Boa tarde! Minha filha tem 2 anos,porém ela faz mês todo dia 21.Em qual ela fica Berçário l ? Ou Be

10 respostas
Boa tarde!
Minha filha tem 2 anos,porém ela faz mês todo dia 21.Em qual ela fica Berçário l ? Ou Berçário ll ?
 Priscila Guimarães Matos Maceio
Psicopedagogo
Brasília
Bom dia, geralmente, a transição de uma criança do Berçário 1 para o Berçário 2 em uma escola ou creche pode variar dependendo das políticas e práticas da instituição. No entanto, em muitos casos, essa transição ocorre quando a criança completa aproximadamente 1 ano e 6 meses a 2 anos de idade.

O período de permanência no Berçário 1 e a idade de transição para o Berçário 2 podem variar de acordo com as necessidades individuais da criança, o desenvolvimento cognitivo e emocional, bem como as diretrizes da instituição educacional.

É importante que você verifique com a direção da creche que sua filha frequenta para obter informações específicas sobre o processo de transição e as idades típicas para a mudança do Berçário 1 para o Berçário 2.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Entre essas informações é importante conhecer qual faixa etária a escola contempla como Berçário 1 e 2, pois a estimulação deve ir de acordo com tais!
Prof. Ana Patricia Santos Caires
Psicopedagogo
Salvador
Prezada mãe,
É preciso saber das profissionais que cuidam dela, como professora do berçário, pedagoga, coordenadora, o relato do desenvolvimento da sua criança ou seja às suas observações individuais e para faixa etária.
Seria importante uma avaliação diagnóstica com a professora para saber suas habilidades.
Abraço!
 Inêz Maia M. Gomes
Psicopedagogo
São Paulo
Olá, como vai?
Essa transição do berçário I para o berçário II depende do que está determinado na legislação vigente da rede de ensino à qual a creche/escola que sua filha freqüenta, está vinculada. De acordo com a Resolução 001 do Conselho Nacional de Educação/2010, que determina que devem ser matriculadas na 1ª série do Ensino Fundamental todas as crianças que completam 6 anos de idade até 31 de março, ocorreram adequações das faixas etárias por seguimento. Além dessa questão legal, que é bom conhecer, vale ressaltar, e levar em conta o desenvolvimento das crianças para seu agrupamento, uma vez que a nessa faixa etária não há indicação para a serialização. Fique bem!
 Andrea Borba Griebler
Psicopedagogo
Alvorada
Berçario II
 Selene Gomes Araújo
Psicopedagogo
Lauro de Freitas
Se até 31 de março ela tiver 2 anos, ficará no G2. Caso faça 3 anos até 31 de março estará apta só G3.
 Jaqueline D'Angelo
Psicopedagogo
Porto Alegre
Olá
Bom.dia
o maternal contempla crianças de 2 a 3 anos da idade (maternal I e crianças de 3 a 4 anos de idade (maternal II)
Jaqueline D'Angelo
Psicopedagoga
Prof. Cindia Lopes Figueiredo
Psicopedagogo
Piabeta
Boa tarde, Berçário 1.
 Maristela Zander Gonzalez
Psicopedagogo
Porto Alegre
Olá, de acordo com a legislação: "A idade de corte para a Educação Infantil é de 4 anos completos até 31 de março do ano da matrícula. Esta data é válida para todas as redes de ensino, públicas e privadas." Você precisa fazer o cálculo para verificar se ele terá 6 anos completos até 31 de março para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental. Conforme a lei: A idade de corte para ingresso no Ensino Fundamental é de 6 anos completos até 31 de março. Essa data é estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pela Resolução CEB nº 6/2010. Não existe discussão nesses casos, somente para crianças com Altas Habilidades e Superdotação com acompanhamento e uma super, super avaliação e intervenção. Qualquer dúvida estou à disposição.
Prof. Ivana Mattos
Terapeuta complementar, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Olá, mãe!
As escolas e as regiões onde estão sediadas possuem nomenclaturas conforme o Projeto Político Pedagógico, então fica difícil de afirmar. Com certeza a coordenação a orientará de forma a esclarecer a sua dúvida. O importante não é a nomenclatura da turma e, sim, o conteúdo trabalhado respeitando os limites cognitivos das crianças.
Espero ter ajudado.

Especialistas

Darcilia Requião

Darcilia Requião

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Carmelia Ramos  Kinol

Carmelia Ramos Kinol

Psicopedagogo

Pinhais

Mariana Souza

Mariana Souza

Psicopedagogo

Salvador

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Apoio Psicopedagógico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.