Minha namorada se sente inferior, como se ela não fosse "boa o suficiente" pra estar comigo. Ela diz

31 respostas
Minha namorada se sente inferior, como se ela não fosse "boa o suficiente" pra estar comigo. Ela diz que se sente me privando de um relacionamento bom, e que estou acorrentado a ela, que é "doente"
Já tentei dizer pra ela começar acompanhamento psicológico mas ela diz que isso não vai resolver e que esse pensamento não vai mudar.
O que eu posso fazer pra resolver essa situação?
Todo esse discurso e crenças dela a respeito de si mesma precisa de um processo terapêutico como você bem indicou. Tudo o que vivemos contribui para a formação do nosso autoconceito que pode ser saudável ou não. Não temos controle sobre determinadas circunstâncias que acontecem, como em uma pandemia, por exemplo. Mas buscar a nossa cura é nossa responsabilidade. Ela precisa desejar sair desse lugar de reclamação e fazer algo por si mesma. Conduzir uma pessoa adulta a terapia só é possível quando essa já perdeu sua capacidade de julgamento e está em risco ou oferecendo risco a si e aos outros. Caso contrário, não há como salvar alguém que não está disposto a se cuidar. Cuide-se você e se pergunte por que insiste nesse relacionamento, qual é o seu ganho nessa relação? Por trás desse discurso pode haver tantas questões, que é impossível responder de forma objetiva. Uma pessoa controladora pode dizer isso para justificar os abusos e invasões de privacidade. Uma pessoa que deseja terminar e não quer lidar com a discussão da relação pode dizer que o problema é ela para não debater as questões e terminar sem se indispor. Sempre tem um ganho secundário quando a pessoa reclama e não faz nada para mudar. Se ela não vai a terapia vá você!

É difícil lidar com sentimentos de inadequação em um relacionamento, tanto para quem os experimenta quanto para quem está ao lado da pessoa que os sente. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a abordar essa situação:
1. **Comunicação aberta e empática**: Mantenha o diálogo aberto com sua namorada. Ouça atentamente suas preocupações e demonstre empatia. Evite julgamentos e procure compreender o que está por trás de seus sentimentos de inadequação. 2. **Reafirme seu amor e apoio**: Faça questão de mostrar que você a ama e a valoriza pelo que ela é. Destaque suas qualidades e elogie suas realizações. Reforce que você escolheu estar com ela e que não vê sua presença como um fardo. 3. **Encoraje a busca por ajuda profissional**: Embora sua namorada possa estar resistente à ideia de terapia, é importante incentivá-la a considerar a possibilidade. Explique que a terapia pode oferecer ferramentas e estratégias para lidar com os sentimentos de inadequação e ajudá-la a desenvolver uma visão mais positiva de si mesma e do relacionamento. 4. **Mostre sua confiança nela**: Demonstre que você confia em suas capacidades e em sua força interior. Incentive-a a se envolver em atividades que a façam sentir-se bem consigo mesma e que promovam sua autoestima. 5. **Seja paciente e compreensivo**: Mudanças de pensamento e comportamento levam tempo. Esteja preparado para um processo gradual e esteja presente para apoiá-la ao longo do caminho, mesmo que haja recaídas ou momentos difíceis. 6. **Evite alimentar inseguranças**: Reforce positivamente o relacionamento e evite situações que possam desencadear ou reforçar sentimentos de inadequação. Isso inclui evitar comparações com relacionamentos passados, manter a transparência e a confiança na comunicação e não reforçar inseguranças de forma inadvertida. 7. **Procure apoio para si mesmo**: Lidar com os desafios emocionais de um parceiro pode ser desgastante. Considere procurar seu próprio suporte emocional, seja conversando com amigos de confiança ou considerando aconselhamento terapêutico para ajudá-lo a lidar com suas próprias emoções e preocupações. Por fim, é importante lembrar que você não pode "consertar" os sentimentos de inadequação de sua namorada, mas pode oferecer apoio e encorajamento ao longo do processo de busca por soluções. Se os sentimentos dela persistirem ou causarem um impacto significativo no relacionamento, pode ser útil buscar a orientação de um profissional de saúde mental.
Olá. É importante insistir para que ela busque ajuda profissional, e assim passe a entender suas questões psicológicas, emocionais e identifique suas crenças, só assim há possibilidade de mudanças. Espero que ela consiga. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 130
Olá! A mudança somente ocorre se o outro mudar... infelizmente, não tem como você fazer algo por ela... O que é possível fazer, você já está fazendo: conversando, explicando a necessidade de fazer a terapia.
Olá, espero que esteja bem! Sobre a situação com sua namorada acho importante que vocês consigam dialogar sobre a situação. Que você consiga dizer a ela como se sente e como ela pode buscar ajuda. Pelo seu relato parece que ela precisa de ajuda profissional para rever algumas questões sobre a percepção que tem de si mesma, sobre a própria autoestima. Mas é importante pensar que a mudança depende da própria pessoa, que ela precisa buscar ajuda e pensar nestas questões. Importante também que você avalie como está a relação pra você, como isso te afeta e como você pode lidar com a situação. Buscar ajuda para você também é importante uma vez que a relação de vocês está trazendo sofrimento pra você.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Oi! Bom, como você disse que ela não deseja o acompanhamento psicológico, isso torna a relação um pouco mais complicada, mas o importante também é você estar no processo junto com um psicólogo para que você possa compreender como se sente estando nessa relação e como irá afetar a sua saúde mental.

Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70
Você tem um ponto válido. Se sua namorada está resistente à ideia de iniciar o acompanhamento psicológico, considerar ir à terapia você mesmo pode ser uma maneira útil de mostrar a ela que buscar ajuda não é algo a ser temido ou visto como um sinal de fraqueza. Ao compartilhar suas próprias experiências positivas com a terapia e os benefícios que ela pode trazer, você pode inspirá-la a considerar essa opção para si mesma. Além disso, você pode obter apoio e orientação sobre como melhor ajudá-la e apoiá-la durante esse processo desafiador. Lembre-se sempre de que cuidar de si mesmo é fundamental para poder oferecer apoio genuíno aos outros.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 138
Olá. Penso que é importante entender que toda situação que envolve outra pessoa, não conseguimos nós mesmos resolver a situação, mas não quer dizer que não há nada a ser feito, como deixar claro como você se sente com isso, o que você quer dela e oferecer a ajuda que você consegue. Abraço.
Primeiramente, gostaria de expressar meu pesar pelo sofrimento que ambos estão enfrentando em seu relacionamento. É compreensível que seja difícil lidar com os desafios que surgem quando um parceiro se sente inferior ou inadequado.

Nesse momento delicado, é importante que você tente deixar claro para sua namorada o quanto a ama do jeito que ela é, com todas as suas qualidades e até mesmo seus defeitos. Diga a ela que a ama não por ser perfeita, mas por sua sensibilidade, humildade e todas as outras características que a tornam única e especial para você.

É fundamental que ela entenda que ninguém é perfeito, e que você está disposto a caminhar ao lado dela na vida, apoiando-a em suas dificuldades e enfrentando juntos os desafios que possam surgir em seu relacionamento. Mostre a ela que estão juntos não porque você se sente "acorrentado", como ela mencionou, mas sim porque escolheu estar ao lado dela e enfrentar os obstáculos juntos.

Se ela está resistente à ideia de buscar acompanhamento psicológico, pode ser útil sugerir que vocês dois busquem terapia de casal juntos. Isso pode oferecer um espaço seguro e neutro para explorar essas questões de forma mais profunda e encontrar maneiras construtivas de superá-las.

Estou aqui para ajudar se precisarem de mais orientações ou suporte.

Um abraço,
Denise Mendes Gomes
Boa tarde!
A auto estima está baseada no que pensamos a respeito de nós mesmos. Os nossos talentos, o que acreditamos de nós.
Uma terapia iria ajudar bastante no intuito de reconhecer o que existe de bom em si.
Não existe esta comparação de ser boa ou não para o outro. Cada um de nós tem algo de bom e ruim para acrescentar na vida de alguém. Nunca é só de ruim. O que muda é a maneira de nos enxergarmos.
Evidencie o que você enxerga de bom nela e ajude no sentido dela procurar uma terapia e se descobrir.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Olá, sua namorada realmente precisa de acompanhamento psicológico para trabalhar a autoestima e, consequentemente, reduzir a inseguraça. Você sozinho não tem o poder de resolver a situação porque as crenças que fazem com que ela se veja como inferior são delas. Insista no acompanhamento psicoterápico, esteja ao lado dela e se mostre disponível para ajudá-la, mas cuide-se também para não ficar sobrecarregado. Um grande abraço.
Saudações! Aparentemente é uma situação delicada e que lhe envolve. Agora, na sua pergunta tem algo que merece atenção: por que acha que cabe a ti a resolução dessa situação? De todo modo, acho importante que haja uma escuta qualificada para que essa situação possa ser trabalhada, melhor investigada e elaborada.

Falamos dos nossos sintomas, mas nem sempre nos damos conta de que falamos também a partir deles.

Colocar tais sofrimentos em palavras pode ser uma saída transformadora.
É importante manter uma comunicação aberta e empática com sua namorada, validando seus sentimentos e incentivando-a a buscar ajuda profissional, como terapia cognitivo-comportamental, para lidar com sua baixa autoestima. Demonstre amor, apoio e paciência, enquanto estabelece limites saudáveis para cuidar tanto dela quanto de si mesmo.
Olá. Sinto muito pela sua situação, mas saiba que você ja está fazendo o que é possível.
Dentro dos limites da sua disposição, é importante que continue a apoiando e tentando que ela procure um tratamento psicoterapêutico.
Entretanto, a mudança precisa vir dela.
Como recurso, em uma conversa franca, peça para ela fazer pelo menos uma primeira consulta e depois ela pode decidir continuar ou não.
Importante salientar que um tratamento sério não tem como objetivo mudar os pensamentos dela, ela precisa saber disso. O objetivo é que ele ofereça a ela um suporte para conhecer melhor e lidar com as próprias angústias.
Espero ter ajudado. Abraços.
Se já foi feita algumas observações em relação ao comportamento dela. Ela não manifestou querer buscar essa ajuda. É comum nos relacionamentos, na maioria das vezes de maneira inconsciente, retroalimentamos no outro tais comportamentos. Reflita sobre isso.
Boa noite! Penso que não adianta insistir se ela está resistente a buscar a terapia. Porque isso afetará a sua relação de vocês e não ajudará em nada. . Acredito que a terapia pode auxilia lo a lidar com ela . Eu atendo uma mãe que faz terapia, mais o filho e o marido que deveriam fazer, contudo ela ajuda muito eles. A psicologia é grande demais para ser só do psicologo! Quem sabe você pode contribuir! Acredito que você também está muito incomodado, porque é dificil ver quem a gente ama sofrendo. Terapia é vida! E você dar o expemplo para ela. Inequivocamente as pessoas acham que a terapia é apenas para loucos. Socrates, já dizia a vida não vale a pena ser vivida se não for analisada.
Já que ela não quer buscar ajuda... e se vcs forem buscar a ajuda de um terapeuta de Casal.
É uma situação delicada. A condição da sua namorada demanda ajuda profissional, não seria você a pessoa responsável por "tratá-la" dessa crença de inferioridade tão forte nela. Não é uma simples baixa autoestima que amigos ou namorado possam ajudar.
O que você pode fazer é insistir na busca por psicoterapia para ela e talvez de casal, para incentivá-la a ir junto com você no início e talvez depois ela entenda os benefícios.
Evite ficar refém de alguém que não quer melhorar, vai aos poucos colocando para ela a importância de ela querer superar as dificuldades.
Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Eu sinto que você já fez o que estava a seu alcance, indicar psicoterapia e incentivá-la a procurar melhorar. Agora a mudança só cabe a cada um; ela precisa querer. Você pode seguir conversando e insistindo, mas talvez isso seja desgastante para você e para a relação. Talvez seja útil você examinar se de algum modo você contribui para que ela se sinta assim. Você se sente superior? Sente que ela é inferior? O que você emana para ela, de como você se sente dentro dessa relação? Às vezes sem perceber você pode contribuir para essa dinâmica na relação. Acho que vale uma psicoterapia pra entender onde você se enfiou, quais as suas contrapartidas e responsabilidades, seja por estar contribuindo para isso tudo, seja por estar sendo "vítima" de uma companheira doente, que não quer se esforçar por uma relação harmoniosa e saudável. Espero ter colaborado!
Olá! Antes de sugerir psicoterapia a ela, o ideal seria você buscar. Relacionamento 'e 50% de cada um, então a psicoterapia seria para você se autoconhecer, entender a dinâmica do seu relacionamento, ter orientações conjugais para ver efeitos no relacionamento. A partir disso você pode ter mais clareza e ressignificar seu relacionamento.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
De fato e interessante entender todo o contexto e não apenas um pedaço dele, a sua namorada pode estar confusa com o que esta sentindo no momento por diversos fatores. O que e possivel fazer neste momento e acolher o que ela esta sentindo, conversar bastante com ela talvez a mesma queira um espaço para organizar tudo o que esta sentindo. Mas e dificil falar sobre este ponto especifico quando se deve ter todo um contexto.
Espero ter ajudado caso queira falar sobre este e outros assuntos fico a disposição.
Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Compreendo sua preocupação com sua namorada. É importante que ela saiba que você se preocupa com o bem-estar dela, pois pode ser desafiador lidar com sentimentos de inferioridade e autoimagem negativa, e a terapia pode ser uma ferramenta eficaz para lidar com essas questões. Tente explicar que um psicólogo pode ajudá-la a entender melhor esses sentimentos, a desenvolver habilidades para enfrentá-los e a promover uma visão mais positiva de si mesma. Encoraje-a a considerar a possibilidade de buscar ajuda profissional e demonstre seu apoio ao longo desse processo. Se ela estiver aberta a isso, vocês podem até mesmo pesquisar juntos sobre os benefícios da terapia e procurar um profissional com quem ela se sinta confortável em trabalhar. Lembre-se de que é importante respeitar o tempo dela e oferecer seu apoio.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Ola. Curioso ela dizer que se preocupa contigo e fica numa posição rígida sobre si mesma, não acreditando que seja uma pessoa a ser amada por ti e ainda que possa estar prejudicando tua vida e não cuidando de si. Talvez ela até duvide dos teus sentimentos por ela por não se considerar amável. Uma situação bastante delicada. Um tratamento poderia contribuir para uma mudança de posição em relação a si mesma. Porém ir ao tratamento porque outra pessoa quer, pode apenas confirmar que ela não tem jeito, pois é o incômodo com nosso sofrimento que traz motor ao tratamento. Mas o próprio Freud acaba descobrindo que há pessoas que tem prazer numa posição que traz desconforto, uma posição que se acostumou e que da sentindo a esta pessoa. Portanto, percebes quanto há limites quando a percepção que o outro tem de si mesmo? Talvez seja importante tu pensares o quanto está disposto a sustentar a relação ou ainda, o que te fez envolver com uma pessoa que desacredita de si mesma? Será que ela teria razão sobre a dependência? Qual lugar tu ocupas com quem se vê tão inferior? Quais teus ganhos?
Olá! Por vezes é necessário acolher a angústia dela e pontuar que você não concorda. Insistir com o incentivo à procurar psicoterapia pode surtir efeito em algum momento. Cuide de você para poder lidar com essa e outras situações em um processo de análise. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Entendo sua preocupação com a situação da sua namorada. É difícil para alguém lidar com sentimentos de inferioridade e autoestima baixa, especialmente quando isso afeta o relacionamento de maneira tão negativa.

É importante reconhecer que, embora você queira ajudá-la, a decisão de iniciar um acompanhamento psicológico é algo que ela precisa fazer por si mesma. No entanto, você pode continuar oferecendo apoio e encorajamento. Tente conversar com ela de forma gentil e compassiva, reforçando que buscar ajuda profissional não é um sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção ao bem-estar emocional.

Além disso, mostre a ela que você está presente e disposto a apoiá-la durante esse processo. Explique que você se preocupa com ela e deseja vê-la feliz e saudável, e que o acompanhamento psicológico pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-la a superar esses pensamentos negativos.

Caso ela esteja aberta a isso, posso ajudá-la a encontrar um profissional adequado para acompanhá-la nesse processo. Estou aqui para oferecer suporte a ambos durante essa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Sua preocupação em buscar informação profissional é louvável e demonstra que, de alguma forma, quer ajudá-la. De fato, o processo terapêutico precisa da pessoa desejar isso, em se tratando de um adulto. Nem sempre é fácil começar, principalmente se a pessoa já tem uma ideia preconcebida de que "não resolve". Mas, é importante você também avaliar como você fica nessa situação e qual o impacto para sua vida, projetos e esforços que qualquer relação demanda. Boa sorte! Espero que ela queira se cuidar e buscar um olhar mais condescendente consigo mesma!
Entendo sua preocupação com a situação de sua namorada. É importante reconhecer que os sentimentos de inferioridade e inadequação podem ser desafiadores de lidar sozinhos e podem se beneficiar de apoio profissional. Deixo aqui uma maneira de você abordar a necessidade de sua namorada procurar um psicólogo:

"Querida, eu entendo como você se sente e é difícil lidar com esses sentimentos sozinha. Eu realmente me preocupo com você e quero que você se sinta melhor. Às vezes, nossos pensamentos e emoções podem ser difíceis de enfrentar sozinhos, e é por isso que sugeri procurar a ajuda de um psicólogo. Um psicólogo é treinado para ajudar a entender e superar esses sentimentos, e pode fornecer ferramentas e apoio para que você possa se sentir melhor consigo mesma. Não estou sugerindo isso porque acho que você está "doente", mas sim porque acredito que todos nós podemos nos beneficiar de uma ajuda extra de vez em quando para lidar com nossos desafios emocionais. Estou aqui para apoiá-la em qualquer decisão que você tomar, e espero que você considere dar uma chance ao acompanhamento psicológico".
Importante este seu olhar para a demanda dela, que demonstra sim a necessidade de realizar uma terapia, para que consiga lidar com as questões que a levam a pensar desta forma e consequentemente a sentir-se assim.
A comunicação entre vocês será um fator muito importante. Demonstre na prática o seu apoio, sua preocupação, sua empatia e que está ao lado dela para apoiá-la. Evite julgamentos. Elogie suas qualidades, desde que sejam elogios sinceros e reforce/ reconheça suas realizações sempre que possível. Incentive que ela desenvolva atividades que gosta, que a fazem se sentir bem, confiante e segura. Encoraje-a a fazer mais por si mesma, o que irá também contribuir para a autoestima.
Apoie-a, fazendo o que lhe cabe dentro do seu papel, porém, tenha em mente que você não pode fazer por ela, o que somente ela poderá.
Se possível, busque acompanhamento psicológico para você, para que lide bem com a situação. E a sua mudança poderá também ser um estímulo, para que ela venha a aceitar a terapia também.
Fico a disposição, para auxiliar nesse processo.
Olá! Por mais que haja uma grande vontade em ajudá-la, você é o namorado e nesse papel sua ajuda é válida, porém limitada. Você poderá ajudar sim, valorizando as atitudes positivas e acolhê-la, assim como continuar incentivando-a a buscar por ajuda profissional.

Tanto a baixa autoestima como crenças limitantes e rígidas requerem trabalho emocional e autoconhecimento, pois afetam não só os relacionamentos, como também carreira, saúde, vida familiar e a qualidade de vida em geral.

Sua namorada, assim como todos, tem o potencial de mudar a visão de si mesma, mas é essencial que ela própria perceba os prejuízos e queira buscar por apoio profissional.
Bom dia! sem dúvida, um grande carinho, atenção e preocupação aparece de sua parte, mas isso não resolve...e interessante, talvez, só com você ou com outras pessoas, familiares dela, por ex... seria interessante você observar...porquê a partir disso você pode ter uma ideia ou ao menos fazer uma reflexão sobre este seu lugar... outro ponto que gostaria de colocar é que sabemos que nossas que nossa vida , nossa existência se fundamenta em circunstâncias. Que ganho secundário ela tem em se sentir digamos nessas lamentações? Sabemos que temos responsabilidade do nosso viver, assim como do modo sofrer..., assim a nossa responsabilidade em curar-nos...Encorajá-la, incentivá-la, explicar-lhe,o que a psicoterapia pode oferecer, nesse trabalho onde principalmente não há julgamentos, será importante, mas ela tem que ter vontade e coragem p/ se ater com as suas questões, dizer a ela que ninguém é perfeito, ninguém. Fico eu pensando se ela não teria de uma certa maneira um prazer em estar nesse lugar. Dependência emocional em relação à você? Dessa maneira ela não se permite digladiar sozinha com as suas questões...Que ideais de vida ele pode ter construído de vida sobre si? Se sentir assim "uma coitada"...Há uma outra questão também, seria ela depressiva, estaria em depressa quanto ao poder experimentar os seus desejos? E qual a medida desses ideais? Talovez preservar a si p/ ela seria a melhor maneira de não ir avante, mas por outro lado sofre...e muito... Dessa maneira que ela tenha ou possa ter consciência de que assim não pode viver e também você. Mostre a ela. Talvez esse amor possa fazer com que ela tenha um movimento em direção a uma psicoterapia. Faça-a experimentar um dois ou mais terapeutas, até ele sentir confiança em si e no profissional...l ambos podem andar juntos em um trabalho muito importante. Estou a disposição.
É difícil ver alguém que você ama se sentindo assim, e é admirável que você queira ajudá-la. Uma comunicação com empatia, elogios por quem ela é, valide os sentimentos dela, continue incentivando a procurar ajuda profissional, podendo até ir acompanhá-la, mas diante dessa situação é importante você cuidar da sua saúde emocional, colocando limites para que você não se sinta sobrecarregado ou se sentindo responsável pela felicidade dela. Você pode ajudá-la, mas não pode resolver todos os seus problemas sozinho. Lembre-se de que, embora você possa oferecer apoio significativo, o processo de desenvolvimento de uma autoestima saudável é principalmente uma jornada pessoal que ela precisa percorrer. Continue mostrando amor e apoio, e lembre-a de que ela não está sozinha nessa jornada.