Qual a diferença entre pensamentos intrusivos normais e obsessões do Transtorno Obsessivo-Compulsivo

3 respostas
Qual a diferença entre pensamentos intrusivos normais e obsessões do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
Olá, tudo bem?

Todos nós temos pensamentos intrusivos, ideias ou imagens que surgem de forma involuntária, muitas vezes estranhas ou até inapropriadas. Eles fazem parte do funcionamento normal da mente e, na maioria das pessoas, passam rapidamente sem causar grande incômodo.

A diferença é que, no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), esses pensamentos ganham significado exagerado e se tornam obsessões. Ou seja, a pessoa passa a interpretá-los como perigosos, imorais ou sinais de que algo ruim pode acontecer, o que gera intensa ansiedade e culpa. Para tentar aliviar esse desconforto, ela realiza compulsões e- ou comportamentos repetitivos ou rituais mentais na tentativa de neutralizar ou controlar os pensamentos.

Em resumo:

Pensamentos intrusivos normais → São passageiros, não geram sofrimento intenso e são facilmente ignorados.

Obsessões no TOC → São persistentes, causam grande angústia e levam a comportamentos repetitivos para aliviar a ansiedade.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), especialmente com a técnica de Exposição e Prevenção de Resposta (EPR), é o tratamento com maior evidência científica para ajudar o paciente a reformular a relação com esses pensamentos, diminuindo seu poder e reduzindo a necessidade de rituais.

Um grande abraço! Espero ter ajudado. Se você perceber que esses pensamentos estão afetando seu bem-estar, procure um psicólogo especializado — há tratamento eficaz e resultados muito positivos. Conte comigo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ótima pergunta!

Nós podemos ter pensamentos automáticos, que são aqueles pensamentos que às vezes nem percebemos que estão lá, mas já estão. Na sua maioria, eles são relatados como "intrusivos" por aparecerem mesmo quando a situação pediria por outros pensamentos. Em tese, os pensamentos automáticos "são normais", ou seja, não precisam de um transtorno específico para ocorrer, no entanto, eles podem trazer bastante sofrimento, incômodo e colaborar para piorar alguns quadros de saúde mental, como a ansiedade e depressão, por exemplo.
Na abordagem cognitivo-comportamental, buscamos compreender de quais crenças se originaram tais pensamentos, quais regras foram estabelecidas a partir deles e como o paciente passa a funcionar (comportamento) quando o pensamento automático/intrusivo aparece. O objetivo é a reestruturação cognitiva a partir de uma conceituação mais abrangente do caso.

Já no TOC, a diferença está que os pensamentos vão aparecer em formas de obsessões, ou seja, o paciente apresentará fixação em um ou mais temas específicos que causarão pensamentos relacionados a preocupações, apreensões, medos, angústias, e, com isso, desenvolverá comportamentos de "resposta" a essas obsessões, como por exemplo: a pessoa que fica preocupada em contrair uma doença dermatológica e passa a lavar as mãos com muita frequência ou limpar a casa mais que o necessário. A compulsão, que será o comportamento, vai vir em forma de resposta às obsessões.

Como ambos são parecidos, mas não iguais, é importante a avaliação adequada para compreender se há ocorrência de um transtorno mental ou não.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Pensamentos intrusivos normais são passageiros e pouco perturbadores, enquanto as obsessões do TOC são persistentes, altamente angustiantes e levam a comportamentos ou rituais para aliviar a ansiedade.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Rene Jesus Acosta

Rene Jesus Acosta

Generalista

Petrolina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.