Minha filha completa 2 anos este mês. Porém está matriculada no Maternal II. está correto?Elá

3 respostas
Minha filha completa 2 anos este mês. Porém está matriculada no Maternal II. está correto?
Elá já fez o berçário e Maternal I (ano passado)
Faixa etária de maternal
Maternal I: 2 a 3 anos
Maternal II: 3 até 4 anos

Sim, está correto. No Brasil, a matrícula no Ensino Infantil pode ser feita a partir dos 2 anos de idade, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis. Portanto, se sua filha já completou o Berçário e o Maternal I, ela pode continuar sua jornada educacional no Maternal II. É importante que ela esteja em um ambiente que estimule seu desenvolvimento e aprendizado de forma adequada à sua idade. É importante ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil no Brasil prevê um currículo focado no desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos físico, cognitivo, emocional e social. A BNCC estabelece que a Educação Infantil deve ser pautada em experiências que promovam o aprendizado por meio de brincadeiras, interações e práticas pedagógicas que respeitem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Os principais objetivos da BNCC para a Educação Infantil incluem:
• Desenvolvimento pessoal e social: Incentivar a construção da identidade e autonomia das crianças, promovendo o respeito mútuo, a cooperação e a convivência com a diversidade.
• Conhecimento de mundo: Estimular a curiosidade e a exploração do ambiente, permitindo que as crianças conheçam e compreendam o mundo ao seu redor.
• Linguagem: Desenvolver a comunicação e a expressão das crianças, tanto na fala quanto em outras formas de linguagem, como gestos, desenhos e escrita.
• Pensamento lógico-matemático: Propor atividades que favoreçam o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a compreensão de conceitos matemáticos básicos.
A BNCC também enfatiza a importância de se trabalhar com campos de experiências, que são agrupamentos temáticos das vivências que as crianças devem ter durante a Educação Infantil. Esses campos são interligados e devem ser trabalhados de forma integrada, sempre respeitando o ritmo e os interesses das crianças.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicopedagogia - R$ 180
Olá! De acordo com a BNCC, no grupo 2 (chamado muitas vezes de maternal 2), encontram-se as crianças na faixa etária de 2 anos até 2 anos e 11 meses. As crianças nessa faixa etária estão em um estágio crucial de desenvolvimento, onde suas experiências e interações têm um papel fundamental na construção de seu conhecimento e habilidades. Ao matricular sua filha, observe se a metodologia escolar abraça os campos de experiência identificados pela BNCC, que incluem: 1. Bem-estar, Autonomia, Identidade e Interações: neste campo, as crianças são incentivadas a desenvolver uma compreensão positiva de si mesmas, a construir relações interpessoais saudáveis e a explorar gradualmente sua autonomia. 2. Linguagens Integradas: envolve a promoção do desenvolvimento da linguagem oral, expressão verbal e não verbal, bem como a introdução à linguagem escrita e matemática de forma contextualizada e significativa para as crianças. 3. Natureza e Culturas: as crianças são incentivadas a explorar e compreender o mundo natural ao seu redor, bem como as diversas culturas e tradições humanas, desenvolvendo uma apreciação pela diversidade e interconexão do mundo (sim, já é possível nesta idade trabalhar a diversidade e a compreensão das diferenças). Dentro desses campos de experiência, são identificados diversos eixos temáticos, como "Corpo, Movimento e Brincadeiras", "Linguagem Oral e Imaginação", "Linguagens Artísticas", entre outros. Mais uma vez, aconselho que ao matricular sua filha no grupo 2, aos 2 anos, fique atenta se a escola oferece um ambiente que promova experiências significativas e estimulantes dentro desses campos de experiência e eixos temáticos, respeitando seu estágio de desenvolvimento e suas necessidades individuais. Espero ter ajudado!