A síndrome do pânico necessariamente vem acompanhada de taquicardia, falta de ar e enjoos ou a pesso

3 respostas
A síndrome do pânico necessariamente vem acompanhada de taquicardia, falta de ar e enjoos ou a pessoa pode somente sentir um medo intensso?
Na crise de pânico, as pessoas têm sensações intensas de medo ou angústia, necessariamente associados a sintomas físicos. Palpitações no peito (taquicardia é um aumento da frequência cardíaca que só é possível constatar se ela for medida), falta de ar e sensações como enjoo, são alguns destes sintomas possíveis, mas não os únicos. Outros são, como exemplo, suor, vontade de urinar ou defecar, sensações desagradáveis diversas na região do abdômen, tremores, vista turva. Sensações súbitas de medo intenso, sem associação com sintomas físicos, podem ter outras causas, que não ataques de pânico ou serem ataques parciais, que ocorrem em algumas pessoas com ataques de pânico.

Os sintomas da síndrome do Pânico podem ser muito diversos, de pessoa pra pessoa, mas em geral caracterizam-se por trazer manifestações físicas.
Caso as manifestações físicas não ocorram, pode-se tratar de crise de ansiedade, que precisa de igual atenção!

Procure iniciar a Psicoterapia, pra entender de onde vem sua ansiedade e seu(a) Psicólogo irá te ajudar a entender se será necessária a atuação em conjunto com um Psiquiatra.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Os ataques de pânico são intensos e repentinos chegando ao pico em poucos minutos trazendo uma sensação de perda de controle, pois dá uma sensação eminente de morte devido às manifestações físicas desencadeando sintomas dos mais variados tais como: palpitações, sudorese, falta de ar, sensação de sufocamento, tremores intensos, sensação de exteriorização, medo intenso e incontrolável, medo de enlouquecer, dor e desconforto no tórax, o que faz suspeitar de infarto do miocárdio. A partir do primeiro episódio de ataque do pânico inicia-se o medo de ter um ataque novamente, o que agrava ainda mais a situação pois, o seu organismo fica em alerta constante que faz com que não se consiga mais viver sem estar em estado de ansiedade e alerta. Como não é possível prever o próximo ataque de pânico a pessoa começa a evitar sair de casa ou ficar sozinha, fazendo com que muitas vezes até peça afastamento do emprego. O aconselhável a se fazer em momento de ataque de pânico é tentar manter a calma, fazer relaxamento respiratório expirando e respirando profundamente até passar a crise. Procure fazer acompanhamento psicoterápico para investigar a causa, além disso o psicólogo irá te encaminhar para um psiquiatra pois os medicamentos podem ser recursos auxiliares para o controle das crises de pânico.