre é que algumas vezes não nos conheçemos o suficiente e esta dificuldade em identificar nossas habilidades e capacidades torna difusas as opções que a vida apresenta.
Pense seriamente na possibilidade de dar início um trabalho psicoterápico, pois é um caminho seguro para o autoconhecimento.
-
Minha namorada se sente inferior, como se ela não fosse "boa o suficiente" pra estar comigo. Ela diz
Minha namorada se sente inferior, como se ela não fosse "boa o suficiente" pra estar comigo. Ela diz que se sente me privando de um relacionamento bom, e que estou acorrentado a ela, que é "doente"
Já tentei dizer pra ela começar acompanhamento psicológico mas ela diz que isso não vai resolver e que esse pensamento não vai mudar.
O que eu posso fazer pra resolver essa situação?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Por mais que haja uma grande vontade em ajudá-la, você é o namorado e nesse papel sua ajuda é válida, porém limitada. Você poderá ajudar sim, valorizando as atitudes positivas e acolhê-la, assim como continuar incentivando-a a buscar por ajuda profissional.
Tanto a baixa autoestima como crenças limitantes e rígidas requerem trabalho emocional e autoconhecimento, pois afetam não só os relacionamentos, como também carreira, saúde, vida familiar e a qualidade de vida em geral.
Sua namorada, assim como todos, tem o potencial de mudar a visão de si mesma, mas é essencial que ela própria perceba os prejuízos e queira buscar por apoio profissional.
-
Eu já sou jovem e tenho uma "mania" desde criança, que é a de sucção com a língua. Eu faço isso nas
Eu já sou jovem e tenho uma "mania" desde criança, que é a de sucção com a língua. Eu faço isso nas mais variadas situações, inclusive quando estou dormindo (só consigo dormir fazendo isso também). Isso me incomoda pq as pessoas acabam percebendo (a boca fica num formato diferente do normal e "tremendo"). Isso é característica de algum problema? Existe algum tratamento pra isso? Eu já tentei parar/controlar e o máximo que consegui foi substituir por outros tipos de manias, mas logo depois voltei para essa.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo não ser algo grave como um transtorno, porém é uma mania ou um tique que parece estar começando a gerar desconforto. Indicaria a psicoterapia para entender melhor o que se passa com você e acrescento "o quanto antes, melhor", pois o desconforto pode vir a se tornar um gatilho para picos de ansiedade. Ofereço meu acompanhamento nesse mergulho, caso entenda que posso ajudar você.
-
Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida. Existe alguma relação entre contradependência, alexiti
Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida. Existe alguma relação entre contradependência, alexitimia e transtorno de personalidade esquizoide?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Buscando complementar o que foi dito pelos colegas, vejo que a relação mais próxima seria entre Alexitimia e TPE, onde é possível destacar o distanciamento social, a falta de clareza sobre a origem de se sentir à parte do mundo, sofrimento emocional, queda da qualidade de vida.
Não ficou claro se o uso do termo "contradependência" foi usado dentro do sentido que você queria, pois no contexto de seu questionamento, seria algo como "anti-dependência". Como há essa dúvida, prefiro me abster de prosseguir com algum esclarecimento.
Pessoas que possuam esses transtornos mostram dificuldade em buscar por ajuda psicoterápica, mas ao levantarem questionamentos como esse, mostram potencial abertura. O processo, sem dúvida, poderia ser muito útil para minimizar os prejuízos sociais, familiares e da qualidade de vida.
Autor
Perguntas frequentes
-
Qual é o melhor tratamento para dermatite na região do períneo.
A dermatite na região do períneo pode ter diferentes causas, como irritação…