Olá, eu gostaria de saber, homens (e meninos) podem ter anorexia?

26 respostas
Olá, eu gostaria de saber, homens (e meninos) podem ter anorexia?
Olá! Sim, é possível. Apesar da grande maioria dos pacientes serem mulheres, qualquer pessoa - homens - pode ter anorexia, em qualquer idade e fase da vida. Esse transtorno alimentar tem prevalência no sexo feminino por uma questão social de cobrança maciça sobre a aparência feminina, mas ela pode sim acometer homens, jovens e maduros.

Podem sim! É mais comum no sexo feminino. Também é importante fazer um check up, para descartar, caso haja algum problema de saúde e se estiver yudo bem, agendar uma avaliação, para entender melhor esses sintomas.

Att Diana Rugeles
Oiiiii, tudo bem com você?
Sim, meninos e homens também, podem desenvolver a anorexia.
Segundo estudos, este transtorno acomete mais o gênero feminino. Contudo, homens não estão ilesos de adquiri-lo. E isso, depende de vários fatores, como questões orgânicas, nutricionais, biológicas, comportamentais, ambientais, entre outras.
Esses fatores precisam ser investigados por profissionais para que tenha a possibilidade de ser realizado um diagnóstico ou não. Eu sugiro uma avaliação médica, com um psiquiatra. Como também, o acompanhamento psicológico.
Estou á disposição para maiores esclarecimento, um beijo.
Sim, é possível
Podem sim. Tem um livro muito bom, informativo e de fácil leitura, voltado para familiares e pacientes, chamado "Como lidar com Transtornos Alimentares", da editora Hogrefe. Assim como os profissionais de saúde, e estudos mais recentes, ele indica que o tratamento para transtornos alimentares se dá com equipe multiprofissional (Médico psiquiatra, Nutricionista e Psicólogo principalmente). É importante iniciar avaliação e tratamento para esses transtornos o mais rápido possível.
Olá!
Apesar da anorexia nervosa atingir mais pessoas do gênero feminino, a anorexia nervosa pode acometer qualquer pessoa, independente de seu gênero, idade, condição sócio-econômica ou etnia. Assim como qualquer outro transtorno alimentar, a anorexia nervosa exige acompanhamento multiprofissional especializado na área.
A anorexia é bem menos comum no sexo masculino (a proporção clínica, em geral, é de 10:1), mas pode acontecer sim. Em caso de suspeita, procure um psicólogo e psiquiatra para diagnóstico e tratamento. Abraços!
Sim, a anorexia pode acontecer em homens e mulheres (só é mais comum no sexo feminino). A palavra ´´Anorexia´´ significa perda ou falta de apetite. A pessoa que possui anorexia pode perder peso, porém, precisa de outros sintomas além desse para ser chamada de Anorexia Nervosa. Mas qual a diferença?  A anorexia nervosa é considerada um transtorno. Quem possui esse tipo de anorexia se recusa em manter o peso em um nível igual ou acima do mínimo adequado a idade e a estatura. Além disso, tem uma distorção da imagem corporal e um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal.
Esse transtorno gera sérias consequências físicas, como osteoporose, plenitude gástrica, hipotermia, bradicardia, hipotensão, lanugem, edemas e hipoglicemia.
Quais são os comportamentos mais comuns? Esconder alimentos, não comer na presença de outras pessoas, usar roupas em excesso... Se você se identificou ou reconheceu alguma pessoa no que foi dito, procure uma ajuda psicológica e psiquiátrica.
Olá! Sim. Homens jovens e maduros também podem ser vítimas de transtornos alimentares, embora a prevalência seja maior no sexo feminino. Isso, inclusive, acaba dificultando o diagnóstico, pois muitos pacientes masculinos atrasam o tratamento, por não reconhecer precocemente o problema, o que gera ainda mais complicações no quadro. Se você suspeita que pode está sofrendo de anorexia, procure ajuda o quanto antes. Cuide-se bem!
Olá! Sim, é possível. Apesar da grande maioria dos pacientes serem mulheres, qualquer pessoa - homens - pode ter anorexia, em qualquer idade e fase da vida. Procure ajuda psicólogica ...
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 70
Olá! Sim, é muito possível que homens desenvolvam anorexia - repulsa alimentar. As causalidades psíquicas que envolve a relação do sujeito com a alimentação são inúmeras e imprevisíveis, ultrapassando a questão de gênero. Caso necessite de maiores esclarecimentos e auxílio neste caso, sugiro análise para a devida escuta dos arranjos inconscientes que se formaram para chegar em tal efeito. Atenciosamente, Maria Carolina Andrade.
Olá! Apesar que podemos observar maior prevalência deste transtornos entre as mulheres é possível sim que homens desenvolvam também a anorexia. A Terapia é essencial para a cura desse processo.
Olá! Podem sim. Em homens a restrição dietética é mais orientada à “leanness”, que é a baixa gordura corporal com o objetivo de ampliar a definição muscular, passando despercebido em muitos casos, já que em mulheres o objetivo é ficar cada vez mais magra.
Podem sim, mesmo que seja mais comum em mulher, os homens também podem ter.
Olá! É possível! Apesar da prevalência do desencadeamento ser nas mulheres.
A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares e de comportamento que afetam, sobretudo, mulheres. Mas especialistas afirmam que a incidência está aumentando entre homens jovens, embora pouco se fale sobre isso.
Os transtornos alimentares são alguns dos problemas de saúde mental mais frequentes entre adolescentes do mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A chamada "vigorexia"- a obsessão por ter músculos definidos e corpo bonito - também está se tornando cada vez mais comum entre adolescentes. Sabidamente homens com passado na infância e adolescência de obesidade apresentam maior risco de desenvolverem transtornos alimentares, assim como os atletas que são exigidos a manter um baixo peso para garantir sua desempenho esportivo. Ao contrário do que também se imagina, os sintomas vivenciados de Anorexia nervosa e Bulimia nervosa em homens é exatamente a mesma dos encontrados em mulheres. Homens com Anorexia nervosa e Bulimia nervosa também percebem seu corpo indevidamente maior do que de fato é e mantém também uma desorganização alimentar que passeia entre os momentos de restrição e os momentos de compulsão, apresentando também comportamentos absolutamente inadequados para tentar garantir a perda de peso. É sempre necessário reforçar o conceito de que comportamentos alimentares transtornados são sintomas de uma doença classificada como Transtorno alimentar. E que independente do gênero ou orientação sexual, seus portadores deverão ter seu sofrimento igualmente respeitado e terem igual acesso e oportunidade ao tratamento médico psiquiátrico, nutricional e psicológico.
Olá! Pode sim. A anorexia é um transtorno alimentar que precisa ser tratado. Caso alguém esteja com sintomas de anorexia é importante procurar por uma avaliação psiquiátrica e psicológica.
Olá! Dos pacientes que sofrem com anorexia nervosa, 60% a 90% são do sexo feminino e 85% tem idade entre 12 e 20 anos, porém essa proporção tem mudado, devido ao grande preconceito a respeito desse assunto, os homens, muitas vezes, deixam de buscar ajudar pelo estigma que a anorexia tem de doença feminina. A anorexia nervosa pode ser considerada a mais mortal das doenças mentais, o ideal é buscar ajuda multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo e nutricionista).
Olá, tudo bem? Sim, é possível, no entanto, existe maior prevalência no sexo feminino.
Olá ! É possível sim casos de anorexia na população masculina embora a prevalência seja nas mulheres por questões sociais e culturais também como os colegas acima relataram. O tratamento desse transtorno alimentar é multiprofissional com psicólogo, psiquiatra, nutricionista e em alguns casos o endócrino é importante também. Na terapia cognitiva- comportamental vamos trabalhar aspectos cognitivos e comportamentais além das emoções ,claro.
Olá, tudo bem?

Apesar de o transtorno de Anorexia Nervosa ser bastante comum em mulheres, com maior prevalência no público feminino, pacientes do sexo masculino, de quaisquer faixas etárias, podem sim, desenvolvê-la. O fato de as mulheres serem, em maior parte, cobradas pela sociedade em relação ao seu corpo, torna a Anorexia um transtorno que é mais discutido levando em consideração esse público, porém é necessário se ter um olhar mais integral e totalizador, e perceber que existem muitos homens e meninos que sofrem com o transtorno e não buscam ajuda pelos estigmas construídos em relação à doença.
Então, independentemente do sexo, é importante que quaisquer sintomas do transtorno sejam investigados, compreendidos e tratados por profissionais, como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá, mesmo sem incomum, pois é mais comum terem meninas anoréxicas, homens podem ter sim e é um distúrbio alimentar muito sério que precisa de tratamento psicoterapêutico. Uma das minhas especialidades é o distúrbio alimentar, portanto me coloco disponível!
Sim, homens (e meninos) podem ter anorexia. A anorexia é um distúrbio alimentar que afeta pessoas de todas as idades, gêneros e etnias. Embora a anorexia seja mais comum entre as mulheres, os homens também podem desenvolver o transtorno. Os homens podem ter sintomas semelhantes às mulheres, como perda de peso, preocupação excessiva com a aparência e medo de ganhar peso. No entanto, os homens também podem ter sintomas diferentes, como aumento da musculatura, uso de drogas para perda de peso e comportamentos obsessivos de exercício.
Com certeza
Olá! Embora seja mais comum em mulheres, a anorexia nervosa não é exclusiva do sexo feminino. Homens e meninos podem enfrentar distúrbios alimentares, incluindo anorexia, embora possa haver diferenças nas apresentações clínicas e nas preocupações específicas em comparação com mulheres, pois os sintomas da anorexia nervosa incluem uma preocupação intensa com o peso corporal, uma percepção distorcida do corpo, uma recusa persistente em manter um peso corporal saudável, uma restrição extrema de ingestão alimentar, entre outros comportamentos relacionados à alimentação e ao peso que são mais caraterísticos com a personalidade feminina. Me coloco a disposição, sou especialista no assunto. Conte comigo!
Olá, a anorexia não tem distinção de sexo, pode afetar homens e mulheres, independente da idade. Fico a disposição, abraços