A hipnose pode ajudar em casos de medo excessivo, muita ansiedade,e depressão em pacientes bipolares

10 respostas
A hipnose pode ajudar em casos de medo excessivo, muita ansiedade,e depressão em pacientes bipolares ou esquizofrênicos?
A hipnose e outros estados alterados de consciência que são atualmente utilizados em pesquisa podem, em alguns pacientes, trazer conteúdos latentes e conflitos para o foco consciente e fazer com que pessoas possam se libertar de alguns medos e fobias.
No entanto, algumas escolas consideram estas técnicas controversas, estando abertas a discussão.
Veja que pacientes com T. Afetivo Bipolar e Esquizofrenia podem ser graves e tal procedimento pode desorganizar a estrutura mental que foi organizada cuidadosamente, mesmo que de forma doentia. Existem abordagens mais modernas e comprovadas como a terapia cognitiva comportamental. Sempre converse com seu medico e tire suas duvidas com ele.

cordialmente,
prof david

Não recomendo hipnose nestes casos. A hipnose pode até piorar a ansiedade. Recomendo psicoterapia individual e acompanhamento psiquiatrico.
A hipnose é uma excelente técnica em terapia. Pode realmente ir a raiz do problema, no trauma e dessensibilizá-lo. Para transtornos como bipolaridade e esquizofrenia requer maiores cuidados para ser aplicada. Atualmente, o EMDR que tem resultados comprovados e bases científicas na neurobiologia, tem maior eficácia em tratamentos como fobia, depressões, ansiedade, transtorno de estresse pós traumático, etc. É uma terapia aprovada pelos institutos americanos considerada de alta resolução de problemas psicológicos. Em caso de bipolares está sendo utilizada por profissionais com especialização em EMDR e transtornos. Nos esquizofrênicos, essa terapia, está tendo alguns resultados, mas a pesquisa está mais concentrada na Europa em fase inicial. Boa sorte.
Freud defende que das 3 instâncias do ser( corpo-mente-alma),o corpo é a primordial. Se está em estado de repouso,as defesas egóicas são atenuadas.Pode-se assim, verificar benesses advindas da prática hipnótica, ainda que minimamente, pela posição do paciente,deitado no divã. Porém, junto `as sessões de hipnose, Freud já percebera que o sintoma inicialmente trazido pelo paciente hipnotizado, reincidia, em outra área. Com a ascenção da farmacologia, houve uma certa redução da terapêutica clínica, pela interação medicamentosa. E mesmo, a aplicação atual da hipnose é associada a práticas de relaxamento, e mais comumente eficaz no tratamento de dores, estress, arritmia, dependência química, TOC, pânico, entre outros.
Para os casos de esquizofrenia não deve-se ignorar a necessidade do uso de fármacos como antipsicóticos e neurolépticos.O especialista fundamental, nestes dois casos citados, incluindo a bipolaridade, certamente será o Psiquiatra. O tratamento interdisciplinar, também, vale.
A hipnose poderá ser de grande auxílio sim. Já obtive resultados surpreendentes em pacientes fóbicos com apenas três sessões. Mas, não é milagre. Esta técnica depende muito da suscetibilidade do paciente. Enquanto obtive excelentes resultados com uns, outros nem se permitiram hipnotizar. Trata-se de uma ferramenta a mais no processo terapêutico. Poderá ser usada com terapia cognitivo comportamental (como eu faço), ou outra abordagem. O maior obstáculo no uso da técnica estar nos "mitos" que criaram-se sobre a mesma. Entretanto, a hipnose é um instrumento científico, reconhecido pelo conselho de de medicina, psicologia, odontologia e fisioterapia. Não se trata de crença, superstição ou qualquer outra crendice. Na hipnose não há controle da mente, não há perda de consciência ou viagem para fora do corpo. Em todo tempo o paciente está ali, apenas em estado muito focado de atenção.
No caso de medo excessivo, ansiedade, depressão e transtorno bipolar a hipnose pode ser utilizada e o sucesso vai depender tanto do profissional quanto do paciente. Isso porque algumas pessoas se adaptam melhor a técnica hipnótica por serem mais suscetíveis. Por outro lado, até mesmo os pouco suscetíveis podem sentir melhora nos sintomas após algumas sessões.
Já no caso da esquizofrenia os autores dividem opiniões. Há aqueles que contraindicam o uso da hipnose. Outros tem aplicado a técnica com sucesso. Nesse caso, o bom é procurar um profissional qualificado e que possa acompanhar cada caso de forma cuidadosa. Mas é possível, sim, que seja utilizada a hipnose no caso de esquizofrenia.
situações de medo excessivo, ansiedade e fobias a hipnose pode ajudar muito desde que a pessoa tenha acessibilidade e queira. Nada acontece sem que o indivíduo queira .
Entretanto, nos casos de bipolaridade e esquizofrenia é fundamental que tenha acompanhamento de um psiquiatra e que a pessoa tome os medicamentos indicados pelo profissional.
A hipnose ajuda sim em muitos casos.
Eu não recomendaria para pessoa que sofre de esquizofrenia.
Vamos por partes.

Medos, Fobias, Ansiedade, sim, a hipnoterapia tende a ser bastante efetiva.

Bipolaridade, até hj não há casos de solução dessa patologia, mas pode amenizar as oscilações.

Esquizofrenia, estando devidamente medicado, a hipnoterapia pode auxiliar nas crises. Até hj nenhum caso de solução definitiva.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode me chamar pelo WhatsApp. O número está no meu perfil.
A hipnose é uma ferramenta que todos deveriam usar para quaisquer áreas da vida. Sou hipnoterapeuta, visite meu perfil e conheça mais sobre a hipnose através dos vídeos.