Ao iniciar tratamento com psicólogo, necessariamente vão ser prescritos algum tipo de remédio?

33 respostas
Ao iniciar tratamento com psicólogo, necessariamente vão ser prescritos algum tipo de remédio?
Olá...Psicólogos não receitam medicamento. Apenas Psiquiatras e médicos de todas as especialidades poderão receitar. Neste caso a Avaliação Psicológica deverá cumprir com um psicodiagnóstico e concluir se há ou não necessidade de avaliação com outro especialista. Mesmo assim, vale ressaltar que a avaliação psicológica dura algumas sessões, o tempo necessário dependerá de cada caso.Cuide-se

O importante é você submeter-se a uma avaliação com o psicoterapeuta; a partir dos resultados, terá a oportunidade de discutir sobre os resultados com o profissional, inclusive, se for o caso de precisar da medicação, nada o obriga. Aproveite para aprender sobre a importância do tratamento e suas necessidades, de acordo com seu caso, bem como refletir a seu tempo a respeito de seus anseios.
Um abraço.
Olá. O psicólogo não tem permissão para receitar nenhum tipo de medicamento. Ao começar a terapia é observado no decorrer do processo os resultados que o cliente alcança e as dificuldades encontradas. Muitas vezes é necessário algumas sessões para uma avaliação mais precisa. Em alguns casos a psicoterapia resolve a demanda e não se faz necessário o uso medicamentoso. Deve-se atentar em que grau de sofrimento se encontra o sujeito,e termos uma leitura "zelosa "nesse sentido. A psicoterapia é um ato que coragem, mas os resultados se dão a longo prazo. Abraços
Não, o tratamento psicológico não envolve medicações. A psicologia desenvolveu várias formas próprias de tratamento para auxiliar as pessoas com o seu sofrimento psíquico e essas não utilizam medicação. No entanto, a sua dúvida se justifica porque em casos de sofrimento mais intenso, alguns já considerados transtornos, é necessário além do tratamento psicológico o auxilio médico, mais especificamente psiquiátrico, e esses profissionais trabalham utilizando a prescrição de medicamentos quando necessário.
O tratamento psicológico não é com medicação. Porém se houver necessidade de medicação, haverá o encaminhamento para o médico para a indicação do uso de medicamento, que dele vem a prescrição de remédios.
Olá, o tratamento psicológico não envolve uso de medicações, e sim a psicoterapia (terapia psicológica). Caso haja necessidade pode haver encaminhamento ao médico psiquiatra, que faz o tratamento com medicações. Os tratamentos psicológico e psiquiátrico na maioria das vezes são complementares, um auxilia o outro. Espero ter ajudado.
Olá o tratamento psicológico não envolve o uso de medicações.
Quem receita remédios é o médico psiquiatra.
Não necessariamente. O psicólogo não prescreve medicamentos, apenas médicos psiquiatras devem fazê-lo,pois que têm a expertise. Quando um paciente inicia um tratamento de psicoterapia e o profissional identifica a necessidade de uma avaliação médica como complemento, assim o sugere.
Olá, a avaliação inicial que o Psicólogo realiza também tem como objetivo identificar a necessidade ou não de acompanhamento conjunto com um Psiquiatra (este sim, é o profissional indicado caso seja necessário a utilização de medicação). O Psicólogo é o profissional para auxiliar na identificação das causas dos problemas e auxiliar no processo de buscar formas de enfrentamento para a questão. Já o tratamento com medicamentos, realizado pelo Psiquiatra, tem como objetivo amenizar os sintomas (quando estes são muito intensos). Att, Ana.
Olá,
Durante o tratamento psicológico, diante da persistência importante de sintomas tais como tristeza, choro, insônia, anedonia, por exemplo, encaminhamos para médico especialista psiquiatra para avaliar a necessidade de prescrição medicamentosa, pois a nós psicólogos não nos cabe receitar medicamentos.
O psicólogo não prescreve medicamento, porém é de responsabilidade do profissional avaliar a necessidade do paciente e encaminhá lo ao especialista adequado.
Fico a disposição.
Maria Tanea.
A avaliação psicológica não se passa medição. Psicólogo é terapeuta, que neste caso irá ter um tempo subjetivo de algumas seções para análise do perfil diagnóstico, que requer a escuta clínica, anamnese, testes psicológicos e algumas técnicas e inventários para fechar um laudo de avaliação psicológica. A entrega desse laudo ao paciente com os resultados dos testes e análises a possibilidade de um quadro patológico. Encaminho para profissionais da saúde: psiquiatra, neurológista, Psicoterapia, e outros,..enfim que aja continuidade no tratamento.
Olá. O psicólogo não receita e por isso de acordo com a avaliação realizada ele pode indicar que vc procure um psiquiatra a fim de que este profissional faça avaliação própria e, se for confirmada a necessidade do medicamento, o psiquiatra é quem vai fazer e receita.
Nem todos os tratamentos psicológicos precisam do suporte do medicamento, visto que só pelo fato da pessoa consegiur desabafar sem se sentir julgada , já é um ótimo começo.
Psicólogos não prescrevem medicamentos. O tratamento é orgânico, seu próprio potencial é trazido à tona e utilizado para seu benefício no processo terapêutico.
O psicólogo não prescreve medicações. No entanto, caso perceba necessidade, ele encaminhará para o psiquiatra que avaliará a necessidade de medicamentos. O processo da psicoterapia ocorre de forma progressiva, ou seja, a melhora vai ocorrendo gradualmente. Desta maneira, em alguns casos, o cliente pode necessitar um tratamento com medicações para que se sinta melhor enquanto faz o tratamento com o psicólogo.
Olá! Não, nem toda psicoterapia é aliada ao tratamento farmacológico. Os medicamentos costumam ser indicados para transtornos que tenham também uma base fisiológica (como a depressão, a ansiedade, o TDAH, dentre outros). Caso o medicamento seja necessário, o psicólogo (que não pode prescrever medicações) deverá encaminhar o paciente ao psiquiatra ou a outra especialidade competente.
Não. Psicólogo nenhum pode fazer prescrição medicamentosa. Essa função é do médico psiquiatra.
O psicólogo pode indicar uma avaliação psiquiátrica, caso ele veja necessidade.
Nenhum psicólogo pode prescrever alguma medicação. O médico psiquiatra que possui esse poder. O psicólogo orientará se você precisa ou não também de um acompanhamento psiquiátrico, caso essa seja sua dúvida.
A princípio, ao se buscar um profissional da Psicologia, realiza-se todo protocolo pertinente a Saúde Mental, dentre as providências cabe a Avaliação psicológica, a limpeza clínica além de detalhada entrevista multidimensional. Sendo identificado sinais sintomáticos, os mesmos são avaliados pelo profissional que, de acordo com intensidade, duração e frequência, poderá ou não encaminhar ao Psiquiatra. As terapias psicológica e farmacológica podem se complementar ou não. O ideal é se elaborar uma fundamentação sólida do diagnóstico, se possível interdisciplinarmente (psicólogo, psiquiatra e endocrinologista), evitando a exclusão de qualquer ponto que componha o quadro em pauta.
A Psicoterapia é uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas a mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, culpa, dificuldade de relacionamento,estresse, etc... O psicologo auxilia através da escuta clínica, pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz.
O psicologo não receita medicamentos, quem os receita são os Psiquiatras, caso necessite.
Os Psicólogos e psiquiatras trabalham juntos na melhor maneira de ajudar os pacientes.
Espero que eu tenha lhe ajudado
Abraço
Vera Pelizzari
É a formação médica que propicia a condição de medicar. O médico passa pelas várias especialidades para se dedicar a uma ou mais delas dentre as quais a Psiquiatria. A Psiquiatria pode vir aliada a psicoterapias e psicanálise desde que esses campos de trabalho façam parte da formação do profissional médico.
Ao iniciar um atendimento com o Psicólogo o mesmo pode indicar de acordo com a necessidade do paciente ao Psiquiatra. Pois cabe a psiquiatria receitar remédios. Na Psicologia será abordados assuntos sobre sua emoções, favorecendo assim manejos em como lidar com elas.
Não necessariamente, quem prescreve o uso de medicamento é o Psiquiatra, mas se o primeiro contato do paciente foi com o psicólogo, cabe ao mesmo identificar se há necessidade de encaminhar o paciente para o Psiquiatra, para que ele faça a prescrição.
Ao psicólogo não cabe prescrever medicação. Mas quando ele identifica a necessidade, deve pode encaminhar para um profissional médico, seja psiquiatra, neurologista ou outra especialidade. É importante que o psicólogo entre em contato com o especialista e fique a par das recomendações médicas para melhor acompanhar seu cliente.
O psicólogo trata através da palavra, que por si só é um potente instrumento de elaboração e transformação.
Olá!
Não. Conforme dito pelos colegas, psicólogos não prescrevem nenhum tipo de medicação. Em alguns casos encaminham o paciente para uma avaliação médica.
O tratamento psicoterapêutico ocorre através da fala. Na psicoterapia psicanalítica, área na qual sou especialista, falando o paciente poderá trazer a tona conteúdos que estão no seu inconsciente, tornando-os então conscientes podendo assim encontrar a cura através da fala.
Estou a disposição!
Não cabe ao psicólogo prescrever medicação. O tratamento psicológico envolve acolhida do sofrimento, oferta de uma escuta qualificada e diferenciada, onde, ao falar, o paciente tem uma possibilidade de ressignificar o que lhe traz sofrimento bem como entender conflitos internos podendo resolvê-los. O psicólogo atua junto ao paciente ofertando escuta, ajuda na compreensão e interpretações de questões psíquicas, o que suma, acaba por organizar o que estava desorganizado psiquicamente e consequentemente na vida cotidiana.
Olá, o Psicólogo não prescreve medicação. Ele irá trabalhar com técnicas e também testes ( se necessário) para fazer o tratamento. Em casos que há alterações neuroquímicas, (quando identificamos que seu organismo está produzimos hormônios que alteram comportamento), o paciente é encaminhado ao médico Psiquiatra para avaliação e prescrição de medicamentos.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
A finalidade da psicoterapia não é a prescrição de medicamentos, esta é uma atribuição da medicina. A função da psicoterapia é promover autoconhecimento, trabalhando com as dificuldades, com as angústias, com os conflitos, questionamentos e também com os desejos dos indivíduos, sempre em busca de amenizar o sofrimento e promover uma melhor qualidade de vida às pessoas. Em alguns casos, se faz necessário o uso de medicações, que serão sempre avaliadas e prescritas por um médico. A psicóloga responsável pelo processo psicoterápico poderá sugerir ao paciente que procure por um médico em casos específicos, e também entrar em contato com ele para fazer observações que possam ajudar a ter uma melhor compreensão do caso clínico.
Olá, bom dia.
Psicólogos não podem te prescrever medicamentos, quem faz isso é o psiquiatra.
O psicólogo irá tratar de suas questões emocionais e sintomáticas através de sessões psicoterápicas.
Caso, o seu caso, esteja apresentando sintomas muito graves, o psicólogo irá te avaliar para ver se é importante, também, o tratamento em conjunto com um psiquiatra.
Olá! Psicólogos não receitam remédios. A psicoterapia vai te ajudar a resignificar muitas situações e se conhecer melhor. Independente da sua queixa atual, procure por uma ajuda especializada e conheça os benefícios da psicoterapia.
Não necessariamente. O psicólogo irá avaliar o caso e, se sentir necessidade, irá solicitar que visite um psiquiatra. Um médico poderá avaliar qual a melhor linha de tratamento farmacológico e complementar a psicoterapia, se necessário for.
O tratamento psicológico não envolve medicações. A psicologia desenvolveu várias formas próprias de tratamento para auxiliar as pessoas com o seu sofrimento psíquico e essas não utilizam medicação.