A "visão de túnel" faz com que a pessoa ignore conselhos lógicos de outras pessoas?
3
respostas
A "visão de túnel" faz com que a pessoa ignore conselhos lógicos de outras pessoas?
Olá, como vai? É comum que, durante a “visão de túnel”, a pessoa com TOC fique tão tomada pela angústia e pela ideia obsessiva que conselhos lógicos pareçam inviáveis ou desconectados da sua realidade emocional. Nesse momento, o medo domina o pensamento e funciona como um filtro rígido, dificultando a abertura para o que o outro diz, mesmo quando a pessoa reconhece, num nível racional, que a orientação faz sentido. Na psicanálise, entendemos isso como um mecanismo de defesa que tenta evitar o contato com a angústia interna. Em situações mais intensas, pode gerar sofrimento e isolamento. Em casos persistentes, é importante buscar apoio profissional, inclusive em serviços como o CAPS. Espero ter ajudado, fico à disposição!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, isso pode acontecer. A visão de túnel é basicamente uma forma de rigidez cognitiva, ou seja, a pessoa fica intensamente focada em um único pensamento ou interpretação. Isso geralmente ocorre em estados emocionais intensos, por isso, esses conselhos ou alternativas, por mais racionais e lógicos que sejam, são filtradas ou descartadas automaticamente simplesmente pelo fato da emoção ser a protagonista principal nesse momento.
Com certeza. E isso acontece não porque a pessoa é teimosa ou não quer ouvir, mas porque o cérebro dela está operando em um "modo de emergência".
Na TCC, a gente entende essa visão de túnel como uma distorção cognitiva (um filtro mental). Quando a ansiedade, o medo ou a raiva disparam, o nosso sistema de alarme no cérebro (a amígdala) assume o controle. A única missão dela naquele momento é focar 100% naquilo que ela entende como ameaça.
Nessa hora, a parte lógica e racional do cérebro (o córtex pré-frontal) fica praticamente "desligada". É por isso que os conselhos lógicos batem e voltam. Alguém de fora diz: "Olha os fatos, a chance de isso dar errado é quase zero, veja pelo lado bom". Mas a pessoa no túnel só consegue enxergar o pior cenário piscando em neon vermelho. O resto da realidade simplesmente desaparece da percepção dela.
Tentar argumentar com lógica no meio de uma crise de visão de túnel é como tentar falar grego com quem só entende português. A informação não é processada.
Por isso, na clínica, a gente ensina que não adianta debater fatos enquanto a emoção está no pico. O que funciona é primeiro "baixar a poeira" do sistema nervoso: validar o que a pessoa está sentindo, usar técnicas de respiração ou de aterramento (focar nos sentidos do corpo). Só depois que a emoção abaixa é que o túnel se alarga e a pessoa volta a ter capacidade de ouvir e processar a lógica.
Você já passou por isso de tentar ajudar alguém que estava preso nesse túnel, ou até mesmo de se ver nessa situação sem conseguir absorver o que os outros diziam?
Na TCC, a gente entende essa visão de túnel como uma distorção cognitiva (um filtro mental). Quando a ansiedade, o medo ou a raiva disparam, o nosso sistema de alarme no cérebro (a amígdala) assume o controle. A única missão dela naquele momento é focar 100% naquilo que ela entende como ameaça.
Nessa hora, a parte lógica e racional do cérebro (o córtex pré-frontal) fica praticamente "desligada". É por isso que os conselhos lógicos batem e voltam. Alguém de fora diz: "Olha os fatos, a chance de isso dar errado é quase zero, veja pelo lado bom". Mas a pessoa no túnel só consegue enxergar o pior cenário piscando em neon vermelho. O resto da realidade simplesmente desaparece da percepção dela.
Tentar argumentar com lógica no meio de uma crise de visão de túnel é como tentar falar grego com quem só entende português. A informação não é processada.
Por isso, na clínica, a gente ensina que não adianta debater fatos enquanto a emoção está no pico. O que funciona é primeiro "baixar a poeira" do sistema nervoso: validar o que a pessoa está sentindo, usar técnicas de respiração ou de aterramento (focar nos sentidos do corpo). Só depois que a emoção abaixa é que o túnel se alarga e a pessoa volta a ter capacidade de ouvir e processar a lógica.
Você já passou por isso de tentar ajudar alguém que estava preso nesse túnel, ou até mesmo de se ver nessa situação sem conseguir absorver o que os outros diziam?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A visão em túnel pode ser um mecanismo de defesa no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
- O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) existencial pode causar despersonalização?
- É possível melhorar o controle inibitório no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais são os benefícios do hiperfoco em contextos profissionais?
- A pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) percebe que está com "visão de túnel"?
- Como a pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode começar a quebrar a "visão de túnel" por conta própria, antes do tratamento?
- O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode causar alucinações?
- Qual a relação entre visão em túnel (metáfora) e o estresse?
- O que é a "mentalidade mágica" no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
- Quais são os indicadores de "Obsessões" e "Compulsões (Rituais)" no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1297 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.