o neurofeedback tem bons resultados em pessoas com transtorno bipolar?

21 respostas
o neurofeedback tem bons resultados em pessoas com transtorno bipolar?
Atualmente não há consolidação científica a respeito dos possíveis efeitos do neurofeedback aplicado a transtorno afetivo bipolar. Os maiores resultados, atualmente, são obtidos através da terapia cognitivo-comportamental aliado ao medicamento (a depender do grau de bipolaridade instalado), segundo a Associação Americana de Psicologia (APA).

O Neurofeedback é uma modalidade de condicionamento operante não invasivo de aprendizado e comportamento não operante, sua proposta é possibilitar ao paciente a obtenção do controle sobre a frequência de suas ondas cerebrais e a consequente modificação, resultando em uma melhoria em seu comportamento e na atividade cognitiva. É uma alternativa eficaz para intervenção em pessoas com transtornos de aprendizagem, TDAH, epilepsia, ansiedade, insônia, dores de cabeça. Vale ressaltar que nao substitui um tratamento psicoterápico e farmacológico.
O Neurofeedback é um treinamento cerebral que pode ser feito por qualquer pessoa que busque melhoras os padrões de atividade do cérebro. A primeira coisa que fazemos é mapear o cérebro para verificar quais padrões podem estar associados as queixas da pessoa. Com base nisso o trabalho é individualizado e pode sim, ser muito útil para equilibrar o funcionamento cerebral de pessoas que tenham transtorno bipolar.
Acredito que o melhor tratamento para o Transtorno Bipolar, seja ainda a psicoterapia associada a medicação farmacológica, sem interrupção.
Ainda não comprovação científica que garanta melhora ou o tratamento do transtorno bipolar através desta técnica. Torna-se necessário buscar acompanhamento psicológico, mais especificamente na abordagem de TCC.
Neurofeedback (NFB), ou neuromodulação autorregulatória é o tratamento que utiliza a estimulação por Eletroencefalograma ( EEG) com a finalidade de produzir biofeedback neurológico. Nesse procedimento, são colocados sensores, na superfície, em diversos pontos do crânio do paciente, para medir a atividade cerebral. São utilizados monitores de vídeo ou de som acoplados aos sensores que, exibem medições da carga eletrica aplicada nos diferentes pontos do cérebro.
No caso do Transtorno Bipolar, como em outras psicopatologias, os resultados da estimulação elétrica do cérebro, aplicada em pequenas correntes do cérebro, são exibidos em tempo real permitindo monitorar a atividade cerebral e suas alterações consequentes à estimulação. A finalidade do tratamento de Neurofeedback quando o paciente apresenta Transtorno Bipolar estando em face de Ativação ou Mania é controlar e romper os padrões de hiperestimulação cerebral que provocam a megalomania e a fixação de ideias e gera o comportamento agitado. A melhora pode envolver redução do quadro, com significativa diminuição da ativação até a remissão do comportamento agitado. A atividade do sistema nervoso central tende a ser regularizada. Um sistema nervoso muito ativado, vai reduzir a ativação, ou na depressão, um sistema nervoso muito inibido vai ser mais ativado levando o funcionamento cerebral ao equilíbrio. Um considerável número de aplicações ou sessões pode ser necessário para produzir resultados terapêuticos, pois as cargas elétricas utilizadas são muito fracas. O Neurofeedback pode ser usado para tratamento na maioria dos casos de transtornos psicopatológicos inclusive na Depressão, na Fobia e no Transtorno Bipolar, especialmente, nos quadros de ativação ou mania. Ao longo do processo, o paciente começa a mostrar melhoras nas funções cognitivas como a atenção, percepção, concentração, e apresenta redução até à remissão de sintomas tais como alterações de sono, alterações alimentares, estresse, ansiedade, agitação, angústia, além de apresentar melhora na performance física e redução de comportamentos agressivos, com dissipação de ideias de grandeza, verborragia e outros traços da Bipolaridade. O Neurofeedback pode também ser usado no tratamento de Fumantes que também podem se beneficiar do Neurofeedback para reduzir a vontade sugar. O tratamento também pode ser eficiente para reduzir a fissura no caso de usuários de drogas e a compulsão por sexo ou jogos. Dra. Vanise Zimmer
A psicoterapia associada ao tratamento farmacológico é essencial. Por sua vez, a Terapia Cognitivo Comportamental viabiliza na sua grande maioria, bons resultados, pois emprega estratégias que contribuem para a melhora significativa do quadro sintomatológico .
O ideal é um atendimento em Psicologia, nestes tipo de caso é imprescindível!
Neurofeedback é um tratamento que teria como objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Não tem nenhum efeito medicamentoso e é pouco invasivo ao cérebro. Ele é responsável por estimular as habilidades naturais do cérebro, desenvolvendo suas potencialidades, corrigindo distúrbios, e contribuindo para uma melhora no desempenho cognitivo e comportamental.
Ainda há pouca evidência científica e não substitui terapia.
Olá, como vai?

O Neurofeedback é um treino. Caso este treino envolva o sujeito a perceber-se e quais as consequências de suas ações, acredito que possa ajudar em casos de TAB (transtorno afetivo bipolar).

Contudo vale ressaltar que o Neurofeedback é mais indicado para portadores de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

Grato,
Pedro L. C. Moraes
Olá, boa noite,

Desconheço a eficácia dessa técnica. Contudo, acredito que o transtorno bipolar deve ter atenção em psicoterapia e auxílio medicamentoso inicialmente, para os casos mais críticos. Vale assinalar que no que concerne à linha teórica a escolher, penso que a melhor delas será aquela com a qual o/a paciente melhor se identifique. Admitir que precisa de ajuda, buscá-la e ter empatia com o/a profissional e com a linha teórica por este/a adotada será um grande passo no sentido de solução do problema. Zeína
Olá! Acompanhamento psiquiátrico, para eventual uso de psicotrópicos, e acompanhamento psicoterápico concomitantemente é muito importante nessa situação. No caso de neurofeedback sugiro se consultar com especialista na área para poder esclarecer suas dúvidas. Boa sorte!
Dentro do modelo de Psicologia Baseadas em Evidências, difundido pela Sociedade de Psicologia Clínica da Associação Psicológica Americana (APA), os tratamentos para transtorno bipolar com mais eficácia são:
- Terapia cognitiva
- Terapia focada na família
- Terapia de ritmo interpessoal e social
- Psicoeducação
- Cuidado sistemático
Ainda não há comprovação científica para melhora em transtorno afetivo bipolar, mas também não é prejudicial. O mais indicado é psicoterapia aliada a medicamento específico.
Não existem por enquanto evidências de que funcione. O importante é saber que o neurofeedback, biofeedback e realidade virtual sao ferramentas auxiliares no tratamento e que ajudam, mas nao substituem o tratamento tradicional e nem sao realmente necessários para se obter um resultado terapeutico.
Olá, neurofeedbak é uma ferramenta experimental, pode ajudar mas é importante entender que terapia em conjunto com medicamentos por prescrição médica ainda é a melhor indicação. Sem esquecer de que atividades físicas e essencial nesta jornada de melhora da qualidade de vida do paciente bipolar.
Olá! A técnica de neurofeedback visa modular o funcionamento cerebral através de treinos com base no condicionamento operante que causam modificações significativas do funcionamento cerebral podendo contribuir para a melhora do transtorno afetivo bipolar. Mas essa técnica não substitui a medicação e a psicoterapia. O ideal é um tratamentos multidisciplinar.
Olá, sugiro uma avaliação com o neurologista para verificar se o caso clinico se aplica a este tratamento, embora não demonstre contraindicações, sugiro sempre que cada caso seja avaliado pelo médico acompanhante.
Para esse transtorno o tratamento mais indicado é psiquiátrico e psicoterapia cognitivo comportamental.
Neurofeedback é um tratamento que tem como objetivo melhorar o funcionamento cerebral pela neuromodulação autorregulatória e que não tem nenhum efeito medicamentoso e é menos invasivo no cérebro. Pode ser uma estratégia, porém a bipolaridade deve ser tratada com medicamentos e psicoterapia.
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia do Esquema são terapias mais adequadas ao transtorno bipolar. Busque profissionais que utilizam desse tratamento.