Boa noite , sou Meire e portadora do toc desde a infância. Minha pergunta é os impulsos que se menci

28 respostas
Boa noite , sou Meire e portadora do toc desde a infância. Minha pergunta é os impulsos que se menciona ser sintoma do toc pode se manifestar em dizer algo que vc nem sequer planejou nem pensou e simplesmente saiu? Gratidão pela esperada resposta.
Olá Meire.
Os sintomas do TOC podem ser variados de acordo com a pessoa. O objetivo do sintoma sempre visa aliviar algum pensamento/sentimento da pessoa. Exemplo: Tirar pequenos fios de cabelo. pensamento em manter uma imagem melhor da arrumação do meu cabelo. O risco no compulsivo é justamente quando você não tem escolhas e se vê obrigado a fazer aquilo para ficar aliviado e começa a realizar de maneira involuntária e despercebida. Aí as consequências podem afetar o seu bem estar. Por exemplo no caso de tirar fios de cabelo, a pessoa pode ter partes do seu couro cabeludo afetado drasticamente e até calvice.
Assim, todos os comportamentos e ações feitas pela pessoa deverão passar por avaliação individual porque é bem subjetivo e particular de cada pessoa. O autoconhecimento é uma excelente ferramenta para controle do TOC, pois quando você já sabe a qual intenção aquele seu comportamento atende você tem possibilidade de buscar um melhor ajuste transformando o comportamento e talvez mantendo a intenção se ela for saudável pra você. Por exemplo: no caso de manter o cabelo arrumado pode-se preservar essa intenção trocando o comportamento de tirar os fios, encontrando outras formas de arrumar o cabelo como um penteado, um acessório, um corte, etc... Se a intenção for positiva e saudável pode aceitar a intenção e transformar o comportamento. Oriento que procure um profissional que possa te conduzir com ferramentas cientificas e válidas para que o processo seja mais leve pra você.
Tem muitas possibilidades, acredite! das mais simples a mais complexas...eliminar sintomas é uma maneira mais simples encontrar e curar causas é uma maneira mais complexa...

Sim, pode. Assista o filme "Toc Toc".
Se você percebe que essas falas seguem um padrão e podem trazer algum alívio, sensação de controle da situação etc., poderia haver alguma relação com o TOC, sim, mas depende de cada caso. Chamou minha atenção você mencionar que tem TOC desde a infância... As terapias de processamento de memórias costumam dar ótimos resultados no TOC, especialmente Brainspotting e Abordagem Integrada da Mente. Sugiro procurar profissionais em sua cidade ou atendimento online. Você merece uma vida mais leve!
Com toda certeza. O transtorno afeta os seus pensamentos e comportamentos. O “dizer sem pensar” mostra um comportamento impulsivo que pode sim acompanhar um transtorno como o TOC.
Meire, quando.voce menciona em dizer algo sem sequer planejar, ou seja, falar sem racionalizar, de acordo com a Psicanálise, estamos falando de inconsciente. Seria interessante você buscar uma análise.
Acredito que você está falando da Síndrome de Tourette. Está sindrome é um transtorno neuropsiquiatrico que se manifesta durante a infância e é caracterizado por tiques físicos e vocal.
Pode ser uma comorbidade junto com o TOC, no caso, me parece a síndrome de Tourette caracterizada por tiques físicos ou vocais, que durem mais de 1 ano e que podem causar muito constrangimento.
Ambos tem tratamento. Sugiro buscar Terapeuta especialista em Terapia cognitivo-comportamental pois temos protocolos validados para o TOC com o qual vc vem sofrendo desde infância.
Olá, é possível sim ser inerente do TOC ou uma comorbidade. Porém para ter o diagnóstico correto é importante o atendimento psiquiátrico. Vale a pena manter o tratamento com este profissional e também com um psicólogo que trabalhe com a terapia cognitivo-comportamental, pois este está apto a trabalhar com exposição e prevenção, como também técnicas cognitivas para ajudar na obsessão. Espero ter ajudado.
Olá! O TOC é relacionado a comportamentos compulsivos, aqueles que fazemos em excesso ou com persistência para reduzir nossa ansiedade relacionada a pensamentos obsessivos ou bem ruins (geralmente incontroláveis - apenas pensamos no pior dos cenários).
Já o impulso (como falar coisas inapropriadas, de forma inapropriada ou em local inapropriado) tem a ver com a impulsividade ou controle dos impulsos. Não tem a ver com o TOC em si, mas pode ter origem também na ansiedade.
Para maior detalhamento e suporte no tratamento, importante buscar um profissional que individualmente possa fazer uma investigação mais detalhada.
Lhe estimo melhoras!
Olá Meire, tudo bem?
Sim. Pode ter a ver, sim! Você disse que tem TOC desde a infância! Você faz acompanhamento psicológico, recebeu diagnóstico médico/ psicológico?
Enfim, o ideal é uma avaliação multiprofissional (médico, psicólogo). Para identificar qual o melhor tratamento para o seu caso.
Não sei se você faz acompanhamento psicológico, seria importante que fizesse para, além de tratar do TOC propriamente dito, sintomas, etc, lhe possibilitar compreender melhor também os seus pensamentos, impulsos e, consequentemente, ter uma maior qualidade de vida.
Espero ter contribuído.

Olá. Quando você menciona o impulso na fala, pensei nos tiques vocálicos, que são uma característica da Síndrome de Tourette. Se você já faz acompanhamento psiquiátrico ou psicológico, vale a pena pesquisar a respeito. Se não faz, recorrer à abordagem psiquiátrica e também a psicológica é um bom caminho para que você conviva melhor com este sintoma.
Ola Meire.
Me parece, pela descrição que fez, que estamos falando de síndrome de Tourette (transtorno do neurodesenvolvimento). O TOC é comorbidade, bastante comum na tourette.
Se ainda não tem um diagnostico preciso, é importante procurar um profissional que possa ajudar nessa definição.
Olá! Sim, há essa possibilidade, porém, vale ressaltar que somente com o acompanhamento de um profissional da área da psicologia essa hipótese poderá ser confirmada, visto que o sintoma citado pode se dar por outras razões e é impossível fazer essa afirmação sem maiores conhecimentos relacionados ao histórico do paciente. Portanto, sugiro que busque a ajuda de um profissional especializado que é quem poderá te ajudar na sua questão. Espero ter ajudado! Att. Carolina.
Bom dia ! Marque uma consulta e nela poderá tirar parte de suas dúvidas.busque compreensão de si mesma. Estou a disposição Ivanilda U. Abraços.
Olá Meire, são muitas as questões relacionadas ao TOC, mas o principal e necessário nesse momento é buscar ajuda psicológica, percebo que já lida com o TOC desde a infância, por isso pode ser normal atribuir a ele a responsabilidade das respostas involuntárias, o ideal é entender melhor o que ocorre quando você fala essas coisas que não queria falar, buscar mais a fundo o motivo delas, antes de atribuir ao TOC, por isso busque um bom Psicólogo, cuidado para não patologizar todas as coisas que ocorrem no seu dia-a-dia, pode conviver bem mesmo com um diagnóstico de TOC. Grande abraço, espero ter ajudado.
Sim, os comportamentos que podem ser tornar um ritual para o Toc podem ser os mais variáveis possíveis, é importante investigar se há pensamentos que acompanham tais comportamentos, assim como identificar suas origens.
Olá Meire, td bem??
Acredito que você está falando da síndrome de Tourette, como já foi citado acima por outros colegas.
Você já consultou um neurologista ou psiquiatra e toma/ tomou alguma medicação??
Seria interessante conversar com médico para entender o funcionamento neurológico da síndrome. Fica mais fácil lidar com a doença quando se conhece o funcionamento dela.
O mais difícil é controlar os tiques nervosos e as “falas” descontroladas.
A hipnose e o treino de auto hipnose são bastante eficientes na modulação do comportamento impulsivo e compulsivo, ajudando o paciente a ter um melhor convívio social, evitando o isolamento social que a doença costuma causar..Se quiser mais informações sobre o tratamento, estou a disposição!
Boa sorte!
Abs,
Olá, Meire... Pela sua exposição, vem sofrendo há muito tempo com sintomas que traduzem o TOC. Uma dúvida: você faz algum acompanhamento profissional? Psiquiatra? Psicólogo? Usa alguma medicação? É importante o acompanhamento profissional para que você possa se conhecer e conhecer as causas de uma patologia que a tenha acometido. Quando diz sobre o falar algo que não elaborou anteriormente, não planejou... Esse fato pode estar relacionado a algumas patologias; mas, também pode ser uma manifestação do seu inconsciente. Dizer algo inesperado, algo que nem queria, conscientemente; mas, que há uma necessidade inconsciente, sobre a qual você não tem controle. Então, é muito importante que busque auxílio profissional, para ter atenção adequada e ter mais leveza em sua trajetória. Abraços. Zeína
Ola Meire! Sim, pode. Isso porque a realização do ato é uma forma de "descarregar" o que se está tentando bloquear de alguma forma. O TOC é o sintoma do desconhecido que é descarregado em ato. Procura por ajuda profissional de um psicanalisa/psicólogo para ajuda-la em suas questões subjetiva e única, pois cada história de vida é uma história. Busque por ajuda para uma melhora na qualidade de vida.
Olá, Meire! Acredito que, se você tem TOC há algum tempo, já deve ter relacionado que o comportamento compulsivo serve como alívio para um pensamento ansioso. Algo como "se eu fizer isso, aquilo (de ruim) não vai acontecer". O mesmo vale para esse comportamento de "dizer algo que vc nem sequer planejou". Se isso foi manifesto para evitar que algo ruim acontecesse, sim, poderia ser. Há, porém, outras possibilidades. Para buscar uma boa forma de entender isso, seria interessante você levar isso para sua psicoterapia. Há boas opções aqui mesmo no Doctoralia, tanto presencial quanto online.

Um abraço e fique bem!
Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão), PORÉM, precisa de ser bem diagnosticado e a consulta também de um psiquiatra para o melhor tratamento.
Meire, no TOC surgem pensamentos automáticos e disfuncionais, que muitas vezes vão contra ao quer você quer fazer ou acredita, por isso eles são tão incômodos e sofridos.
Existe tratamento medicamentoso e psicológico para reduzir e até eliminar estes pensamentos. A abordagem cognitivo-comportamental é muito eficaz neste tipo de tratamento. Fique à vontade se quiser agendar uma consulta.
Olá, Meire.
Responder a um evento de maneira espontânea sem reflexão não significa necessariamente ser TOC. Entretanto, como relatou ter esse transtorno desde a infância e atribui essas respostas de forma repetitiva e sem nenhum controle sobre eles, sugiro que procure um psicólogo e psiquiatra. Ambos trabalham em equipe para um melhor resultado ao tratamento. O diagnóstico é importante para estabelecer a melhor conduta de tratamento, e quanto antes iniciar, melhor! A tendência é os sintomas se agravarem conforme a ansiedade aumenta.
Olá Meire, aqui está sua resposta: sim. A mente tem características de cognição e movimento. Mesmo o que está no inconsciente está se movendo e alguns elementos podem se manifestar em sonhos ou "eventos aleatórios". O foco precisa ser o tratamento dos traumas para a diminuição de tais sintomas. Sem dúvida, a melhor terapia para dessensibilizar traumas chama-se TERAPIA EMDR. Um abraço!
Como você refere a ter o TOC desde a infância, já deve saber qual o mecanismo base do transtorno: pensamentos negativos recorrentes seguidos de comportamentos compulsivos (rituais) que se destinam a evitar riscos ou aliviar a ansiedade, neutralizando os pensamentos. Neste sentido, dizer algo pode funcionar como "mantra" na tentativa de afastar o pensamento e suas supostas consequências desagradáveis. Mas veja que se tratando de um ritual, há uma intencionalidade e, normalmente, há uma constância no que se fala. Recomendo uma melhor avaliação, com profissional adequado, que pode ser o psiquiatra que lhe acompanha, pois a fala impulsiva pode estar ligada a outros transtornos que podem estar ocorrendo ao mesmo tempo em que o TOC.
O toc é um transtorno relacionado a comportamentos impulsivos e involuntários além dos pensamentos negativos. Acredita-se que áreas do cérebro relacionadas ao controle Cognitivo possa estar relacionadas ao TOC, logo é possível que de forma involuntária você faça ou diga algo sem querer. O ideal seria que você fizesse um tratamento farmacológico e psicoterapia Cognitivo Comportamental por ser uma das abordagem cientificamente eficaz para o tratamento do TOC como têm demonstrado a literatura científica.
mais provável que esteja associado a Síndrome de Tourette que pode estar associado ao TOC, sugiro que procure um especialista para fazer uma avaliação e que junto a ele trace recursos de enfrentamento para que consiga seguir em frente, com maior qualidade de vida.
Ola..você ja faz tratamento para o Toc? Ja esta em uso de medicamento? Seria bacana você receber orientação de uma terapeuta. Normalmente preciso de mais informações então vou tentar dar uma explicada geral. Na sua infância você se recorda se teve tiques? Alguém da família tinha? O tique geralmente começa na infancia e pode surgir até os 18 anos, se aparecer depois precisa investigar mais a fundo isso. A Tourette precisa de um diagnóstico clinico e normalmente o neurologista pode fazer isso. Para ser Tourette a pessoa tem que ter aí no mínimo 01 ano de sintomas, de tiques vocálicos, ou seja, emitir algum som, soluço, pigarro, arranhar a garganta.. por exemplo, mas sem falar com você estou supondo tá. A Tourette tem uma questão genetica envolvida...e como você relatou de "dizer algo sem planejar", "puff saiu", imagino que possa ser um palavrão. Se for, uma minoria de pessoas tem este tique. Normalmente, o que se observa, é que: quem tem Tourette não vai ter somente o Tique, pode ter um TOC (você diz ter), pode ter uma irritabilidade, uma ansiedade....precisa de terapia para trabalhar insegurança, auto estima, conhecimento sobre o que acontece com você, informação, muita informação.. E são os desafios da vida de cada pessoa, cada uma tem o seu. Uns tem diabetes, outros pressão alta, outros usam óculos, alguns tem espinha...cada um tem a sua limitação e tudo bem. Procure ajuda pois este é um presente que você ganhou..precisa de cuidado ok? Espero ter ajudado e estou a disposição para atendimento na terapia comportamental cognitiva.