Boa tarde É normal quem tem pangrastrite não sentir fome ?

9 respostas
Boa tarde
É normal quem tem pangrastrite não sentir fome ?
Dra. Cristhianne Jerônimo
Nutricionista
Osasco
Olá, sim, quem apresenta essa inflamação pode ter falta de apetite, e isso geralmente está relacionado ao sintomas gerais da pangastrite como dor, azia, sensação de estufamento, enjoo, gazes, queimação, que geralmente se intensificam após uma refeição. Por isso é importante que o paciente faça mais refeições durante o dia e em pequenas quantidades, excluir os líquidos junto as refeições, alimentos ultraprocessados, álcool, alimentos condimentados, cafeína, alimentos gordurosos, embutidos e refrigerantes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, primeiramente estimo melhoras!
A pangastrite é uma inflamação que pode causar dor e queimação no estômago, que leva a menor sensação de fome, menos apetite.
Sugiro refeições fracionadas ao longo do dia, ou seja, comendo menos volume e mais vezes ao dia, evitando alimentos condimentados, muita pimenta, chocolate, cafeína e chás como chá verde, mate. Além de diminuir os industrializados, principalmente os ultraprocessados como miojo, nuggets, biscoitos, embutidos como presunto, peito de peru, blanquet de peru, salaminho, paio.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Recomendo consilta com nutriiconista para adequar a sua alimentação com base em todo o seu histórico clínico (além da pangrastrite).
Abraço.
Olá, sim, isso pode ocorrer. Existem diversos fatores que podem influenciar, além da pangastrite. Por isso a importância de uma alimentação correta, para reduzir a inflamação(dor, queimação, desconforto, irritação) que há no trato gastrointestinal. Além do acompanhamento médico, talvez uma possível medicação associada com a alimentação ,para reduzir esta inflamação para que possa voltar a ter uma vida normal.
Fico disponível para mais orientações.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Boa tarde! Sim, é normal sentir falta de apetite. A inflamação pode afetar o apetite e causar desconforto abdominal.
Boa tarde! Sim, é possível que alguém com pangastrite não sinta fome. A pangastrite é uma inflamação que afeta todo o revestimento do estômago, e pode causar sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos e sensação de plenitude. Essas condições podem interferir no apetite e fazer com que a pessoa não sinta fome como normalmente sentiria.

Além disso, a dor e o desconforto associados à pangastrite podem fazer com que a ingestão de alimentos seja desagradável ou dolorosa, o que pode reduzir o apetite. Se você está enfrentando esses sintomas, é importante buscar orientação médica para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento com Nutricionista para ajustar estratégias alimentares com uma dieta que consiga aderir :) Melhoras.
Dra. Gisele Cândida da Costa
Nutricionista
Goiânia
Olá, tudo bem? Sim, é comum que pessoas com pangastrite (inflamação em toda a mucosa do estômago) sintam menos fome. Isso ocorre porque a inflamação na parede do estômago pode causar desconforto, dor, sensação de estufamento e até náuseas, o que acaba diminuindo o apetite. Manter uma alimentação leve, com alimentos que não irritem o estômago, pode ajudar a amenizar esses sintomas. É importante que você converse com seu nutricionista e médico para ajustar sua dieta de forma segura e adequada.


Pangastrite é a inflamação que compromete toda a mucosa do estômago. Entre os sintomas mais comuns estão:

Dor ou queimação no estômago
Náuseas
Sensação de estômago cheio (mesmo comendo pouco)
Distensão abdominal
Má digestão


Relativamente é comum pessoa com pangastrite perder o apetite (não sentir fome). Isso ocorre porque a inflamação torna o estômago mais sensível, levando a desconforto logo nas primeiras mordidas ou até mesmo antes de comer, devido ao acúmulo de sucos gástricos ou à própria irritação da mucosa.

Você perde constantemente a fome por ter sensação constante de plenitude (estufamento)
Náusea
Desconforto ao iniciar a alimentação
Medo de desencadear dor ao comer

Quando deve se preocupar?

Se a falta de apetite persistir por muitos dias, causar perda de peso significativa, levar à fraqueza ou vier acompanhada de vômitos persistentes, sangue nas fezes ou vômito, procure seu médico o quanto antes.


Resumo prático

A falta de fome pode sim estar relacionada à pangastrite.
Manter boa hidratação e tentar fracionar as refeições pode ajudar.
Procure atendimento médico caso o sintoma seja intenso, prolongado ou acompanhado de outros sinais de alarme.

Sou Nutricionista Clinica em gastroenterologia
As gastrites atacam o estômago causando dores e desconfortos. No entanto, é necessário uma mudança em sua alimentação e criar uma rotina alimentar adequada ao quadro atual e que, após a cura, ajude a evitar a reincidência.
Me coloco ao seu dispor para uma consulta de nutricionista online. Vamos levantar os alimentos que deve consumir e quais deve evitar. Adequar uma dieta acessível e descomplicada.
A pangastrite pode causar alguns sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos e perda de apetite.

Especialistas

Bernard Favacho

Bernard Favacho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Arnaldo Machado

Arnaldo Machado

Generalista

Timbé Do Sul

Fernanda Fernandes

Fernanda Fernandes

Médico clínico geral

Pouso Alegre

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Bruno Margotti

Bruno Margotti

Gastroenterologista

Feira de Santana

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1636 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.