A visão de túnel pode ser comparada à ruminação no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?

3 respostas
A visão de túnel pode ser comparada à ruminação no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
Olá, como está se sentindo? Sim, há relação, pois tanto a visão de túnel quanto a ruminação mantêm o pensamento preso em um mesmo eixo, mas a ruminação é mais voltada para repetição mental prolongada, enquanto a visão de túnel descreve o estreitamento do foco psíquico. Na psicanálise, ambas expressam um funcionamento marcado pela fixação e pela dificuldade de simbolizar a angústia, o que impede a circulação do pensamento. Isso pode trazer grande desgaste emocional. Se estiver difícil lidar sozinho, o CAPS pode ser uma rede importante de acolhimento e cuidado. Espero ter ajudado, fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Essa é uma comparação muito interessante — e bastante pertinente. Embora “visão de túnel” e “ruminação” sejam experiências diferentes, no contexto do TOC elas costumam andar de mãos dadas, como se uma abrisse o caminho para a outra.

A visão de túnel acontece quando a mente se estreita diante de uma ameaça percebida. O foco da atenção fica quase exclusivo em um pensamento ou sensação, e o restante do mundo perde importância. É como se o cérebro dissesse: “esquece todo o resto, precisamos resolver isso agora”. Já a ruminação é o processo mental que vem em seguida: a pessoa começa a revisitar o mesmo pensamento, tentando encontrar certeza, sentido ou uma forma de neutralizar o medo. É um ciclo de “pensar para aliviar”, mas que, paradoxalmente, aumenta ainda mais a ansiedade.

Do ponto de vista neurocientífico, ambas envolvem uma hiperatividade das redes de monitoramento de erro e controle cognitivo — regiões como o córtex cingulado anterior e o córtex orbitofrontal. O cérebro, tentando proteger, entra num modo de “análise infinita”, acreditando que, se pensar o bastante, conseguirá eliminar o risco. Só que essa lógica o mantém preso no túnel, girando em torno do mesmo ponto.

Você já notou se, quando se vê imerso em pensamentos repetitivos, há uma sensação de “não consigo sair disso até ter certeza”? O que aconteceria se, em vez de buscar resolver, você apenas reconhecesse o pensamento como um pensamento, sem tentar mudá-lo? E o que o seu corpo diria nesse momento — luta, fuga ou cansaço?

Essas reflexões podem ajudar a identificar como a ruminação e a visão de túnel se retroalimentam. A terapia pode ser o espaço certo para aprender a ampliar o foco e se libertar desses ciclos mentais com segurança e autocompaixão. Caso precise, estou à disposição.
Sim, podem ser comparadas, mas não são a mesma coisa.

A visão de túnel acontece quando a pessoa fica presa a uma única forma de ver a situação, ignorando outras possibilidades. Isso costuma surgir como uma tentativa de se proteger da ansiedade, mas acaba deixando o pensamento rígido.

Já a ruminação no TOC é quando a mente fica girando repetidamente em um mesmo pensamento ou dúvida, mesmo sem chegar a uma resposta satisfatória. A pessoa não quer pensar nisso, mas o pensamento volta.

Em comum, as duas estreitam o foco mental, aumentam a ansiedade e dificultam enxergar alternativas. A diferença é que, no TOC, a ruminação é intrusiva e persistente, e não uma escolha consciente. A terapia ajuda a ampliar esse “campo de visão” mental e a reduzir o sofrimento.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1237 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.