A sopa de legumes batida no liquidificador não deixa o organismo se beneficiar dos nutrientes?

6 respostas
A sopa de legumes batida no liquidificador não deixa o organismo se beneficiar dos nutrientes?
Olá! A sopa batida ou amassada não prejudica os nutrientes dos vegetais. No entanto, o que pode interferir na concentração de vitaminas e minerais durante o preparo, é tempo de cozimento. Por isso, deve-se cozinhar o menor tempo possível. Quanto a liquidificar ou amassar os alimentos,pode prejudicar a quantidade de fibras do preparo. Por isso, gosto de orientar os pacientes a incluírem de 1 a 2 colheres de sopa de farelo de aveia na sopa para aumentar o teor de fibras e saciedade do prato. Você também pode incluir 1 colher de sopa de Psillyum (Plantago ovata), uma planta rica em fibras que auxiliam no funcionamento intestinal e promovem a saúde. Espero ter ajudado, bjs da nutri
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250

Muitos métodos na cozinha (cocção, grelhar, congelamento, etc) acabam modificando um pouco os nutrientes (algumas vezes reduzindo ou eliminando, outras melhorando e aumentando e em algumas casos prejudicando com a formação de substâncias prejudiciais ao organismo). No caso dessa sopa é melhor você perder pequenas quantidades de nutrientes do que consumir sopas prontas cheias de aditivo, açúcares etc. Evite coar, assim não perde as fibras. E se possível não bata, pois a própria mastigação é um processo benéfico para saúde.
Olá...os alimentos quando passam por um processo de beneficiamento, ou seja, corte, cocção, vapor, assado, etc, sofrem uma perda sim de nutrientes, o importante é sempre colocar variedade desses alimentos e tipos diferentes de processos de beneficiamento.
Olá, tudo bem?

O único problema da sopa batida no liquidificador é que ao bater os vegetais e verduras você quebra e diminui as fibras desses alimentos e com isso acaba diminuindo sua saciedade. Por isso o ideal é colocar os alimentos em pedaços ao invés de batidos. Com relação a perda de nutrientes, se feita e consumida em seguida a perda não é significativa.

Espero ter ajudado. Abraços
Olá! Qualquer fruta ou vegetal ao ser cortado e processado já passa por uma perda nutricional. Quando os vegetais são processados, também ocorre uma perda das fibras. O ideal é variar com o consumo in-natura.
Olá, os alimentos perdem alguns nutrientes por diversos fatores como o de cocção, tipo de corte, se no caso das frutas você fizer um suco e coar.
No caso dos legumes entra a parte da cocção, mas a perda não é tanta. Lembre-se: vale mais perder um pouco de nutrientes numa sopa batida do que comer excessivamente fast food, biscoito, etc.
Só evita sopas processadas, em pó.

Abraço.