O transtorno de pânico tem cura ou controle sem remédio?

28 respostas
O transtorno de pânico tem cura ou controle sem remédio?
Olá. O transtorno do pânico pode trazer bastante sofrimento. Boa parte das pessoas que acompanho necessitam de algum tipo de medicação, ainda que seja mínima.

Quando chegam ao consultório já foram encaminhadas por psiquiatras ou clínicos. Em algumas situações muito pontuais faço o encaminhamento para esses colegas.

Entendo que a medicação pode ajudar, principalmente em um primeiro momento do tratamento, quando ajuda a/o paciente nesse controle dos ataques, quando estão mais frequentes.

Te perguntaria se tens algum receio no uso de medição psiquiátrica ou se já fazes terapia? São coisas que podem caminhar associadas.

Bom, se quiser conversar mais fico à disposição. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100

Ola! se tiveres uma boa capacidade de enfrentamento, juntamente com um profissional da psicanálise/ psicologia, dependendo do grau de sofrimento em que estejas, pode sim. Entretanto, se começar com uma medicação, aos poucos como evolui sua psicoterapia, podes ir deixando a medicação também. O transtorno do pânico, está relacionado com angústias e ansiedades em demasia. Assim sendo, a medida que evolui seu tratamento psicológico, poderá deixar a medicação e ter boa qualidade de vida
Olá! O tratamento combina medicamentos antidepressivos e ansiolíticos com psicoterapia . A duração vai depender da intensidade da doença e como o paciente enfrenta e assimila as mudanças necessárias, sendo que se trata de um problema que pode ser controlado, mas para o qual não existe a cura completa. A psicoterapia objetiva auxiliar o paciente no resgate da autoconfiança necessária ao domínio das crises, através da consciência de si próprio.
É possível uma melhora significativa do quadro sem o uso de medicamentos; embora, em alguns casos, o uso de alguma medicação seja necessário. Não aconselharia o tratamento medicamentoso sozinho, visto que pessoas com Síndrome do Pânico, após terem um primeiro ataque, costumam desenvolver Agorafobia e passam a evitar determinados lugares e situações (lugares que não consigam ser socorridas, espaços fechados, entre outros), o que acaba limitando muito a vida do paciente. Em casos extremos, o paciente pode ter dificuldade extrema até para sair de casa.
Olá. O transtorno não tem cura, o que temos é remissão de sintomas. Isso significa que você pode viver bem fazendo tratamento adequado e praticamente diminuir os sintomas. Atenciosamente.
O transtorno de pânico muitas vezes é um sintoma que pode ser sim curado através de um tratamento pela palavra, e, caso necessário, o uso de medicamento para amenizá-lo. Mas para isso é preciso elaborar o lugar desse sintoma na sua história, quando isso começou, como é o seu transtorno de pânico singularmente, o que está causando ele, o que está por detrás dele, entre outras articulações. É preciso que você deseje falar, saber e se curar e, nesse caminho, a medicação pode auxiliar a depender da intensidade desse "transtorno". Espero ter contribuído com sua dúvida! Abs.
A terapia associada a medicação traz mais conforto, qualidade de vida emocional e física. Existe empenho, aprendizagem, convivência.
Olá o tratamento de pânico pode ser feito através da psicoterapia, contudo é muito recomendável que exista também um acompanhamento psiquiátrico, uma vez que este ajudará a lidar com sintomas e neurotransmissores importantes para o tratamento. Vale lembrar que não há nada de errado com uso de medicação, e que se houver um acompanhamento psicológico é bem possível que a medicação seja por um período e não pela vida toda.
De qualquer maneira não precisa entrar com o uso de medicação logo de início, talvez valha a pena procurar um psicólogo para ajudar a entender suas necessidades e conversar se há necessidade de acompanhamento medicamentoso ou não e se for recomendado, construir um caminho que não seja tão doloroso.
Fico a disposição.
Abraço e boa sorte
Existem níveis diferentes de crise de pânico, a depender da relação que o sujeito apresenta com o quadro – pessoas que trabalham bem sua consciência para o autocontrole, procuram ser mais vigilantes e observadoras de si mesmas, nesse aspecto, há maior facilidade para perceber quando conseguiu superar uma crise, sentindo-se mais autoconfiante para enfrentar as demais, a essas pessoas é indicado a psicoterapia, que possivelmente terão resultado apenas com a consulta com a psicóloga. O transtorno do pânico é uma consequência de alteração química, psicológica, fisiológica e comportamental dos níveis de ansiedade e a ansiedade é um mecanismo de defesa de manutenção da nossa espécie, assim todos temos certo nível de ansiedade. Mas se essa ansiedade tem apresentado prejuízos, transtorno, incômodo, sofrimento e mal é porque chegou a hora de tratar com psicoterapeuta (Psicóloga) e com médico psiquiatra. Obs. Se na sua cidade a consulta com o psiquiatra for pouco acessível, converse com um neurologista ou uma psicóloga especializada em saúde mental. Desde já me coloco à sua disposição!
O transtorno do pânico traz muito sofrimento e o ideal é que seja feito o tratamento com os profissionais qualificados.
É impossível dar conta do sofrimento sozinho, a angustia te deixa muito desesperançado e afeta seus relacionamentos, tomada de decisões. São informações que podem te ajudar, procure um profissional para te dar esse apoio!
Depende muito da intensidade e frequência das crises. Muitas pessoas acreditam ter crises de pânico, quando na verdade tem crises de ansiedade. De qualquer maneira, o acompanhamento psicológico é essencial. Em alguns casos, não é necessário o uso de medicação, mas é preciso que um médico ou psicólogo faça essa avaliação.
Olá, como a colega disse, não existe a cura e sim o controle. O transtorno uma vez adquirido só é possível o total controle para que você possa ter uma qualidade de vida melhor. E a forma mais rápida de você já sentir essa melhora é através de um psicólogo capacitado na Terapia Cognitiva-Comportamental.
Olá. Obrigada por compartilhar conosco a sua questão. Minha orientação inicial é que seria interessante uma mudança de foco na questão trazida por você. Em vez de "cura/controle" para o sofrimento, que tal "busca por maior qualidade de vida"? Acho que é uma inversão interessante na compreensão de sua questão. Nesse caso, recomendo que você busque por profissionais de saúde mental (caso ainda não tenha feito) e relate a esses profissionais de referência como você se sente. Somente um acompanhamento sistemático com profissionais qualificados poderá trazer contribuições ao seu cotidiano e mais qualidade de vida (incluindo a necessidade ou não do uso de medicação). Recomendo buscar por esse cuidado. Um abraço!

Sim. O transtorno de pânico pode ser tratado pela psicoterapia ou outros tipos de tratamento sem o uso de medicação específica. O medicamento pode trazer alívio emergencial e resultar num conforto maior ao paciente. Porém uma análise/psicoterapia são fundamentais para o tratamento desse transtorno que envolve acima de tudo muita ansiedade. Procure a terapia online.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Boa tarde!

Você se beneficiaria de um contato profissional mais próximo. Isso facilita na compreensão do que tem vivido e da necessidade de acompanhamentos multidisciplinares ou não.

Um abraço. Espero que fique bem!
Olá! O TOC é uma condição crônica. Isso significa que não há cura mas sim o controle dos sintomas. Dependendo do caso em questão, pode não ser necessário o uso da medicação. Mas, mesmo nos casos em que o uso é fundamental, o acompanhamento com Psicólogo faz toda diferença. Ele pode reduzir de forma considerável a dose ou o tempo de uso dos medicamentos. Procure um Psiquiatra para fazer o diagnóstico e avaliação e um Psicólogo para te ajudar a lidar com essas questões. Cuide-se bem!
Olá, tem cura desde que você faça o tratamento corretamente. Como? Procurando um psicólogo e um psiquiatra. Talvez você precise de medicação no inicio mas somente o médico pode decidir isso. O mais importante é começar logo para aliviar seus sintomas e diminuir a frequência e intensidade das crises. A psicoterapia vai te ajudar a passar pelo processo e te trazer autoconhecimento que é sempre transformador na vida do individuo. Saúde mental é um direito ligado a qualidade de vida, autonomia, bem estar. ok? Abraços.
Olá! O transtorno do pânico geralmente provoca desconforto e muito sofrimento, por isso necessita de tratamento. O principal objetivo do tratamento da síndrome do pânico é reduzir o número de crises, assim como sua intensidade e recuperação mais rápida. As duas principais formas de tratamento para esse transtorno é por meio de psicoterapia e medicamentos. Ambos têm se mostrado bastante eficientes. Dependendo da gravidade, preferência e do histórico do paciente, o médico poderá optar por um deles ou até mesmo por ambos, já que a combinação dos dois tipos de tratamento têm se mostrado ainda mais eficaz do que um ou outro operando isoladamente. Espero ter ajudado! Fico á disposição! Abraço!
Existem vários tipos de terapias não-medicamentosas. A psicoterapia transpessoal é uma delas, voltada para o autoconhecimento e o aprendizado sobre a mente, que pode te auxiliar na cura ou controle dos transtornos de ansiedade e do pânico.
Olá. Depende do nível em que está. Pode ser que somente com a psicoterapia consiga estabilizar os sintomas, porém dependendo do grau e do sofrimento que esteja causando seja preciso a introdução de algum medicamento, pois cada caso precisa de uma avaliação específica. O importante é procurar ajuda profissional o quanto antes, pois assim aumentarão as chances de cura, se for o caso, ou de fortalecer seus recursos internos para melhor enfrentamento desse transtorno. Confie em você, e siga procurando soluções profissionais.
Olá,
O tratamento de qualquer transtorno psiquiátrico é mais efetivo quando é feito por uma equipe multidisciplinar. Um abraço. Fico á disposição!
Dependendo do estágio em que está tem tratamento para que você consiga sim, viver de uma maneira mais autônoma, uma resposta mais precisa somente com um trabalho de Psicodiagnóstico, o que posso dizer é que quanto mais precocemente você buscar ajuda de um Psicólogo, mas efetivo serão os seus resultados. Fique bem!
Olá! Depende muito do grau, do paciente, do contexto. O principal é que todo transtorno mental merece atenção e acompanhamento com um profissional da área, isso melhora a chance que o paciente tem em melhorar e se engajar em uma rotina normal.
Olá! É necessário uma avaliação para saber melhor. Normalmente o tratamento inicia com psiquiatra, medicação e psicoterapia. A medicação pode ser diminuída ou retirada ao longo do processo, mas depende de uma boa avaliação e continuidade do tratamento.
Tem cura e com uma boa psicoterapia, ioga e meditação, talvez não precise de remédio ou apenas nas crises.
Olá. Quando falamos em transtornos, não existe a idéia de uma cura, mas sim remissão dos sintomas. Dependendo da situação, é possível não usar medicamentos, ou mesmo parar de usá-los após um período, mas isso depende de outras práticas que devem ser feitas em paralelo para o tratamento. Psicoterapia é o serviço indicado. Abraço.
Boa tarde! O Transtorno de Pânico tem cura, a sua periodicidade depende da relação terapêutica e seu esforço no processo de autoanálise. Algumas pessoas consegue superar a transtorno de pânico com atendimento semanal, uma ou duas vezes por semana, sem auxilio psiquiátrico. Outras necessitam de apoio medicamentoso. O psicólogo pode identificar esse momento de buscar o médico, junto com você.