Boa noite! Minha filha completa 03 anos em 14/06/2025. Quando completou 2 anos (14/06/2024) entrou
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Boa noite!
Minha filha completa 03 anos em 14/06/2025.
Quando completou 2 anos (14/06/2024) entrou no Maternal. Hoje sabe reconhecer sem dificuldades todas as cores, conta até o número 10, reconhece os números até o 5, reconhece as vogais, fala tudo sem dificuldades, é super comunicativa e entende e participa de conversa com crianças e adultos, se alimenta sozinha.
A escolinha quer permanece-lá no Maternal 1 devido a idade, mas estou preocupada. Repetir o mesmo módulo, mesmas tarefinhas, mesmos temas,… não vejo nenhum acréscimo de conhecimento para ela.
Como devo dialogar com a escola?
Deve realmente permanecer numa turma onde as crianças vão estar iniciando?
Minha filha completa 03 anos em 14/06/2025.
Quando completou 2 anos (14/06/2024) entrou no Maternal. Hoje sabe reconhecer sem dificuldades todas as cores, conta até o número 10, reconhece os números até o 5, reconhece as vogais, fala tudo sem dificuldades, é super comunicativa e entende e participa de conversa com crianças e adultos, se alimenta sozinha.
A escolinha quer permanece-lá no Maternal 1 devido a idade, mas estou preocupada. Repetir o mesmo módulo, mesmas tarefinhas, mesmos temas,… não vejo nenhum acréscimo de conhecimento para ela.
Como devo dialogar com a escola?
Deve realmente permanecer numa turma onde as crianças vão estar iniciando?
Boa noite! Devemos sempre respeitar o tempo correto para maturação, apesar de sua filha ter adquirido alguns conhecimentos prévios, não quer dizer que ela esteja pronta para cursar um ano acima. Tudo tem seu tempo exato.
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Prezada mãe, seria importante repetir sim, pois embora tenha adquirido várias habilidades, ela cognitivamente vai continuar se desenvolvendo, mesmo com atividades do módulo anterior mas em um outro momento e sendo uma nova experiência com seu avanço e maturação atual. Ainda q sejam atividades do ano anterior mas será uma nova vivência, pois ela já não é mais também a mesma.
Às suas interações serão diferentes.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Às suas interações serão diferentes.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Você pode dialogar com a escola alegando alguns pontos: ela pode apresentar alterações comportamentais, estar vendo assuntos que ela domina e já viu no ano anterior de forma constante pode fazer com que ela perca o interesse. levando em consideração que crianças são curiosas e querem sempre novidade. Outro ponto: acompanhar a turminha que ela iniciou, ajuda na socialização e na permanência em sala e interação.
Boa tarde! Como vai? Legalmente ela só ficaria "retida" se fizesse aniversário após dia 30/06, que não é o caso dela. Concordo que seria frustrante para ela repetir todas as tarefas e vir os seus coleguinhas seguindo e ela ficar. Converse com a escola e, caso ela não acompanhe, volta para o ano que está.
Na educação infantil a criança adiquiri habilidades importantes para o seu desenvolvimento motor, social e emocinal. Faz-se necessário uma pré avaliação do seu desenvolvimento emocional e social para de fato compreender o que seria mais apropriado para ela.
Olá!
Aconselho você procurar a gestão escolar para que se estipule regras de transição.
Pelo o que descreveu, sua filha já possui avanços, já que é estimulada em casa.
Na idade dela o ideal já seria o maternal II ( 3 anos a 3 anos e 11 meses), apesar de completar somente em junho.
Tudo dependerá do que for conversado com a gestão.
Espero ter ajudado, abraço !
Aconselho você procurar a gestão escolar para que se estipule regras de transição.
Pelo o que descreveu, sua filha já possui avanços, já que é estimulada em casa.
Na idade dela o ideal já seria o maternal II ( 3 anos a 3 anos e 11 meses), apesar de completar somente em junho.
Tudo dependerá do que for conversado com a gestão.
Espero ter ajudado, abraço !
Pela sua descrição, sua filha apresenta um desenvolvimento muito avançado para a idade, especialmente em comunicação, cognição e independência. Sua preocupação é super válida, já que manter uma criança em um ambiente sem desafios pode gerar desmotivação e desinteresse pelo aprendizado.
Como Dialogar com a Escola?
1. Agende uma Reunião
Converse com a coordenação pedagógica e a professora para entender o critério da escola para manter sua filha no Maternal 1.
Pergunte se existe flexibilidade para avançar para o Maternal 2 ou se há outra alternativa para estimular o aprendizado dela.
2. Destaque o Desenvolvimento da Sua Filha
Explique que ela já domina grande parte dos conteúdos do Maternal 1 e que repetir atividades pode ser um retrocesso.
Demonstre preocupação com o fato de ela não se sentir desafiada e, consequentemente, perder o interesse.
3. Pergunte Sobre Adaptações Pedagógicas
Se a escola não permitir a mudança de turma devido à idade, pergunte se há possibilidade de:
Atividades diferenciadas para estimular novas habilidades;
Interação com crianças mais velhas em algumas atividades para acompanhar um ritmo mais desafiador;
Projetos e desafios extras para evitar a repetição de conteúdos que ela já domina.
Ela Deve Mudar de Turma?
Se a escola tem um currículo bem estruturado e consegue adaptar o ensino para crianças mais avançadas, pode ser possível continuar no Maternal 1 sem prejuízos. Mas, se o ensino for muito engessado e apenas repetitivo, talvez a mudança para o Maternal 2 seja mais benéfica.
Se sentir resistência da escola, pergunte como pretendem estimular o aprendizado da sua filha no próximo ano. Isso pode ajudá-los a refletir sobre a melhor decisão.
Como Dialogar com a Escola?
1. Agende uma Reunião
Converse com a coordenação pedagógica e a professora para entender o critério da escola para manter sua filha no Maternal 1.
Pergunte se existe flexibilidade para avançar para o Maternal 2 ou se há outra alternativa para estimular o aprendizado dela.
2. Destaque o Desenvolvimento da Sua Filha
Explique que ela já domina grande parte dos conteúdos do Maternal 1 e que repetir atividades pode ser um retrocesso.
Demonstre preocupação com o fato de ela não se sentir desafiada e, consequentemente, perder o interesse.
3. Pergunte Sobre Adaptações Pedagógicas
Se a escola não permitir a mudança de turma devido à idade, pergunte se há possibilidade de:
Atividades diferenciadas para estimular novas habilidades;
Interação com crianças mais velhas em algumas atividades para acompanhar um ritmo mais desafiador;
Projetos e desafios extras para evitar a repetição de conteúdos que ela já domina.
Ela Deve Mudar de Turma?
Se a escola tem um currículo bem estruturado e consegue adaptar o ensino para crianças mais avançadas, pode ser possível continuar no Maternal 1 sem prejuízos. Mas, se o ensino for muito engessado e apenas repetitivo, talvez a mudança para o Maternal 2 seja mais benéfica.
Se sentir resistência da escola, pergunte como pretendem estimular o aprendizado da sua filha no próximo ano. Isso pode ajudá-los a refletir sobre a melhor decisão.
Olá, como vai?
Procure saber na escola, com a coordenação o motivo pelo qual eles querem manter sua bebe no maternal 1. Busque justificativas da escola e só então, com as respostas, procure um profissional para guiá-la, caso julgue necessário. Um abraço e estou a disposição caso queira uma consulta.
Procure saber na escola, com a coordenação o motivo pelo qual eles querem manter sua bebe no maternal 1. Busque justificativas da escola e só então, com as respostas, procure um profissional para guiá-la, caso julgue necessário. Um abraço e estou a disposição caso queira uma consulta.
Olá! Sua filha demonstra competências importantes e um ritmo de desenvolvimento acelerado para a idade. Quando a criança já domina conteúdos e habilidades do ano escolar atual, mantê-la em um ambiente que repete os mesmos temas pode gerar desinteresse, frustração e até comportamentos regressivos.
Nesse caso, vale conversar com a escola sobre a possibilidade de enriquecimento curricular ou mesmo de reavaliação da turma. Um parecer psicopedagógico pode auxiliar nesse diálogo, trazendo embasamento técnico sobre o perfil da sua filha.
Recomendamos que procure um psicopedagogo para avaliar as possibilidades e orientar a família e a escola sobre os próximos passos.
Estamos à disposição para atendimento Online e Presencial, se quiser agendar uma consulta inicial gratuita.
Nesse caso, vale conversar com a escola sobre a possibilidade de enriquecimento curricular ou mesmo de reavaliação da turma. Um parecer psicopedagógico pode auxiliar nesse diálogo, trazendo embasamento técnico sobre o perfil da sua filha.
Recomendamos que procure um psicopedagogo para avaliar as possibilidades e orientar a família e a escola sobre os próximos passos.
Estamos à disposição para atendimento Online e Presencial, se quiser agendar uma consulta inicial gratuita.
A crianca deve passar por todas as fases sem pular ou avanços pois todas são importantes ela pode se destacar em uma mas com necessidade de ser trabalhadas outras. Nessa fase nao são so trabalhadas essas questões citadas, no maternal o principal objetivo e se trabalhar o convívio social com outras criancas e adultos sem ser os familiares, trabalhar valores que e situações que nem sempre e possivel ser trbalhao com seus famílias nessa fase. Conflitos, diferenças entre outras situações que fazem parte do maternal.
Entendo sua preocupação. Pelo desenvolvimento descrito, sua filha apresenta avanços cognitivos, linguísticos e sociais compatíveis, ou até superiores, à faixa etária. A decisão de mantê-la no Maternal 1 se baseia principalmente no critério etário, mas é fundamental considerar também seu nível de aprendizagem. Repetir as mesmas propostas pedagógicas pode, de fato, gerar desmotivação. O ideal é dialogar com a escola solicitando que, independentemente da turma, ela receba estímulos condizentes com suas habilidades atuais, por meio de atividades diferenciadas ou desafios extras. Dessa forma, mesmo permanecendo no Maternal 1, seu desenvolvimento não ficará limitado apenas ao currículo da série. Uma alternativa é sugerir uma avaliação psicopedagógica para embasar essa conversa, oferecendo um parecer técnico sobre o avanço dela.
Olá, mãe!
Essa é um questionamento normal para os pequenos aniversariantes a partir do mês de abril, afinal o calendário das escolas precisam fechar até março de cada ano com as datas completas!
O que pode acontecer é ela já estar com o conhecimento maior em relação aos novos coleguinhas que chegaram esse ano na turminha mas nada que a desmotivará quanto aos estudos. Nessa fase o importante é a socialização, criatividade, contato com diversos tipo de materias e muito lúdico afinal, criança precisa ser criança!
Ela terá muito tempo para estudar. O momento de estudo dela agora é de alegrias e muitas vivências!
Espero ter ajudado!
Essa é um questionamento normal para os pequenos aniversariantes a partir do mês de abril, afinal o calendário das escolas precisam fechar até março de cada ano com as datas completas!
O que pode acontecer é ela já estar com o conhecimento maior em relação aos novos coleguinhas que chegaram esse ano na turminha mas nada que a desmotivará quanto aos estudos. Nessa fase o importante é a socialização, criatividade, contato com diversos tipo de materias e muito lúdico afinal, criança precisa ser criança!
Ela terá muito tempo para estudar. O momento de estudo dela agora é de alegrias e muitas vivências!
Espero ter ajudado!
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