A Modafinila 100mg pode ser utilizada, em tese, como coadjuvante no tratamento de pacientes depressivos

9 respostas
A Modafinila 100mg pode ser utilizada, em tese, como coadjuvante no tratamento de pacientes depressivos e ansiosos que, sob tratamento com ISRS, sofrem com hipersonolência e piora cognitiva? Por que os psiquiatras não gostam de prescrevê-la?
A modafinila e a armodafinila são drogas que atuam especificamente sobre a vigilância, sendo indicadas para contrabalançar a sonolência excessiva em casos de depressão, apneia ou hipopneia do sono, a sonolência no tratamento por opioides (por exemplo em cuidados paliativos em pacientes terminais) e a fadiga, na esclerose múltipla. Pode ser usada também como coadjuvante no tratamento do transtorno de déficit de atenção-hiperatividade e no "jet lag".

Não é uma droga cuja função seja a melhora cognitiva, a não ser que o problema cognitivo decorra de sonolência.

Outra questão é que, apesar de pessoas que tomam ISRS relatarem problemas cognitivos, não há provas científicas de que isto ocorra e é mais provável que sejam resíduos do próprio quadro depressivo ou ansioso.

A modafinila não melhora a depressão nem a ansiedade, podendo até piorar esta e não é porque o Dr. Google dê a entender que ela possa ser útil, que nosso(a) psiquiatra vai achar o mesmo para nosso caso específico ;) .

Sim, o modafinil pode ser utilizado como adjuvante ao tratamento com antidepressivos (como os ISRS) para tratamento de sonolência excessiva e dificuldade de concentração, porém não traz benefícios para ansiedade.
O cuidado na prescrição da modafinila é a possível piora do quadro ansioso, mas de resto é um excelente adjuvante no tratamento da depressão resistente.
Porque a prescriçao não é engessada. Embora a modafinila é usado no tratamento da narcolepsia, vale ressaltar que há outros coadjuvantes indicados para tal. É preciso avaliar outras variaveis endógenas (maior possibilidae de alergias) antes da prescriçao.
Confiar no seu Psiquiatra, Com boa empatia é um dos primeiros passos para sua melhora, não deixe de fazer Psicoterapia, já que um tratamento impulsiona o outro.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera PelizzRi
Boa noite. Modafinila é um remédio que causa dependência, existem outros fármacos que ajudam na depressão e na ansiedade. Alguns antidepressivos chamados Dual são eficazes e não causam dependência.
A Modafinila quando subministrada precisa de um acompanhamento mais rigoroso pelo medico que a prescreveu porque produz efeitos psicoativos, eufóricos e funciona como um estimulante do Sistema Nervoso Central. Quando utilizada pode provocar pensamentos confusos, nervosismo, alteração no humor e vários outros efeitos que precisam de um acompanhamento rigoroso do profissional que a prescreveu. Portanto a escolha de outros medicamentos que alcançam os mesmos benefícios sem provocar os efeitos colaterais da modafinila são de preferencia escolhidos.
Concordo com os colegas, seguir com o seu psiquiatra e com acompanhamento psicológico.
Sim, ela poderá ser uma boa adjuvante em casos depressivos. Mas a modafilina é um fármaco estimulante. Ela é contra indicada em pacientes hipertensos ou que apresentam arritmia cardíaca. Também não é indicada para tratar os casos de ansiedade, insônia e para depressão bipolar porque pode estimular a fase maníaca.