A 4 anos que tive um acidente, tive traumatismo craniano, parte do meu cérebro morreu, com isso paralisou

22 respostas
A 4 anos que tive um acidente, tive traumatismo craniano, parte do meu cérebro morreu, com isso paralisou o lado esquerdo do meu corpo, braço e perna, com esforço e fisioterapia, os movimentos do braço voltou, e da perna também, porem meu pé quando ando fica caído, neurofeedback vai me ajudar?
No seu caso acredito que tenha que dar continuidade na fisioterapia para ter melhor controle do pé e trabalhar esta musculatura. O neurofeedback realmente trabalha a cognição, sugiro que antes de redirecionar seu tratamento você faça uma avaliação neuropsicológica, existem outras técnicas que podem auxiliar na estimulação cognitiva e nas áreas dos prejuízos causados nesta área lesionada. Com esta avaliação o neuropsicólogo também poderá sugerir formas compensatórias quando precisar utilizar áreas cognitivas que estão limitadas. Penso que é o melhor caminho, e com melhores resultados. Espero ter ajudado.

Concordo com a colega. Com o equipamento de neurofeedback, a pessoa treina o aumento ou diminuicao da produção das faixas de frequência das ondas cerebrais.
Este treinamento está voltado aos problemas cognitivos como nos disturbios de aprendizagens, de atenção (Tdah), ansiedade e stress, dislexia, perturbações do sono, entre outros.
A avaliação neuropsicológica identifica o funcionamento inadequado das áreas cerebrais para que o psicólogo especializado em terapia com neurofeedback possa elaborar um protocolo de tratamento específico às necessidades do paciente.
Para suas necessidades será muito importante a continuidade do tratamento fisioterápico, no sentido de cada vez mais fortalecer sua musculatura.
Espero ter colaborado.
Os estudos recentes (a partir de 1998) da neurociência tem demonstrado que novas conexões neuronais podem ser criadas através dos diversos métodos psicoterápicos. O neurofeedback é uma alternativa dentre outras possibilidades que poderá auxiliar o seu progresso. O atendimento por uma equipe multiidisciplinar (neurologista, psicólogo, fisioterapeuta dentre outros) ampliará suas capacidades psicofisiológicas e sua qualidade de vida.
A neurofeedback pode ajudar,porém é sempre aconselhado o auxílio de uma equipe de profissionais como psicólogo, fisioterapeuta e neurologista. Importante estar sendo acompanhado.
Olá! Você já ouviu falar no termo “neuroplasticidade” ? É importante saber sobre isso. Mas antes, é ainda mais importante, saber que há crenças que também podem te limitar. A Terapia EMDR pode diminuir ou mesmo tirar a força dessas crenças, ao mesmo tempo em que sua resiliência mental e física também é estimulada. Vá em frente!
Acredito que o seu fisoterapeuta que já lhe acompanha seja a melhor pessoa a te dar uma reaposta, mas concordo com colega que geralmente em alguns casos uma equipe multidisciplinar seja uma ótima alternativa.
A fisioterapia de rehabilitacao é excelente. Quanto a outros tratamentos sugiro que faça uma avaliação neuropsicologica para ver se o neurofeedback poderia ajudar já que ele trabalha a parte mais cognitiva.
Pelo modo como escreve relatando o que lhe aconteceu percebo que está bastante melhor. Você sofreu um trauma que não está ainda totalmente superado. Valeria a pena fazer uma consulta com um psicanalista e prosseguir numa psicanálise.
Olá! Para se saber se algum tratamento é adequado ou não é importante que você consulte um especialista na área. Ele(a) é o profissional que poderá fornecer as informações adequadas e fazer a avaliação de seu caso. Boa sorte!
Seu caso requer além do acompanhamento psicológico para se conhecer e saber trabalhar com o evento que gerou o problema e tb saber que mesmo com desvantagens ainda assim as vantagens sao possíveis e factíveis , vc precisa de constante acompanhamento fisioterápico e neurológico , o TCE responde de modo diferente para cada caso , e com uma abordagem multidisciplinar os resultados são muito promissores , o neurofeedback , traz ótimos resultados , vale procurar um profissional , sim , mas antes de mais nada não esquecer que como é uma sequela TCE , o neurologista e fisioterapeuta devem de ser os profissionais constante em sua rotina de vida .espero ter ajudado
Primeiramente, é muito importante que você possua um atendimento multifatorial, acompanhado sempre pelo seu neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros que se façam necessários. Esse apoio conjugado será de fato importantíssimo para sua melhora. O Neurofeedback pode sim, ser uma ferramenta na promoção da sua reabilitação, pesquisas recentes com neurofeedback, observam que ele promove alterações nas redes neurais, mostrando a possibilidade de alterar as conexões neuronais, inclusive num tempo mais acelerado do que se previa. O Neurofeedback não está limitado e pode funcionar como um “treinamento cerebral” fortalecendo suas conexões e gerando neuroplasticidade, que é a capacidade do seu cérebro de se reorganizar neuronalmente, podendo possibilitar uma melhor adaptação e novas perspectivas nesse momento da sua vida.
Olá. Acredito no trabalho multidisciplinar.
Em seu caso vai ser mais direcionado e te mostra várias alternativas, e com isso você não depende de um tipo de tratamento
Bom trabalho em equipe.
Olá, acredito que um especialista da área pode melhor te ajudar, uma lesão séria causadas por acidentes e que consequentemente gera afasias, ou seja deficiências, tem que ser acompanhadas até mesmo por uma equipe multidisciplinar.
Olá!
O TCE exige um tratamento continuo e de varios especialistas.
Neurofeedback é um tratamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Esse tratamento não tem nenhum efeito medicamentoso e muito menos invasivo no cérebro. Ele é responsável por estimular as habilidades naturais do cérebro, regulando e desenvolvendo suas potencialidades, corrigindo distúrbios, o que contribui para um melhor desempenho cognitivo e comportamental. É feito por meio de sensores que captam sinais elétricos provenientes dos neurônios, sendo decodificados e processados por um software especializado. Com isso, o funcionamento do cérebro pode ser acompanhado em tempo real pela tela de um computador. A partir de então, a pessoa vai aprendendo, por erros e tentativas, a levar o cérebro a uma transformação. O programa, ao longo do tratamento, informa se a abordagem está correta, muitas vezes sob a forma de pontos, como em um game.
Acredito que essa tecnica pode sim te ajudar, porem você precisa consultar um profissional que tenha especialização e ou conhecimento nessa área.
O cerebro é dotado de plasticidade, porem algumas areas podem demorar mais ou menos para se conseguir uma resposta.
A minha formação em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica tem como objetivo avaliar as funções preservadas e alteradas devido ao acidente que vc sofreu e consequentemente com a reabilitação neuropsicológica trabalhar a atividade cerebral através de atividades estimulantes ao cerebro e o cuidado psiquico/emocional. Em relação à parte motora é super importante continuar com a fisioterapia.
Procure um neurologista, se possível um especialista nesta área, depois procure um psicólogo, para fazer uma psicoterapia de apoio ao tratamento neurológico.
Olá bom dia!
Sim! Voce deve dar continuidade à fisioterapia. Quanto ao neurofeedback, seria interessante voce fazer uma avaliação neuropsicológica antes para ver qual área especificamente foi atingida para voce fazer uma reabilitação neurocognitiva. Isso é fundamental e tem otimos resultados. Não pode parar de estimular seu cérebro, seus neurônios se regeneram e se reiventam com o tratamento. Isso se chama neuroplasticidade. Continue lutando. Voce vai melhorar muito com esse trabalho. Muita disciplina, coragem e determinação. Um abraço!
Se sua preocupação é apenas o pé... o profissional mais indicado é o fisioterapeuta e o neurologista e ortopedista especialista em pé. Pois é necessário vc ter certeza da sua estrutura física, como nervos, osso, ligamentos... esse tratamento é fundamental! E conjunto com isso você procurar um neuropsicólogo especialista em neurofeedback e reabilitação será a equipe perfeita para te ajudar a melhorar o pé e a recuperação completa desse acidente!! Sinto muito pelo seu acidente mas você tem sim caminhos para se recuperar! E lembre se que precisa ser neuropsicólogo... só psicoterapeuta não te ajuda na plenitude que você precisa! Abraço!!! Torcendo por vc!!
Tenho bons resultados com a estimulação e reabilitação neuropsicológica.
Você deve procurar um profissional (ortopedista ou fisioterapeuta) especializado no seu caso. Talvez existam questões além da fisioterapia que podem ser trabalhadas através da psicoterapia. Quem sabe explorar os registros subjetivos sobre o corpo... Já que a constituição do nosso "eu" passa primeiro pela imagem de nós que nos é devolvida pelo outro. A psicoterapia pode te ajudar a elaborar suas vivências de forma que você ressignifique-as e aproprie-se do seu "eu" e dos novos "eus", já que estamos sempre em movimento, externo e interno.
Olá! Neurofeedback é um tratamento que busca melhorar o funcionamento cerebral pela neuromodulação autorregulatória. Depende de cada caso. Sugiro que você converse com mais pessoas sobre seu caso para saber se esse é realmente o tratamento mais adequado para você.
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
O indicado é você continuar seus cuidados com a fisioterapia e procurar um Neuropsicologo para realizar uma avaliação mais precisa, para realizar uma reabilitação neuropsicologica . E continuar com seus cuidados.
Converse com seu neurologista sobre isso para lhe indicar o melhor tratamento.