A aposentadoria precoce desencadeia depressão?

26 respostas
A aposentadoria precoce desencadeia depressão?
Olá!! É muito relativo, pois depende de vários fatores. Existem estudos que indicam uma incidência maior de Depressão após a aposentadoria. Esses casos geralmente estão relacionados a forma que a pessoa enxerga a aposentadoria como fim de vida, incapacidade e inutilidade....
Quando a pessoa consegue fazer planos e pensar que pode viver coisas diferentes nessa fase, a incidência de Depressão cai consideravelmente. Caso haja alguma suspeita de quadro depressivo, recomendo procurar ajuda de Psicologo e Psiquiatra.
Abraços Psicóloga Kelly Lima

Depende do que a aposentadoria representa para a pessoa e, o que ela vai fazer com o tempo livre digamos assim. Algumas pessoas também associam a aposentadoria a ideia de velhice e outras formas de associações que são muito particulares. Por outro lado, se o ponto de vista do indivíduo for outro ele pode fazer do tempo livre coisas que com as atividades laborais ele não podia e isso ser fonte de extremo prazer e dar um novo significado para a vida. No entanto, se a aposentadoria for apenas tempo ocioso a chance dessa pessoa deprimir, de fato, aumenta bastante. Espero ter ajudado.
Pode desencadear a partir do momento em que muda a rotina da pessoa, mexe com seus valores e pode criar a sensação de desvalia. É importante que a pessoa possa se sentir útil de alguma forma e, para isso, busque desenvolver habilidades e usá-las, definindo novos objetivos de vida. Em caso de depressão inicial ou já instalada, é essencial buscar ajuda profissional (psicólogo e/ou psiquiatra). Se necessário, um profissional deverá indicar o outro para tratamento combinado.
Contudo, nem toda pessoa que se aposenta precocemente desenvolve a depressão, algumas lidam muito bem e aproveitam bastante do tempo livre.
Apesar de muitos desejarem a chegada da aposentadoria, imaginando outras formas de aproveitar o tempo que era dedicado ao trabalho, é comum que quando este momento chegue, elas se vejam sem muitas opções para redirecionar a força vital que ainda têm. No caso específico das aposentadorias precoces, principalmente quando esta se dá de forma compulsória e sem o tempo e o preparo adequados, é comum que ela produza efeitos deletérios na organização psíquica da pessoa, podendo em muitos casos servir como um dos fatores desencadeantes de um estado deprimido. Se não há histórico grave de depressão ou de qualquer outra afecção psíquica anterior, recomendaria um trabalho de cunho terapêutico que te permita compreender, reorganizar e ressignificar como foram e como ainda serão teus estágios de vida.
Caso perceba uma gravidade maior já instalada, é recomendável um acompanhamento médico psiquiátrico competente associado à psicoterapia.
Pode desencadear ou não, mas não se pode fazer uma correlação direta entre uma coisa e outra. A depressão é uma doença complexa onde diversos fatores estão envolvidos: sua história de vida, suas características comportamentais, o modo como responde emocionalmente ao que lhe acontece (a aposentadoria, nesse caso, por exemplo), fatores biológicos, sociais, sistêmicos (família), o contexto e momento de vida no qual a pessoa está situada, e outros. Cada indivíduo irá lidar com a aposentadoria da sua maneira, sendo ela "precoce" ou não. Uma pessoa pode passar por isso muito bem e não desenvolver depressão. Se aparecer algum sintoma suspeito persistente (por ex.: baixa motivação, baixa energia, sensação de estar anestesiado das emoções, mudanças no sono ou na alimentação, dentre outros) deve-se procurar um profissional especialista em saúde mental - psicólogo ou psiquiatra - para fazer uma avaliação. Só um profissional pode avaliar o caso.
Muito depende de como esta as estruturas emocionais da pessoa e como ela encara esse novo momento da vida.
Geralmente o ócio pos-aposentadoria pode causar uma certa tristeza desencadeando para uma depressão, pois a pessoa perde sua principal atividade da vida.
Entretanto, se a pessoa aposentada procurar se manter ocupada com atividades que lhe dão prazer, risco de depressão cai muito.
Olá!
A aposentadoria precoce pode acontecer por diferentes motivos, talvez por motivo de doença, por tempo de contribuição e outras possibilidades. Aposentar precocemente vai depender muito do significado que eu der para esse momento da minha vida. Aposentar não representa adoecer/deprimir. Agora no caso do motivo ser por doença, também vai depender de como eu vou olhar. Vou aproveitar o tempo que tenho para buscar minha melhora ou vou mergulhar no contexto da minha doença? Procure um profissional da psicologia, ele(a) irá te ajudar nesse momento, que não deixa de ser um uma fase importante na vida de muitos. Obrigada pela confiança.
Não podemos relacionar a aposentadoria como um fator determinante para desencadear a depressão. No entanto, algumas pessoas encontram sentido na vida através do trabalho então quando se aposentam podem sim desencadear um processo depressivo. A psicoterapia pode ser uma ferramenta interessante de prevenção neste sentido, pois o paciente pode antes de concluir o processo da aposentadoria se preparar, planejando essa nova fase da vida. Espero ter ajudado.
Olá. Não é a aposentadoria precoce que desencadeia a depressão e sim o modo como ela é sentida pela pessoa que se aposenta. Por ser um momento de mudança brusca na rotina diária da pessoa, aconselho haver uma preparação se possível prévia para que esse momento seja encarado como uma fase positiva, com planejamento de futuras metas de vida que a faça desfrutar de maneira positiva o tempo livre e possibilite sentir-se feliz e realizada. Indico procurar uma ajuda de um psicólogo cognitivo comportamental. Boa sorte!
Olá!
Não necessariamente. Tudo vai depender da forma como você encarar a aposentadoria. Se você se ocupar e preencher sua vida com outras coisas, pessoas, diversão, etc, pode até curtir a vida mais do que quando trabalhava. Mas se sentir vazio, sem ter ocupação pode desencadear para alguma psicopatologia, e uma delas pode ser depressão. A falta de contato consigo mesmo pode gerar sintomas como da depressão. Ao tirar algo que antes preenchia e fazia com que não sentisse o vazio, pode modificar muito a vida e isso pode trazer sintomas.
Sugiro que procure um psicólogo da sua confiança para cuidar do seu emocional, dos seus suportes para lidar com a mudança e te ajude a se descobrir e a fazer contato consigo mesmo. Boa sorte! Espero ter ajudado!
Sabe-se que existem fatores de risco na adaptação à aposentadoria e a depressão não deixa de ser um deles. A aposentadoria quando não planejada pode intensificar sentimentos de solidão e inutilidade, pela perda da ocupação, vínculos e até de ganhos financeiros, e este é geralmente o caso da aposentadoria precoce. Entretanto, é importante deixar claro que, não existe uma regra, algumas pessoas experimentam um aumento na satisfação com a vida após aponsetadoria. A boa notícia é que, mesmo para aqueles que sentem que estão ficando deprimidos, existem fatores de proteção na adaptação aposentadoria, como psicoterapia, que pode ajudar a potencializar os atributos pessoais do indivíduo, resilientes, fortalecer as redes de apoio social, suporte familiar e valorizar o presente momento de vida.
Com certeza a mudança do ritmo de vida com a sensação de inutilidade pode levar ao desenvolvimento de um quadro depressivo! Isso vai depender diretamente do perfil de cada pessoa associada a relação dela com o trabalho desenvolvido durante a vida e também dependerá da atuação dessa pessoa após a aposentadoria. Pessoas que se aposentam e não tem nenhuma atividade para se ocupar são propensas a se deprimirem. Oriento sempre que ao programar sua aposentadoria a pessoa já programe uma nova atividade que lhe seja prazerosa e gratificante para ocupar pelo menos parte do seu dia.
Existe sim a possibilidade de uma aposentadoria, precoce ou não, causar sofrimento psíquico. Tudo depende do quanto a pessoa está preparada para aposentar-se, se tem projetos, outras ocupações ou atividades. Quanto mais a aposentadoria for experimentada como uma perda, perda da rotina, de um estilo de vida, de relações com os colegas ou amigos, da realização profissional, maior a chance de um adoecimento.
É inadequado afirmar que a depressão pode ser causada apenas por um fato da vida, quando habitualmente ela é resultado da influências de diversos fatores. Ainda assim, cabe apontar que o trabalho é uma fonte de satisfação para grande parte das pessoas, uma vez que promove
reconhecimento da capacidade, aprovação e valor para si, para a família e para a sociedade. Pessoas privadas de tal fonte de satisfação podem desenvolver alguma predisposição para problemas de saúde mental tais como depressão e ansiedade. Levar isso em consideração é algo importante quando se planeja a aposentadoria, de maneira a conseguir fontes alternativas de satisfação ocupacional.
Pode desencadear sim. A mudança de rotina deve ser acompanhada de outras atividades remuneradas ou não. Se o indivíduo vê seus ganhos diminuídos drasticamente isso gera uma auto estima baixa e precisa procurar ajuda de um psicólogo para que encontre novos sentidos na vida: um trabalho informal se é aposentado por invalidez, um novo curso, inserir-se num grupo social, etc. Trata-se de uma depressão situacional que com uma boa orientação, pode reverter esse quadro.
Pode. Imagine que o cérebro está habituado por um bom tempo a uma determinada rotina. Se você muda consideravelmente esta rotina, é possível que se tenha ,o que poderíamos chamar, abstinência. Mudando os hábitos, muda-se a química do organismo. Não necessariamente para pior, mas também é possível. O cérebro apenas precisa achar um equilíbrio nisso. A terapia EMDR pode ajudar bastante.
Olá! É através do trabalho que a pessoa norteia sua identidade, organizando seu horário, seus relacionamentos sociais, sendo assim a aposentadoria pode significar não só a ruptura do papel profissional e financeiro, como também uma ameaça a instabilidade emocional. Muitas vezes a situação de comodidade e conforto diante da aposentadoria, pode durar pouco levando ao estresse e depressão. Seia oportuno o desenvolvimento de hobbie, se envolvendo em uma atividade social e que lhe dê prazer. Coloco-me a disposição!
A aposentadoria pode desencadear uma depressão, caso não haja uma preparação emocional e uma programação de substituição de atividades (física, lazer, viagens Hobbies) que ao longo da vida ficou reprimidos em detrimento do trabalho, só que agora atividades prazerosas. Abrir mão das funções na qual esteve inserido de 30 a 35 anos numa rotina mesmo que desgastante nos últimos anos, romper as relações com colegas e ou amigos não é tão simples o quanto parece. Podemos dizer que a predisposição genética, o não cuidado com a saúde ao longo da vida associada ao sedentarismo, pode desencadear a depressão.
Toda mudança no planejamento de vida pode gerar uma angústia. Adaptar-se ao novo nem sempre é tarefa fácil e por isso essa angústia pode diminuir a autoestima e desencadear episódios depressivos. Psicoterapia, apoio familiar, reforço dos vínculos sociais podem tanto ajudar a superar essa fase quanto ajudar a descobrir um novo estilo de viver, com prazer e satisfação. Abraços!
Olá !Com certeza ,quando a pessoa para as suas atividades ,por mais que ela espera por este dia ,o que acontece e um rompimento com as atividades ,utilidade, contatos de amigos , e quando se da conta que ficou um vazio, normalmente o individuo se deprimi, angustia e como se tivesse vivendo um luto." Perda da atividades diárias." E muito comum isto ocorrer ,e eles buscam ajuda ,por estar incomodado com o vazio que se instala .
Tem que ter anteriormente um preparo para saber lidar com estes sentimentos .Estou a disposição .grata
A aposentadoria por si só pode gerar tristeza e depressão, no caso de ter que antecipar isso pode gerar muita angustia e depressão, vai depender muito do caso, pois se a pessoa já se organizou, tem condições de encarar a aposentadoria como um momento para viajar e fazer coisas que antes não tinha tempo, neste caso provavelmente não ira sentir. Aconselho de qualquer maneira buscar ajuda de um profissional para seja qual for o caso seja conduzido de maneira saudável.
A depressão é uma doença influenciada por múltiplos fatores. Nesse caso, a aposentadoria precoce pode servir como um fator predisponente ou como um fator gatilho.
Como a pessoa aposentada enxerga esse momento da vida? Como se adequou a nova rotina? Mudanças causam diversas reações na nossa mente, boas e ruins. Se a aposentadoria se torna um momento doloroso, de perdas, de isolamento social, sim, pode se tornar uma causa da depressão. Agende uma consulta com um psicólogo e converse sobre o assunto. Com certeza, trará esclarecimentos.
Vai depender da qualidade de vida e atividades que a pessoa desenvolve após a aposentadoria. A mudança de rotina sem planejamento pode sim prejudicar a saúde mental.
Esta pergunta possui uma resposta relativa pois, dependerá do planejamento, desenvolvimento de novos interesses prévios , estabilidade emocional e financeira. Se aposentar previamente poderá ao contrário de desencadear uma depressão ser o início de novo ciclo de vida com descobertas e conhecimentos incríveis, uma vida plena de realizações .
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!