As pessoas tem a impressão de que eu sou muito estudiosa e que eu sou inteligente. Mas na realidade
8
respostas
As pessoas tem a impressão de que eu sou muito estudiosa e que eu sou inteligente. Mas na realidade eu tento muito, eu me esforço porque tenho problemas de atenção e concentração e organização e para terminar as coisas. Mas isso me faz me sentir mal. O que faço?
Não me ficou claro o que te incomoda: ter que realizar um grande esforço para atingir seus objetivos, que os outros não percebam esse esforço ou que te elogiem por suas conquistas. Em qualquer um desses casos, um psicólogo pode te ajudar a criar formas adequadas de lidar com a situação de uma forma mais satisfatória.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O TDAH traz uma sério de dificuldade a vida, porém é possível e necessário melhorar para a qualidade de vida do portador, bem como sua relação consigo e com o outro, buscar ajuda psicoterápica para aprender a administrar melhor as questões advindas do transtorno. Não tenho dúvidas de que sentirá-se melhor com o processo psicoterápico.. Fico a disposição!
Parece que você está falando que o seu esforço significa para você um sinal de incompetência ou falta de habilidade natural. As inteligências são muitas e talvez uma das mais importantes é da criatividade para conseguir realizar tarefas que considera impossíveis. E me parece que você consegue, certo? Valorize o seu esforço e se a fala do outro te atravessa a ponto de lhe fazer sentir mal procure um profissional psi para falar do assunto. Ele poderá lhe ajudar nesta sua jornada de reconhecimento de si mesma.
Prezada!
Procure fazer uma Avaliação Neuropsicologica para avaliar as funções cognitivas para uma investigação completa e possivelmente fazer as indicações para profissionais adequados.
Atenciosamente
Procure fazer uma Avaliação Neuropsicologica para avaliar as funções cognitivas para uma investigação completa e possivelmente fazer as indicações para profissionais adequados.
Atenciosamente
Você deve procurar um profissional de saúde mental para um diagnóstico e tratamento. Esse serviço existe tanto no SUS quanto na rede privada.
Olá! você pode fazer uma avaliação psicológica, se o profissional identificar que a terapia ou análise apenas não vai resolver ou aliviar esse seu incomodo, deve procurar um psiquiatra para possível uso de medicamentos, claro que se possível junto com a terapia.
Primeiramente, gostaria de esclarecer que para dar um diagnóstico de doença psiquiátrica é necessário haver sofrimento e prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida. Me parece que você tem um sofrimento, porém permanece funcional, pois dá conta das suas obrigações, com direito a elogios. Se esse seu modo de funcionar te causa sofrimento é interessante você avaliar o porquê. Existem várias estratégias que você pode utilizar para ajudar nas suas dificuldades (falta de: atenção, concentração e organização) e para que você possa se conhecer melhor, por exemplo, técnicas de planejamento e organização, meditação, cursos de autoconhecimento e as diversas modalidades terapêuticas (psicoterapia cognitivo-comportamental, psicanálise, psicodrama).
A ideia que as pessoas fazem do que é inteligência nem sempre corresponde à realidade. Manter a concentração, especialmente em algo que não nos dá prazer, de fato não é algo fácil. Além disso, inteligência é algo muito complexo e que pode ser desenvolvida. Por exemplo, alguém com muita facilidade para determinado assunto, mas que não se empenha em praticar e melhorar, certamente não se sairá tão bem quanto alguém que pensa ter dificuldade, mas que se esforça para praticar. Ou seja, o esforço faz parte da inteligência e de seu desenvolvimento. Mas se essa questão te incomoda, é importante você passar por uma avaliação com um psicólogo para entender se há de fato um problema, e se houver qual o melhor caminho para solucioná-lo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 31 anos, suspeitas de TDAH. Em uma consulta online e breve, o psiquiatra receitou atentah 18mg, essa dose é o suficiente para um adulto?
- Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada…
- Meu filho de 7 anos, está tomando o Venvanse a 10 dias, e seu sono está péssimo. Há algo que possa ser feito para ajudá-lo a dormir? Apesar da pouca idade ele é extremamente consciente do que acontece e diz que a medicação o ajuda muito na escola e acalma sua cabeça. Ele tem TDAH e TOD, já com laudo.
- Eu tenho TDAH, e eu estava tomando ritalina por alguns meses, era ótimo, meu dia era muito produtivo,mas depois de um tempo eu vinha sentindo como se o efeito estivesse passando 3 horas depois, conversei com minha psiquiatra e ela trocou para a Ritalina LA, mais eu não sinto o mesmo efeito que a ritalina,…
- ola me chamo monique e tenho 27 anos, minha pergunta é, qual profissional tenho que procurar para saber se tenho TDAH, pois trenho dificuldade nas areas de todas digo todas as materias, nao consigo absorver nada .
- olá, gostaria de saber se tem como realizar o diagnostico de tdah sem a avaliação neuropsicologica?
- Faz um tempo que sinto problemas de esquecimento, diminuição do meu raciocínio, sinto isso desde que comecei a tomar gabapentina e pregabalina pra fibromialgia. Tem sentido isso? Como resolver?
- Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho... O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim,…
- Levei meu filho na neurologista por indicação da escola estar desconfiando dele ter TDAH (eu tbm já suspeitava por diversos motivos). A neurologista pediu um mapeamento (eletroencefalograma) dizendo que era pra descartar outras patologias... Mas eu pesquisando vi que o diagnóstico do TDAH é clínico e…
- O que pode ser mesmo entendendo bem o significado das palavras e frases no dia a dia, percebo que quando assisto a séries, filmes ou animes dublados em português, demoro para processar o que os personagens estão dizendo e para entender o sentido das falas. Isso pode estar relacionado a autismo, TDAH,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 468 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.