Deficiências nutricionais - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - deficiências nutricionais

Camila Carvalho

Camila Carvalho

Nutricionista

Salgueiro

Simone Martins Lopes Cortinove

Simone Martins Lopes Cortinove

Nutricionista

Curitiba

Amanda Torres Cintra

Amanda Torres Cintra

Nutricionista

Ubirata

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira

Nutricionista

Brasília

Bárbara Melo

Bárbara Melo

Nutricionista

Recife

Heloiza Muniz

Heloiza Muniz

Nutricionista

Campinas

Perguntas sobre Deficiências nutricionais

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Deficiências nutricionais

Dra. Rebeca Rocha
Nutricionista
Macaé
Olá, tudo bem? Sim, um nutricionista pode fazer essa avaliação. Ele realiza a avaliação nutricional e por meio de sinais e sintomas clínico e exames bioquímicos relacionados a vitaminas e minerais,…

Olá! A sopa batida ou amassada não prejudica os nutrientes dos vegetais. No entanto, o que pode interferir na concentração de vitaminas e minerais durante o preparo, é tempo de cozimento. Por…

Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Olá,
tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui!

Independente se for batido ou consumido na hora, não perde-se seu valor biologico…

Especialistas falam sobre Deficiências Nutricionais

As deficiências nutricionais são as carências dos nutrientes indispensáveis à manutenção da saúde no organismo e que prejudicam a saúde e o bem-estar das pessoas, contribuindo para que fiquem doentes com maior facilidade. Vários fatores podem contribuir para que ocorram estas deficiências, desde uma alimentação inadequada, maus hábitos e costumes alimentares, ou mesmo o uso constante de alimentos industrializados e ultra processados. Muitas vezes, podem estar relacionadas a falta de cuidado nas práticas e técnicas de conservação, higiene e preparo dos alimentos, podendo levar a perda dos nutriente nos alimentos. Estas deficiências podem ser revertidas através de dietoterapia ou suplementação

Daniele Schmidt

Nutricionista

Rio de Janeiro


Suplementar ou não, eis a questão? Há quase 20 anos estudo o tema e quanto mais leio, mais tento evitar a suplementação artificial e optar por uma alimentação mais equilibrada. A questão é: nosso solo está espoliado. Sendo assim, sempre oriento que os pacientes dêem preferência para alimentos orgânicos ou cultivados em agricultura biodinâmica. Também saliento que a auto-suplementação é um perigo pois o nosso solo ja é rico em alguns nutrientes, exemplo Cobre, manganês, ou seja, não havendo necessidade de se suplementar. Devemos primeiro fazer inquérito alimentar de pelo menos 7 dias, posteriormente solicitar exames laboratoriais e só então suplementar.

Frederico Lobo

Nutrólogo

Goiânia


Realização de mineralograma intracelular (por espectrofotometria da região palmar) para detecção de minerais (avalia as carências nutricionais) e se há presença de metais pesados (tóxicos). Avaliação do estresse oxidativo e repercussão nos sistemas orgânicos e na imunidade..

Tânia Maria Möller Bastos

Médico clínico geral

Porto Alegre

Agendar uma visita

Análise dos exames de sangue, visando analisar carências, intolerâncias e distúrbios nutricionais. Solicitação de exames completares quando se fazer necessário.

Mayara Gorino Manso

Nutricionista, Terapeuta complementar

Campinas

Agendar uma visita

As vitaminas do complexo B estão presentes em alimentos como peixes, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre. Essas vitaminas participam da regulação e produção de energia no organismo, e ajudam a manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

Edicélia Floriano Domingues

Nutricionista

São Paulo


Quando falamos em carências de nutrientes logo imaginamos crianças de baixo peso com uma aparência “pele e osso”. Porém, pessoas de peso saudável ou até mesmo obesa podem ter carências de diversos nutrientes e os sinais muitas vezes são confundidos com uma série de doenças. Queda de cabelo, manchas pelo corpo, ressecamento da pele, constipação intestinal, unhas quebradiças, falta de disposição, sono excessivo... os sintomas da falta de nutrientes são diversos. Porém, nem sempre os sinais da falta de um ou outro nutriente em nosso organismo são evidentes. Por isto, é preciso uma atenção redobrada ao assunto e avaliação dietética adequada.

Érika Carneiro

Nutricionista

Rio de Janeiro


As deficiências nutricionais são mais prevalentes nas crianças do que possamos imaginar. A alimentação saudável e bem orientada é capaz de suprir as necessidades de micro e macronutriente responsáveis por garantir um crescimento e desenvolvimento adequados para todas as crianças, de acordo com cada idade.

Quais profissionais tratam Deficiências nutricionais?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.