anorexia pode desencadear hepatomegalia?

8 respostas
anorexia pode desencadear hepatomegalia?
Geralmente não. Hepatomegalia é um aumento do fígado, é assintomática, ou seja, não produz sintomas e pode causar desconforto abdominal, assim como a anorexia causa, por essa razão você deva estar com a dúvida. Sugiro que você procure um clínico geral, faça um check up para que o médico possa investigar melhor e através dos exames de sangue: hemograma completo e hormônios mais us (ultrassom) da parte abdominal e caso os hormônios estejam alterados pode ajudar a desenvolver o transtorno de ansiedade, alimentar e humor. E também um(a) psicólogo(a) para lhe ajudar a tratar a anorexia, se necessário, será indicado um psiquiatra para tratamento complementar medicamentoso. O importante é procurar ajuda e se ajudar para tratar dos distúrbios que a anorexia desencadeia tanto na parte orgânica, na parte emocional e social. Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço!!!

A hepatomegalia é o aumento do fígado e a anorexia é um transtorno caracterizado pela redução de ingestão de alimentos, o que pode ocasionar danos em vários órgãos como fígado, coração, rins e outros.
Um paciente anoréxico, como qualquer outra pessoa, pode ter o volume de seu fígado aumentado (hepatomegalia), em decorrência de algumas alterações de saúde, como por exemplo, a dengue, doenças do fígado, etc. Neste caso, o quadro de anorexia tende a se agravar, visto que, esta condição do fígado costuma causar sensação de plenitude, desconforto abdominal, o que incentivará o anoréxico a ingerir quantidade ainda menor de alimentos, atingindo, assim, seu objetivo de redução de peso.
Conclusão: As duas doenças se relacionam, na medida que, a hepatomegalia pode desencadear sintomas agravantes à anorexia e esta, frequentemente cria condições favoráveis ao aparecimento de alterações hepáticas, as quais podem ter a hepatomegalia como sintoma.

Fonte: RODRIGUES, Ana Cristina Fernandes. Alterações hepáticas em pacientes com Anorexia Nervosa. Tese de Mestrado. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, UP, 2008/2009.
A anorexia exatamente não.

Att
Sayonara Machado.
Quando pensamos em situações que causam desregulação orgânica, podemos considerar as consequências do quadro de anorexia nervosa, como um fato desencadeante de várias alterações em nosso funcionamento corporal. A restrição alimentar traz uma série de consequências, que não só a perda de peso considerável, mas também a associação de possíveis patologias oriundas desse quadro. Porém não só organicamente a anorexia nervosa traz consequências negativas. Questões emocionais são indicadas a ser acompanhadas, tentando entender a relação desse sujeito com o mundo e qual a opção de, com a anorexia nervosa, poder responder às demandas que lhe são postas.
Não necessariamente, pois como diz um ditado: "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... A anorexia em si, está mais associado a questões internas (psicológicas) do indivíduo e a hepatomegalia, com problemas físicos (corpo). No entanto, existem patologias chamadas de psicossomáticas, ou seja, o indivíduo "somatiza" (no corpo, físico) uma doença de fundo emocional (psicológico).
Estudos recentes comprovam a interdependência do físico com o psicológico. No caso da hepatomegalia, não se tem literatura dessa associação.
Espero ter ajudado...
Concordo com os colegas. Na verdade você supõe ser portadora de uma síndrome de diagnóstico complexo, além de depressão.De fato o problema mais evidente que temos aqui é o de comunicação com os pais. Se você for menor de idade e já tentou falar com eles a respeito e eles não foram receptivos acho sim que alguma outra pessoa, como um psicólogo que vc conheça, ou um parente ou professor pode ajudar com a comunicação com teus pais. Tente essa estratégia. Seus pais não ficarão insensíveis a demanda de um outro adulto que perceba a sua necessidade. Qq dúvida estamos aqui.
Oi, a hepatomegalia é um aumento do fígado, nos critérios para se contrair esta doença não se fala em anorexia causar, mas as doença vão sintomatizando, então só consultando um especialista em fígado, espere que fique bem. Abraços
O ato da não alimentação que é característico da anorexia pode gerar uma série de problemáticas na saúde. Além disso a pessoa que sofre do transtorno vive profunda dor psíquica, o que facilita processos de somatização, já que o corpo tende a externalizar algumas dores tão profundas. Não hesite em procurar um médico e fazer uns exames de rotina, não tenha vergonha de seus problemas, afinal profissionais de saúde estão ali para ajudar seus pacientes.