Deficiências nutricionais - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em deficiências nutricionais

Encontre um especialista em Deficiências Nutricionais na sua cidade:
Ricardo Zanuto

Ricardo Zanuto

Nutricionista

Santo André

Carlos Bayma

Carlos Bayma

Internista, Terapeuta complementar

Recife

Natália Narciso Corrêa

Natália Narciso Corrêa

Nutricionista

Gravataí

BARBARA BRAGA

BARBARA BRAGA

Nutricionista

Rio de Janeiro

Amanda Brognoli Donini

Amanda Brognoli Donini

Nutricionista

Florianópolis

Luciane Brunholi Xavier

Luciane Brunholi Xavier

Pediatra

Paranavaí

Perguntas sobre Deficiências nutricionais

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Deficiências nutricionais

A quantidade de nutrientes deve ser avaliado junto a individualidade de cada paciente, as atividades que pratica ou não. Avaliamos os fatores antinutricionais de cada alimento.. Sujiro que procure…
2 respostas

 Ana Carolina Müller
Ana Carolina Müller
Nutricionista
Campo Grande
Carência está relacionado com privação, falta.
Deficiência está relacionado com ausência ou disfunção.
Na verdade, são termos (sinônimos) utilizados para designar a falta de consumo…
5 respostas

como a colega mencionou, vários são exames importantes para ajudar no estado nutricional do paciente no entanto para quem não tem plano de saúde os exames de vitaminas e minerais tem um alto…
3 respostas

Especialistas falam sobre Deficiências Nutricionais

As deficiências nutricionais são as carências dos nutrientes indispensáveis à manutenção da saúde no organismo e que prejudicam a saúde e o bem-estar das pessoas, contribuindo para que fiquem doentes com maior facilidade. Vários fatores podem contribuir para que ocorram estas deficiências, desde uma alimentação inadequada, maus hábitos e costumes alimentares, ou mesmo o uso constante de alimentos industrializados e ultra processados. Muitas vezes, podem estar relacionadas a falta de cuidado nas práticas e técnicas de conservação, higiene e preparo dos alimentos, podendo levar a perda dos nutriente nos alimentos. Estas deficiências podem ser revertidas através de dietoterapia ou suplementação

Daniele Schmidt

Nutricionista

Rio de Janeiro


É a deficiência de ingestão de alimentos antes ou durante a gestação. É um desequilíbrio entre a necessidade do corpo e a ingestão de nutrientes essenciais. Modismos, vegetarianismo, anorexia e bulimia podem levar a carências nutricionais. Atualmente atinge menos de 6% da população brasileira.Ganho de peso inferior a 7 kg durante a gravidez, ou menos de 450 g por mês após a 12a semana de gestação, o risco de ter um bebê pequeno para a idade gestacional aumenta aproximadamente 30%.

Marcelo Ponte

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita

Suplementar ou não, eis a questão? Há quase 20 anos estudo o tema e quanto mais leio, mais tento evitar a suplementação artificial e optar por uma alimentação mais equilibrada. A questão é: nosso solo está espoliado. Sendo assim, sempre oriento que os pacientes dêem preferência para alimentos orgânicos ou cultivados em agricultura biodinâmica. Também saliento que a auto-suplementação é um perigo pois o nosso solo ja é rico em alguns nutrientes, exemplo Cobre, manganês, ou seja, não havendo necessidade de se suplementar. Devemos primeiro fazer inquérito alimentar de pelo menos 7 dias, posteriormente solicitar exames laboratoriais e só então suplementar.

Frederico Lobo

Nutrólogo

Goiânia


Realização de mineralograma intracelular (por espectrofotometria da região palmar) para detecção de minerais (avalia as carências nutricionais) e se há presença de metais pesados (tóxicos). Avaliação do estresse oxidativo e repercussão nos sistemas orgânicos e na imunidade..

Tânia Maria Möller Bastos

Médico clínico geral, Nutrólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita

Análise dos exames de sangue, visando analisar carências, intolerâncias e distúrbios nutricionais. Solicitação de exames completares quando se fazer necessário.

Mayara Gorino Manso

Nutricionista, Terapeuta complementar

Campinas

Agendar uma visita

As vitaminas do complexo B estão presentes em alimentos como peixes, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre. Essas vitaminas participam da regulação e produção de energia no organismo, e ajudam a manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

Edicélia Floriano Domingues

Nutricionista

São Paulo


Quando falamos em carências de nutrientes logo imaginamos crianças de baixo peso com uma aparência “pele e osso”. Porém, pessoas de peso saudável ou até mesmo obesa podem ter carências de diversos nutrientes e os sinais muitas vezes são confundidos com uma série de doenças. Queda de cabelo, manchas pelo corpo, ressecamento da pele, constipação intestinal, unhas quebradiças, falta de disposição, sono excessivo... os sintomas da falta de nutrientes são diversos. Porém, nem sempre os sinais da falta de um ou outro nutriente em nosso organismo são evidentes. Por isto, é preciso uma atenção redobrada ao assunto e avaliação dietética adequada.

Érika Campos Mota Carneiro

Nutricionista

Rio de Janeiro


As deficiências nutricionais são mais prevalentes nas crianças do que possamos imaginar. A alimentação saudável e bem orientada é capaz de suprir as necessidades de micro e macronutriente responsáveis por garantir um crescimento e desenvolvimento adequados para todas as crianças, de acordo com cada idade.

Quais profissionais tratam Deficiências nutricionais?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.