Antes eu pesava 103kg, agora peso 87kg, passo horas sem contar e até mesmo dias, conto calorias de tudo,

10 respostas
Antes eu pesava 103kg, agora peso 87kg, passo horas sem contar e até mesmo dias, conto calorias de tudo, me peso 5 vezes ao dia, me puno toda vez que tenho uma compulsão, já fiz uso de laxantes. Alguém que esteja emagrecendo deasa forma, pode ser anoréxica? Mesmo com esse peso?
Boa tarde! na obesidade é comum ouvirmos de pacientes que percebem claramente que comem para preencher um espaço vazio emocional, uma falta, uma perda. Como não é satisfeita, a "fome de algo" provoca uma nova investida, pois a saciedade é fugaz, dura pouco tempo, nesse momento se inicia um processo compulsivo, pois há um engano quanto a direção a seguir rumo à completude almejada. Anorexia e bulimia são faces da mesma moeda e são doenças psicológicas. Sugiro uma psicoterapia de orientação psicanalítica, pois esta abordagem cria uma vivência com seus conflitos psíquicos que estão causando a compulsão e auto-punição.

Boa tarde! Os sintomas que você apresenta podem ser estar presentes na anorexia ou em outros transtornos alimentares. É muito importante que você procure um psicólogo para iniciar o seu tratamento. O profissional, em parceria com o nutricionista, te ajudará a aprender uma nova forma de se alimentar, diminuindo a obsessão, a compulsão e o comer emocional, e que te ajude a perder gordura de forma saudável e sem reganho de peso. Indico um psicólogo comportamental.
A busca por qualidade de vida é muito importante, porém, a linha entre se cuidar de forma saudável ou excessivamente, pode ser muito tênue.
Quando a rotina tem se tornado um sofrimento e está difícil de mudar os padrões, pode ser indicado e importante o acompanhamento de um profissional para auxilia-la na busca de uma vida e uma rotina mais saudável.
O processo de psicoterapia por exemplo, favorece a busca pelo auto conhecimento e assim, a melhor compreensão do que de fato tem causado determinado sintoma ou sofrimento.
Distúrbios alimentares tem fundo emocional muito importante, por isso o acompanhamento psicológico é necessário.
A principal questão é: o que está te levando a essa obsessão de se pesar tantas vezes ao dia, a ter essa compulsão alimentar e ainda se punir toda vez que acontece?
Bulimia e anorexia são doenças de fundo psicológico, é mais importante identificar a causa para a cura do que se afligir para dar um nome à doença em si. É necessário dar um nome a essa falta que te leva aos excessos.
Estou à disposição.
Boa tarde!
Tanto a bulimia quanto a anorexia são doenças de fundo emocional. É importante procurar uma terapia para uma auto análise e assim controlar essa compulsão.
Para mim, nesse caso, o mais importante é primeiro olhar para o sofrimento emocional que está sustentando o surgimento desse sintoma e a dinâmica que ele está envolvido.
Através de uma psicoterapia de qualidade é possível que você, junto com seu terapeuta, cuidem de camadas emocionais mais profundas, ajudando-a a manejar a dor e o cuidado com a sua saúde.
Oi! Sinto muito que esteja passando por esse sofrimento. Pelo que você relata, os sintomas são característicos da bulimia, onde há um episódio de compulsão alimentar seguido de um comportamento compensatório, como tomar laxantes, vomitar, realizar atividades físicas em excesso ou realizar jejuns. Se pesar em excesso, contar calorias com muita preocupação e estar extramamente atento ao controle da alimentação pode gerar bastante ansiedade e a comida vira algo aversivo, em vez de um prazer. Muitas vezes, quando se está tentando ter um extremo controle, seguem-se episódios de descontrole, que são vistos como um fracasso e a pessoa sente que é necessário reparo ou punição. Aí então ocorrem os comportamentos compensátorios que descrevi! Pessoas com transtornos alimentares costumam relacionar seu sucesso, seu bem-estar, sua autoestima ligada à magreza e a perda de peso, desconsiderando outras áreas da vida que possam ser fonte de realização. E claro, nossa sociedade contribui muito para isso. A terapia contribui para uma melhora na relação com a comida e na relação com a autoimagem e autoestima, além de buscar estratégias novas para lidar com as emoções e evitar o comer emocional. Assim, pode-se emagrecer com mais prazer e menos sofrimento. Os transtornos alimentares tem tratamento! Espero ter contribuído e fico à disposição para outros esclarecimentos. Abraço!
Olá! Os sintomas que você citou são comuns nos transtornos alimentares. Para que seja dado qualquer diagnóstico é necessária uma sessão de avaliação. Sugiro que você inicie o seu tratamento com psicóloga(o) com a maior brevidade possível, para que o comportamento alimentar seja tratado.
Olá, os sintomas que descreveu fazem parte de um transtorno alimentar. Seria de suma importância procurar um psicologo e um nutricionista, pois como houve uma perda de peso abrupta deve precisar repor vitaminas e juntamente com o psicologo para entender esses processos que o fez desenvolver esses problemas alimentares.
Olá, da forma que você descreve seus movimentos, pode estar relacionado a um transtorno alimentar, seria bastante interessante buscar ajuda de um profissional afim de entender oque está ocasionando isso, qual é a causa que tem te trazido esses sintomas.