A criança que tem Déficit de Atenção com Hiperatividade brinca com as mão? Porque meu filho faz

7 respostas
A criança que tem Déficit de Atenção com Hiperatividade brinca com as mão? Porque meu filho faz isso
de mais.
Olá. Depende. Da forma como você trouxe é muito difícil de se dizer. A criança com déficit de atenção/hiperatividade tende a ter um comportamento agitado, inquieto, impulsivo, parece estar ligado a um motorzinho, não ouve quando falamos com ela ou chamamos o seu nome. Entretanto quando a atividade é de seu interesse, pode permanecer por longos períodos de tempo concentrado nela. É importante entender como é esse brincar com as mãos, qual a função que isso tem para a criança e se existem outros comportamentos que englobam alguma estereotipia ou maneirismos, pois sendo assim pode ser algo característico de outro espectro. Indico que procure um profissional para realizar uma avaliação neuropsicológica em seu filho e, em conjunto um neuropediatra para auxiliar que façam uma avaliação completa.

A criança com déficit de atenção e hiperatividade tem muita dificuldade em focar a atenção e se distrai facilmente. Um pequeno estímulo é capaz de distraí-la de seu foco principal e fazer a criança “viajar”. Talvez brincar com as mãos seja uma forma de prazeirosa de seu filho entrar nesse ciclo. . Mas o ideal mesmo seria levá-lo para fazer uma avaliação com Psicólogo e psiquiatra.
A criança com déficit de atenção e hiperatividade é uma criança agitada, descrita muita vezes como ligada na tomada, tendo dificuldades em se manter em uma atividade focada por muito tempo. Independente dessas características em comum em quem possui esse déficit, cada criança se comporta de forma singular, então é importante que você leve seu filho a uma consulta com um psicólogo para que ele avalie como é esse brincar com as mãos, se faz sentindo dentro do aspecto do déficit de atenção e hiperatividade ou não, se é uma estereotipia e qual a função que esse brincar com as mãos tem para essa criança.
Bom Dia,
Precisamos ter muito cuidado em "rotular" uma criança partir de comportamentos isolados e assim fechar um diagnostico.
É importante ter em mente que cada sujeito é diferente entre si, com ritmo próprio e características derivadas, não somente da sua genética, como também do ambiente. Um ambiente agitado contribui na formação de crianças ansiosas.

Conversar com um profissional é a melhor maneira de compreender a situação e desta forma não estereotipar a criança, e consequentemente influenciar negativamente em sua autoestima.
Boa sorte!
Olá,
As crianças naturalmente exploram o mundo com as mãos, e com o restante do corpo. É um comportamento característico da infância.
Uma criança que se distrai com facilidade ou é um pouco mais ansiosa ou agitada não pode ser considerada com Déficit de Atenção ou Hiperatividade.
Tais transtornos existem quando a criança realmente não consegue controlar seus impulsos ou se ater a qualquer atividade que demande atenção. Isto faz com que ela também tire a atenção dos colegas e afete a convivência entre eles.
É preciso discernir entre comportamentos típicos da infância e um transtorno.
Boa noite! Temos através do brincar, a representação do mundo interno da criança. É possível que, para ele, o brincar com as mãos tenha uma representatividade própria. Se faz necessário bastante cautela com diagnósticos de TDAH, sobretudo quando concerne a crianças, para não incorrer em riscos de diagnosticar a infância, ou seja, colocar como transtorno o que é característica de uma criança saudável.
Sugiro que, procure uma Psicóloga (o) especializado em atendimento infantil, de sua escolha e sua confiança, para análise individual.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Todos esses sinais que são considerados muitas vezes indicativos de alguma alteração devem vir associados com outros comportamentos para se poder fazer algum diagnóstico.
Indispensável o acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra neste caso.